Godwin Samararatne
Godwin Samararatne

Godwin: Deveríamos ficar realmente felizes com a oportunidade de passarmos alguns dias aqui, com um grupo de amigos espirituais neste lugar tão bonito. Deveríamos também aprender a ser agradecidos por ter uma chance como essa. Assim, gostaria de dar algumas sugestões sobre o que podemos tentar fazer durante os próximos dias. Tentaremos aprender a desenvolver certas qualidades espirituais e certas habilidades que nos ajudarão no caminho espiritual.

 

Experimentem de uma maneira despreocupada

Vamos tentar experimentar com a nossa prática de meditação de uma maneira bem despreocupada. Essa é uma das orientações que eu gostaria de enfatizar. É aprender a ver a prática como algo que podemos desfrutar, para que então desenvolvamos um gosto por ela. Enquanto falo isso eu também gostaria de enfatizar que devemos aprender a nos abrir para qualquer experiência desagradável, dor física e dor mental. Normalmente nós não gostamos de experiências desagradáveis. Não gostamos de olhar para dentro de nós. Então, eu gostaria de sugerir que durante os próximos dias nós façamos um esforço para que, se elas surgirem natural e simplesmente, permitam surgirem, sem reprimi-las, sem tentar afastá-las, sem tentar negá-las, sem se sentir mal sobre elas. Caso elas surjam, deixe surgirem e aprendam a fazer amizades com elas, vendo-as como oportunidades de aprendizagem.

 

Consciência

Outra qualidade a desenvolver é a prática da conscientização, estar alerta, estar desperto. Agora, neste contexto, gostaria de sugerir que o que podemos tentar fazer é ver o quão longe conseguimos dar continuidade ao estar consciente, momento a momento, consciente tanto quanto for possível. Se você está nesta sala ou se você estiver fora, não deve haver diferença. Então, podemos aprender a ver a meditação como uma parte da vida. É uma forma de viver. É uma arte de viver.

 

Amorosidade

Outra qualidade espiritual que precisamos desenvolver é a amorosidade. Aqui estamos em uma bela situação onde estamos com um grupo de amigos espirituais. Então, como podemos nos relacionar uns com os outros, como podemos desenvolver sensibilidade em relação aos outros? O Buddha disse que ajudar os outros é ajudar a você mesmo, ajudar a si mesmo é ajudar os outros. Portanto, é maravilhoso desenvolver essa qualidade. Enquanto tentam ajudar a si mesmos, vocês estão ajudando outros e, eventualmente, vocês percebem que não há diferença entre vocês e os outros.

Agora eu gostaria de rever a agenda e enfatizar algumas habilidades adicionais, algumas outras qualidades que podemos desenvolver.

 

Despertar

Como sabem, acordaremos as 4h45 da manhã. Quando despertarem, sua prática deveria também começar. Em casa, quando acordam, é uma situação diferente daquela quando acordam aqui. Dando um exemplo prático, quando vão até o banheiro, poderá haver alguém lá. Como você lida com essa situação? Aqui devemos aprender a desenvolver uma qualidade muito importante, aquela da paciência, aprender a esperar. E talvez haverá outras situações, outros desafios que precisarão enfrentar quando acordarem. É isso que quero enfatizar, ver tais desafios, ver essas situações como experiências de aprendizagem. Assim, a meditação deveria começar imediatamente.

 

Meditação em Grupo & Café da Manhã

Então, nos encontraremos às 5:00 a.m. para meditação em grupo – é um ótimo momento na manhã para praticar meditação.

E, então, teremos o café da manhã. Novamente, se alimentar pode ser uma meditação muito importante. Temos uma oportunidade muito boa de desenvolver a consciência enquanto comemos. Com consciência, podemos observar nossos gostos, desgostos e julgamentos que fazemos. E durante a alimentação, eu gostaria de enfatizar três aspectos: mastigar, engolir e o paladar. Gostaria que vocês descobrissem em que ponto realmente sentem o gosto da comida. Também, aprendamos a aferir a quantidade de comida que precisamos, evitando comer demais ou de menos, aprendendo a descobrir o caminho do meio em relação ao comer.

Outra qualidade que podemos começar a desenvolver amanhã, já no café da manhã, é praticar a amorosidade enquanto fazemos a nossa refeição. Não pensar só em nós mesmos, mas nos conscientizar dos outros, pensar em como podemos ajudar os outros, nos abrirmos às necessidades dos outros. Podemos tentar desenvolver essa qualidade sempre que estivermos fazendo uma refeição em grupo. Não é lindo?

