O Cervo que Cabulava as Aulas
O Cervo que Cabulava as Aulas

O Cervo que Cabulava as Aulas [Evasão]

Era uma vez uma manada de cervos selvagens. Nesse rebanho havia um professor sábio e respeitado, com astúcia nos caminhos dos cervídeos. Ele ensinava os truques e estratégias de sobrevivência para os jovens filhotes.

Um dia, sua irmã mais nova trouxe seu filho para ele, para ser ensinado no que é tão importante para os cervos. Ela disse: “Ó irmão professor, este é o meu filho. Favor ensinar-lhe os truques e estratégias dos cervos”. O professor disse ao veado: “Muito bem, você pode vir a esta hora amanhã para a sua primeira lição”.

No começo, o jovem cervo veio às aulas como combinado. Mas, logo, ele se tornou mais interessado em brincar com os outros jovens em jogos variados. Ele não percebeu o quão perigoso pode ser para um cervo que nada faz, além de aprender brincadeiras de cervos. Então ele começou a faltar às aulas. Logo ele estava matando aula o tempo todo.

O professor respondeu: “Minha querida irmã, seu filho era desobediente e impossível de ensinar. Por respeito a você, eu tentei o meu melhor para ensiná-lo. Mas ele não quer aprender os truques e estratégias dos cervos. Ele cabulava! Como eu poderia ensiná-lo? Você é obediente e fiel, mas ele não é. É inútil tentar ensiná-lo”.

Mais tarde, eles ouviram a triste notícia. O cervo teimoso que vadiava tinha sido preso e morto por um caçador. Ele arrancou sua pele e levou a carne para casa de sua família.

A moral da história é: Nada pode ser aprendido com um professor, por uma pessoa que falta às aulas.


Traduzido por Carlos Alexandre
com a permissão dos detentores do copyright
© 2013 Edições Nalanda

* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.