Banner Montanha Encantada

07 a 13 Setembro 2016 – Retiro de Meditação Vipassana na Montanha Encantada – Garopaba/SC

O que é Meditação Vipassana?

Vipassana é o nome pelo qual uma abordagem meditativa da tradição do Budismo Theravada passou a ser mais conhecida no Ocidente. Esse tipo de meditação têm suas origens nos ensinamentos de Buddha, e foi preservado por linhagens monásticas, principalmente na Tailândia, Birmânia (Myanmar) e Sri Lanka. Consiste em uma minuciosa observação dos processos mentais e corporais, com uma séria de instruções e entendimentos facilitadores para um aprofundamento da percepção das realidades subjacentes. A partir disso, o desenvolvimento da serenidade e da visão penetrante acontece.

Objetivo da prática

Conquista de uma visão clara e não-obscurecida de nós mesmos e da vida. Para atingir esse objetivo, existem várias técnicas, e todas elas podem ser chamadas de vipassana. O nome vipassana estritamente não se refere a alguma técnica específica, mas ao objetivo da meditação, uma visão clara da realidade ou das coisas como elas são. O praticante, em seu caminho para o desenvolvimento dessa visão clara e penetrante, entra em contato com dimensões da mente e do corpo, antes desconhecidas. Tais descobertas, abrem novas perspectivas, além de desenvolver a serenidade e o autoconhecimento experiencial.

Ministrante

Ricardo Sasaki é psicólogo formado pela USP. Atualmente, reside em Belo Horizonte, MG. Além da prática psicoterapêutica, coordena o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, desenvolvendo, por meio de aulas, escritos e traduções, alguns aspectos da filosofia/psicologia oriental, meditação e religiões comparadas. Há anos treina sob diversos professores, tendo vivido em mosteiros nos EUA, Tailândia, Índia e outros países do Sudeste Asiático, com os quais mantém constante contato.

Desde 1994, convida e organiza retiros e atividades com vários professores e monges buddhistas de fora do Brasil. Em 1999, iniciou as obras do Nalandarama (Mosteiro da Generosidade Sem Fim), o primeiro Centro Theravada da América do Sul dedicado exclusivamente a retiros de meditação intensiva na tradição das florestas.

Seu nome de Dharma no Mahayana é Shaku Ryushin, sendo um professor de Dharma e ministro laico autorizado na linhagem do Rev. Gyomay Kubose. Na tradição Theravada, seu nome de Dharma é Upasaka Dhanapala, tendo recebido a certificação como Dhammacariya (professor de Dharma) do Aggamahapandita Rewata Dhamma sayadaw, o monge mais sênior de Myanmar (Birmânia) vivendo no ocidente, da linhagem birmanesa do Buddhismo Theravada. É responsável na América do Sul pela veiculação dos ensinamentos de Ajahn Buddadasa, o renomado monge e renovador do Buddhismo tailandês da linhagem das florestas do Buddhismo Theravada. Em 2010 foi agraciado pela Sangha birmanesa e pelo Ministério de Assuntos Religiosos de Myanmar com o título de “mahasadhammajotikadhaja” (“grande bandeira luminosa do verdadeiro dhamma”) por serviços significativos para a purificação, perpetuação e desenvolvimento do Buddha Sasana (tradição buddhista) em Pariyatti (estudo) e Patipatti (prática).

O programa inclui

  • 6 pernoites
  • 3 refeições diárias – comida vegetariana
  • Palestras ao longo do dia sobre os fundamentos do Buddhismo, ministradas por Ricardo Sasaki
  • 1 prática diária de Yoga
  • 1 prática diária de Yoga Nidra – relaxamento profundo

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DA MONTANHA ENCANTADA EM SANTA CATARINA

no Facebook: https://www.facebook.com/events/243204152692351