Vermelhão, Vermelhinho e Mudinho [Inveja]

Você tem inveja?
Você tem inveja?

Era uma vez dois bezerros que moravam numa aldeia em um país muito conhecido. Na mesma casa também vivia uma menina e um porquinho. Como ele quase nunca guinchava, foi apelidado de “Mudinho”. Os donos da casa tratavam Mudinho muito, muito bem. Eles o alimentavam com generosas quantidades do melhor arroz, e até lhe davam mingau de arroz adoçado com o valioso açúcar mascavo. Os dois bezerros percebiam isso. Eles trabalhavam duro puxando arados nos campos e carros de boi nas estradas. Vermelhinho dizia a Vermelhão: “Meu irmão mais velho, nesta casa você e eu fazemos todo o trabalho duro. Nós trazemos prosperidade para a família. Mas eles nos alimentam apenas com grama e feno. O porquinho Mudinho não faz nada para sustentar a família. E ainda assim eles o alimentam com as comidas mais finas e extravagantes. Por que razão ele mereceria receber tratamento tão especial?”

O irmão mais velho sabiamente disse: “Ah meu jovem, é perigoso invejar quem quer que seja. Portanto, não invejo o porquinho por ele ser alimentado com alimentos tão especiais. O que ele come é na verdade ‘a comida da morte’. Em breve, haverá uma cerimônia de casamento para a filha da casa, e o pequeno Mudinho será a festa de casamento! É por isso que ele está sendo bem tratado e alimentado de forma tão rica. Em poucos dias, os convidados vão chegar. Então esse leitão vai ser arrastado pelas pernas, morto e temperado no curry para a festa”.

E certamente, em poucos dias, os convidados do casamento chegaram. O porquinho Mudinho foi arrastado e morto. E assim como Vermelhão tinha dito, ele foi cozido em vários tipos de tempero e devorado pelos convidados. Em seguida, Vermelhão disse: “Meu irmãozinho querido, você viu o que aconteceu com o pequeno Mudinho?” – “Sim, irmão”, respondeu Vermelhinho, “agora eu entendo”. Vermelhão continuou: “Este é o resultado de ter sido alimentado com alimento tão rico. Nosso pobre capim e feno são cem vezes melhores do que o seu rico mingau com o doce açúcar mascavo. Porque a nossa comida não traz nenhum dano para nós, em vez disso promete vida longa!”

A moral da história é: não inveje o bem aparente, até que saiba o preço que pagam por ele.


Traduzido por Rosana Barbosa
com a permissão dos detentores do copyright
© 2013 Edições Nalanda

* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.