terça-feira, julho 26, 2016


Centro de Estudos Buddhistas Nalanda

Home


nalanda@nalanda.org.br
r. Albita 194/701 – Cruzeiro
30310-160 Belo Horizonte MG
Tel: (31) 99651.6369
conheça também nosso Centro de Retiros Nalandarama


Programa 2016 para Belo Horizonte


“Meditação e Comentário a Textos Clássicos”

~ todas as terças-feiras das 20h00 às 21h30

  • Os encontros geralmente: a. começam às 20h00 com meditação guiada; b. exposição do tema da semana; c. e um período para perguntas e respostas, conversas, trocas de experiências.
  • algumas das aulas de terças-feiras em BH são transmitidas ao vivo ~ confira a programação online do Centro Nalanda
  • A participação nas terças é baseada em doação voluntária, exceto quando há minicursos.
  • Regularmente ocorrem minicursos, onde um tema específico é desenvolvido mais profundamente. Neles é requisito fazer inscrição prévia.
  • Novos participantes, por favor, preencham o formulário no final desta página
  • informações por telefone/whatsapp: (31) 99651.6369

Próximos minicursos


“Quartas de meditação”

~ Encontros nas quartas (das 20h00 às 21h30)

  • Prática de meditação e, caso novatos apareçam, instruções iniciais.
  • Todos os encontros: a. começam a partir das 20h00 com meditação; b. seguida de instruções, exposição ou leitura de temas de meditação e/ou buddhismo; c. e um período para perguntas e respostas, conversas, trocas de experiências.
  • Novos participantes, por favor, preencham o formulário no final desta página
  • informações por telefone, nas quartas-feiras, com Malu: (31) 99979.2505

Nome Completo(necessário)

Seu Email (necessário)

telefone para contato (opcional)

Cidade/Estado

Assunto

Sua Mensagem


Nalanda BHDias de reuniões:

  • Atualmente em Belo Horizonte acontecem encontros às terças e quartas à noite, com minicursos ocasionais. No Centro de Retiros em Casa Branca os encontros ocorrem uma vez por mês no formato de workshops e retiros aos sábados e domingos. O encontro de terça é dirigido por Ricardo Sasaki – psicólogo clínico (que atende no mesmo local) e diretor do Centro Budista Nalanda, e consiste de encontros temáticos. O encontro de quarta é dirigido por Malu Viana, engenheira e membro de longa data. Em certas ocasiões, Ricardo também está presente nas quartas ministrando aulas específicas. Veja abaixo mais detalhes sobre ambas as reuniões.

Participação nas reuniões:

  • No caminho gradual ensinado pelo Buddha, a generosidade (dana) é a primeira qualidade mental a ser desenvolvida. Ela vem antes de elementos mais comumente associados ao Buddhismo, como a meditação e a sabedoria. Como essas, a generosidade também é uma prática.
  • As reuniões das quartas-feiras são gratuitas, baseadas em doações voluntárias.
  • As reuniões das terças-feiras – quando não estiver ocorrendo minicursos – também são gratuitas, baseadas em doações voluntárias.
  • Membro apoiador: Aqueles que contribuírem com 70,00 mensalmente têm aberta a participação em nossa área de membros à distância, com minicursos e outros materiais à disposição na categoria ‘patrono’. Também para eles a participação nos minicursos presenciais é gratuita. Sua colaboração é fundamental para a sustentação do espaço e dos trabalhos do Centro. Somente por meio de sua colaboração podemos continuar. Por favor, considere se tornar um membro apoiador.
  • Quaisquer outras quantias, entretanto, são bem-vindas, bem como outras ofertas como disponibilidade em traduzir textos, revisar, transcrever áudios, biscoitos, chá e bolo para reuniões, ou qualquer outra coisa que sua imaginação pensar. Aqueles que puderem contribuir financeiramente são muito bem-vindos, possibilitando que paguemos contas, despesas, investimentos no centro.
  • Caso não possa contribuir financeiramente, quando vier às reuniões e aulas, tente trazer algo. Pode ser um alimento não perecível ou perecível, um pacotinho de alimento, um produto de limpeza, etc. O que importa é vir com a atitude de compartilhamento. Os que decidirem trazer alimentos/produtos, podem deixá-los na caixa na entrada. Eis aqui algumas sugestões sobre o que trazer quando vier a algum encontro ou aula, e que poderão ser utilizados em atividades do centro, workshops e retiros. São apenas sugestões, e você não precisa se limitar a elas.
    Alimentos não perecíveis: Um pacotinho de arroz, feijão, cereal, castanhas, sementes, temperos, azeite, creme de leite, enlatados, um doce, um chá, café, leite, sucos… ; Perecíveis: Uma fruta, um pão, torta ou bolo, algo congelado, ovos, verduras, raízes, cebolas, geleias caseiras, quem sabe aquela receita especial que só você sabe fazer? ; Produtos: De limpeza, panos de chão, de prato, pequenas ferramentas, adubo, mudas, ração (será doada para o instituto casa branca que cuida de animais abandonados), lâmpadas, papel higiênico… ;
    Serviços: Coisas que você sabe ou pode fazer, tais como transcrições, traduções, editoração. Os que decidirem trazer alimentos/produtos, podem deixá-los na caixa na entrada. Eis aqui algumas sugestões.
  • Se for sua primeira vez, por favor preencha a ficha no final desta página. Esteja no local do curso pelo menos 10 minutos antes do início.

Se você frequenta ou quer frequentar nossos encontros presenciais em Belo Horizonte, e deseja nos apoiar com uma contribuição mensal via internet para nos ajudar a manter os serviços e demonstrar seu apoio: