rei de um cabelo brancoHá muito, muito tempo, havia pessoas que viviam muito mais do que vivem hoje. Elas viviam muitos milhares de anos. Naquela época, o Bodhisatta nasceu como um bebê chamado Makhadeva. Ele viveu 84.000 anos como uma criança e príncipe herdeiro. Na época da nossa história, ele era um jovem rei há 80.000 anos.

Um dia, Makhadeva disse o barbeiro real: “Se você vir um só cabelo branco na minha cabeça, você deve me dizer imediatamente!” Claro que o barbeiro prometeu fazê-lo.

Mais 4.000 anos se passaram, e Makhadeva era um jovem rei há 84.000 anos. Então, um dia, enquanto cortava o cabelo do rei, o barbeiro real viu apenas um pequeno cabelo cinza na cabeça do rei. Então ele disse: “Ó, meu senhor, vejo um cabelo branco na sua cabeça”. O rei disse: “Se assim é, tira-o e coloca-o na minha mão”. O barbeiro pegou nas suas pinças de ouro, arrancou o único fio de cabelo cinza, e colocou-o na mão do rei.

Por aquela altura, o rei ainda tinha pelo menos mais 84.000 anos para viver como um velho rei! Olhando para o cabelo grisalho na sua mão, ele ficou com muito medo de morrer. Sentia-se como se a morte se fechasse sobre ele, como se estivesse preso numa casa em chamas. Ele estava com tanto medo, que o suor lhe escorria pelas costas, e ele estremeceu.

O rei Makhadeva pensou: “Ó, rei tolo, desperdiçaste toda esta longa vida e agora estás perto da morte. Não fizeste nenhuma tentativa para destruir a tua ganância e inveja, para viver sem ódio, e se livrar da tua ignorância, aprendendo a verdade e tornando-te sábio”.

Enquanto pensava isto, o seu corpo queimava e o suor continuava a cair. Então, ele decidiu de uma vez por todas: “É tempo de desistir do reinado, ser ordenado como monge, e praticar meditação!” Pensando assim, ele concedeu a renda de uma cidade inteira ao barbeiro. Perfazia cem mil por ano.

Então o rei chamou o seu filho mais velho e disse: “Meu filho, eu já vi um cabelo grisalho. Tornei-me velho. Tenho desfrutado dos prazeres mundanos de grande riqueza e poder. Quando eu morrer, quero renascer num reino dos céus, para desfrutar os prazeres dos deuses. Por isso vou ser ordenado monge. Você deve agora assumir a responsabilidade de governar o país. Eu viverei a vida de um monge na floresta”.

Ouvindo isto, os ministros reais e o resto da corte correu para o rei e disse: “”Nosso Senhor, porque quereis vós ser ordenado de repente?”

O rei mostrou o cabelo grisalho na sua mão e disse: “Meus ministros e súditos, eu percebi que este cabelo cinza mostra que as três fases da vida – juventude, meia-idade e velhice – estão a chegar ao fim. Este primeiro cabelo grisalho foi o mensageiro da morte a sentar-se na minha cabeça. Cabelos cinzentos são como anjos enviados pelo deus da morte. Portanto, o dia de hoje é o momento para eu ser ordenado”.

O povo chorou com a notícia da sua partida. O rei Makhadeva deixou a sua vida real, foi para a floresta, e foi ordenado como monge. Aí ele praticou o que os homens santos chamam os “Quatro Estados Celestiais da Mente”. O primeiro é a bondade amorosa, terna afeição para com todos. Em segundo lugar está o sentir simpatia e compaixão por todos aqueles que sofrem. Em terceiro lugar está o sentir felicidade por todos aqueles que estão alegres. E o quarto estado é equilíbrio e calma, mesmo em face de dificuldades ou problemas.

Depois de 84.000 anos de grande esforço meditando e praticando esses estados como um humilde monge da floresta, o Bodhisatta morreu. Ele renasceu num mundo do céu, para viver uma vida de um milhão de anos!

A moral é: mesmo uma longa vida é curta demais para se desperdiçar.


Traduzido por Isabel Serrano para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda
com a permissão dos detentores do copyright
© 2014 Edições Nalanda

* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.