Educação à Distância Nalanda

O objetivo primário da "Educação à Distância Nalanda" é oferecer uma oportunidade de estudo e orientação para aqueles que, por algum motivo, não possam frequentar algum centro de dharma em sua cidade. Essa é uma iniciativa pioneira no Buddhismo brasileiro.

O modelo e inspiração da "Educação à Distância Nalanda" é a famosa e legendária Universidade Nalanda, que floresceu entre os séculos II e XI d.C. na Índia. Nalanda ficou conhecida no mundo por seu espírito não-sectário propiciando ensinamentos básicos e profundos para todo tipo de alunos que vinham desde os lugares mais distantes de toda a Ásia para aprender o Dhamma.



VENHA ESTUDAR CONOSCO!

Se você estiver disposto a inscrever-se e participar ativamente no aprendizado, num espírito colaborativo para nos ajudar a aperfeiçoar esse instrumento de transmissão do Dharma, requisite sua inscrição, especificando o nome ou código do curso. Com isso você entrará em nossa lista de espera, que é delineada conforme a ordem de chegada e os critérios de preferência para cada curso.



CURSOS SENDO OFERECIDOS

Curso: Preparando a Entrada no Caminho do Dhamma - 1a. Parte

Código do Curso: B101

Preparando o Caminho O caminho até o Despertar sempre foi ensinado como sendo constituído de muitas etapas e muitas práticas. O objetivo desse curso é oferecer uma entrada no caminho do Dhamma, abordando algumas questões fundamentais que devem ser tratadas como a preparação da mente e da vida para o caminho.

Esse primeiro curso online oferecerá textos, instruções preliminares, contato direto com o professor através de ferramentas online e offline, e interação entre os alunos.

Atenção: Este é um curso básico e introdutório.

Nessa primeira fase de experimentação, a preferência para o preenchimento das vagas segue o seguinte critério, nessa ordem:

1.Participantes e Membros da Comunidade Nalanda.
2.Pessoas não conectadas com nenhum centro de Dharma, preferencialmente vivendo em cidades distantes;
3.Caso as vagas não tenham sido preenchidas abriremos as vagas para aqueles que se inscreveram e que frequentam algum centro de dharma.
4.Somente serão considerados os pedidos de inscrições que chegarem via formulário abaixo.

Programa:
Condições desfavoráveis e favoráveis a serem desenvolvidas
Checando a motivação
Vendo a vida como ela é - O que motivou o Buddha?
Avaliações e entrega de trabalhos

Custo: A participação é gratuita, mas o aluno deve estar sinceramente motivado a participar ativamente do curso. Sem participação ativa o aluno será desligado do curso, desperdiçando a vaga que poderia beneficiar um outro buscador. Uma doação é sugerida para ajudar na continuidade e expansão dessa iniciativa. Confira também a seção: "Doando para os Cursos", logo abaixo.

No. de Alunos: As vagas são limitadas entre 15 e 20 alunos.

1a. turma: início previsto 29 de maio 2006 - completado

2a. turma: início previsto 1o. de julho 2006 - completado

3a. turma: início previsto 3 de março 2007 - completado

4a. turma: início previsto 1 de junho 2007 - inscrições abertas (para entrar na fila de espera).

5a. turma: início previsto 1 de agosto 2007 - inscrições abertas (para entrar na fila de espera).

Requisite sua inscrição para entrar na fila de espera


Leia alguns testemunhos de ex-alunos desse curso


Curso: Preparando a Entrada no Caminho do Dhamma - 2a. Parte

Código do Curso: B102

Preparando o Caminho O caminho até o Despertar sempre foi ensinado como sendo constituído de muitas etapas e muitas práticas. O objetivo desse curso é oferecer uma entrada no caminho do Dhamma, abordando algumas questões fundamentais que devem ser tratadas como a preparação da mente e da vida para o caminho.



Programa:
Noções de cosmologia/reinos
Porque renascemos
A Preciosidade da Vida
As coisas do mundo
Contemplando a impermanência
Custo: A definir. Confira também a seção: "Doando para os Cursos".
No. de Alunos: As vagas são limitadas entre 15 e 20 alunos.
Prérequisito: Ter terminado com sucesso o curso "Preparando a Entrada no Caminho do Dhamma - 1a. Parte".
1a. turma: sem previsão


COMO SÃO OS CURSOS

Em alguns de nossos cursos os alunos serão auto-suficientes no sentido de que poderão passar de lição para lição conforme sua vontade. Outros cursos apresentam lições que têm datas definidas e que permitem o estudo direto com a orientação de um professor de dharma, permitindo a interação professor/aluno e aluno/aluno.

Os cursos online interativos do Nalanda combinam leituras, meditações, avaliações, interação professor/aluno e aluno/aluno; dos participantes é esperado participação colaborativa, prática dos exercícios e preenchimento dos requisitos do curso.

DOANDO PARA OS CURSOS

A fim de oferecer tais cursos recursos financeiros e de tempo são necessários. As well, we are committed to sharing revenues with our precious teachers who are sharing their teachings. Gradualmente desejamos também aumentar o número de cursos oferecidos, bem como a melhoria das ferramentas necessárias. Você pode ajudar no esforço dos professores e na melhoria do serviço de "Educação à Distância Nalanda" contribuindo financeiramente.

Se você aprecia a iniciativa dos cursos à distância, achou benéfica a experiência de ter cursado um deles, deseja que outras pessoas continuem a ter essa possibilidade, deseja dar suporte aos professores em sua orientação, considere a possibilidade de fazer uma doação.

Tudo isso depende apenas de sua generosidade!

Ajudando-nos com suas doações, você colabora com o desenvolvimento do site, com o esforço de divulgação para que um público maior possa se beneficiar com o Dharma.
 
O curso online "Preparando a Mente para o Caminho" está sendo oferecido gratuitamente e esperamos sempre poder oferecer essa opção gratuita. Em outros cursos uma taxa de admissão é estabelecida, com a possibilidade de contribuir com mais ou menos do que o estabelecido.

Você pode colaborar fazendo sua doação a:

Centro de Estudos Buddhistas Nalanda
Banco Bradesco, Ag. Mangabeiras no.3432-0
conta corrente no. 12.610-1


e nos enviando com o título "Doação para 'Educação à Distância Nalanda' e indicando o dia em que fez o depósito.



Lembre-se também que você pode se tornar membro à distância do Nalanda, contando assim com um suporte extra para sua prática em nossa tradição.

Você pode conversar online com o professor do curso e esclarecer qualquer dúvida que tenha. Caso ele não esteja online, deixe seu recado e email. A conversa é privada.

Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda é uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmissão séria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, meditação budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de várias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de várias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada é a única que existe até os dias de hoje. É o budismo praticado na tailândia, sri lanka (ceilão), birmânia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos últimos 20 anos tiveram seu início no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!