Edi��es Nalanda

Passo a Passo - Medita��es Sobre a Sabedoria e a Compaix�o

Autor: Vener�vel Maha Ghosananda

102 p. 13,5 x 21 cm
Edi��es Nalanda, 2007
Valor: R$ 18,50
Passo a Passo

Passo a Passo � uma cole��o de medita��es sobre a sabedoria e a compaix�o tiradas da experi�ncia de Maha Ghosananda como mestre de medita��o e trabalhador internacional pela paz. A Introdu��o � de Dith Pran, o fot�grafo do New York Times cuja hist�ria foi contada no filme The Killing Fields ("Gritos do Sil�ncio", em portugu�s). O pref�cio de Jack Kornfield pode ser lido mesmo sem comprar o livro. Jane Mahoney e Philip Edmonds editaram o livro e escreveram a longa introdu��o � hist�ria recente do Camboja. Ricardo Sasaki cuidou da tradu��o brasileira.



SUM�RIO

Pref�cio da edi��o americana
Pref�cio da edi��o brasileira
Pref�cio da edi��o brasileira (2a. edi��o)
Apresenta��o
Introdu��o dos editores em l�ngua inglesa


Medita��es sobre a sabedoria
Prece pela paz
Reger o universo
Um ensinamento
O presente � a m�e do futuro
Equilibrando sabedoria e compaix�o
Deixando o sofrimento passar
O caminho do meio
Boa sorte, m� sorte
Devemos comer o tempo
�rvore Bodhi
Nirvana
Corpo doente, mente saud�vel
Dharmayana
Vigil�ncia e clara compreens�o


Medita��es sobre a compaix�o
Fazendo a paz
Pense antes de falar
Grande compaix�o
Sem limites para o amor irradiante
�dio
Amor universal
Doa��o
Somos nosso templo
A paz est� crescendo vagarosamente
Auto-determina��o
Quem � o inimigo?
A fam�lia humana
Preservando nossa heran�a
Construindo pontes
Quatro faces, um cora��o
Um ex�rcito de paz
O abra�o do amor
Cada passo � uma ora��o
 

SOBRE OS EDITORES

Jane Mahoney e Philip Edmonds acompanharam Maha Ghosananda h� anos desde sua base em Provindence, Rhode Island. Al�m de editores s�o tamb�m os respons�veis pela excelente introdu��o que conta a hist�ria do Camboja.

SOBRE O TRADUTOR

Ricardo Sasaki conheceu Maha Ghosananda em 1986. Estudou com v�rios mestres no Brasil e no mundo e, al�m de psic�logo cl�nico, � o fundador e diretor do Centro Buddhista Nalanda, uma entidade brasileira dedicada � transmiss�o fiel dos ensinamentos originais do Buddha.

Saiba mais: Passo a Passo

Relan�amento do Livro

"Vinte anos atr�s conheci algu�m muito especial que foi um marco no meu curso no caminho Theravada, e, na verdade, o primeiro monge dessa tradi��o com quem tive contato pessoal. Ent�o, quatorze anos atr�s a Editora Vozes publicou minha tradu��o em portugu�s de seu �nico livro, uma tradu��o simult�nea com a publica��o francesa e cambojana, apenas um ano ap�s o lan�amento do livro em ingl�s. Depois de parar de ser publicado, por muito tempo pensei em republic�-lo. Al�m de indaga��es sobre o livro vindas de todos os cantos, ele, afinal, tinha um valor especial para mim. Agora, finalmente, ele est� uma vez mais dispon�vel ao p�blico de l�ngua portuguesa, num esfor�o conjunto de Edi��es Nalanda e Editora Vivali, em vers�o virtual. � um prazer apresentar novamente o Vener�vel Phra Maha Ghosananda - Supremo Patriarca do Buddhismo do Camboja, quatro vezes indicado ao Pr�mio Nobel da Paz, fundador e membro honor�rio de in�meras institui��es pela paz - e seus ensinamentos sobre a Sabedoria e a Compaix�o" - Ricardo Sasaki.

Pref�cio de Jack Kornfield

� poss�vel ler mesmo sem comprar o livro. Ele come�a assim:

Desde que o encontrei h� mais de vinte anos, Maha Ghosananda representou para mim a ess�ncia da doce generosidade e a coragem imbat�vel do cora��o. Apenas estar em sua presen�a, experienciar seu sorriso e a contaminante bondade amorosa que flui de si, � curar o esp�rito.

Vi Maha Ghosananda em muitas circunst�ncias: praticando como monge da floresta, como uma figura paterna para as crian�as cambojanas, como um tradutor e erudito de quinze l�nguas, como um mestre de medita��o para estudantes ocidentais, como um ativista da paz nas Na��es Unidas e como um dos tesouros-vivos do Camboja liderando as comunidades de refugiados khmer pelo mundo. Nestas situa��es, seu cora��o tem permanecido infalivelmente cheio de compaix�o e alegria, emanando os ensinamentos de simplicidade e amor. Ele ofereceria e ofereceu o manto de seus ombros e a comida de sua tigela para qualquer um que necessite...