 

Meditação com o trabalho

Depois do café da manhã faremos a meditação com o trabalho. Meditação com o trabalho é aprender que quando fazemos um trabalho, fazemos isso em plena consciência, trabalhamos conscientemente, e colocamos toda nossa atenção no que estamos fazendo. É importante aprender a ver o trabalho como algo que não é diferente da meditação.

Outro aspecto muito importante da meditação com o trabalho é aprender a desenvolver determinadas qualidades enquanto estamos trabalhando. Você é capaz de ver a meditação trabalhando como um desenvolvimento da compaixão em ação, amorosidade em ação? Se você estiver trabalhando na cozinha, você pode ver isso como um trabalho que ajuda a desenvolver a amorosidade para com os meditantes que vão comer? Então, deixe-me cozinhar com amorosidade! Essa pode ser uma atitude que podemos desenvolver durante a meditação trabalhando. Se você está varrendo o lugar, sinta que você está varrendo o lugar para que ele possa estar muito limpo e muito bonito para que os outros praticantes de meditação possam se sentir confortáveis. Por favor, aprenda a ver a meditação trabalhando como compaixão em ação, como implementação da amorosidade através de suas ações.

 

Meditação em Grupo

E temos a meditação em grupo. Assim, durante a meditação em grupo, estaremos praticando três posturas: sentada, em pé e andando. E vamos ver até onde conseguimos ter continuidade da conscientização movendo de uma postura para a outra.

Temos, então, o que é chamado de meditação individual ao ar livre. Um dos aspectos da meditação individual ao ar livre é aprender a gastar algum tempo sozinhos conosco. Vocês têm aqui alguns lugares bem bonitos, assim, por favor, encontrem um desses lugares onde  possam estar completamente sozinhos consigo mesmos. E vejam quando vocês estiverem sozinhos como vocês se relacionam consigo mesmos. Observem se depois de algum tempo vocês se sentem sós ou entediados com vocês mesmos. É muito interessante que não possamos passar algum tempo sozinho conosco sem sofrer por solidão ou tédio. Não parecemos gostar de nós mesmos! Isso mostra que algumas das coisas que fazemos são uma fuga de nós mesmos. Assim, amanhã vamos aprender a não escapar de nós mesmos, mas a ficar conosco, e se sentirmos sozinhos, entediados, sem se render ao processo, aprenderemos a passar por isso. E passando por tais sentimentos, começaremos a estabelecer uma conexão conosco pela qual aprenderemos a ser nossos melhores amigos, aprenderemos a ser autossuficientes com nós mesmos.

Outro aspecto é aprender a desenvolver uma sensibilidade em relação à natureza. Eu fiquei muito feliz quando cheguei aqui e vi a lua. Fui capaz de ver as estrelas no céu. Fui capaz de ouvir os insetos que nos rodeiam. Fui capaz de ver algumas belas árvores, algumas belas flores. Todas essas coisas me fazem muito feliz. Acho que neste mundo moderno nós perdemos essa sensibilidade à natureza, nós perdemos o jeito para comungar com a natureza. Então, eu sugeriria que vocês desenvolvessem esta qualidade muito importante, que desenvolvessem uma sensibilidade para com a natureza e aprendessem a ver que, na verdade, não há  diferença entre vocês e a natureza; a aprendizagem, como eu disse, de ser uma parte da natureza, ver as coisas claramente, penetrantemente, ouvindo as coisas nítida e claramente. À medida que avançarmos, sugerirei outras coisas que poderemos fazer durante a meditação individual ao ar livre

 

Almoço, Descanso e Entrevistas

Então, depois disso, nós iremos almoçar. E após o almoço haverá um tempo para descansar. Como iremos acordar muito cedo necessitamos de descanso, e devemos aprender a ser amistosos com nossos corpos. E após o descanso, teremos outra sessão de meditação individual ao ar livre. Durante esses dois períodos de meditação individual ao ar livre, da manhã e da tarde, eu gostaria de encontrar com cada um de vocês. Bem, temos um pedaço de papel em algum lugar para que vocês possam escrever seus nomes. Eu gostaria de atender cerca de quatro pessoas pela manhã e quatro pessoas à tarde. Então, por favor, venham me ver e debater comigo qualquer dificuldade, qualquer problema que tenham com a meditação; e se tiverem algum problema pessoal eu também gostaria de ouvi-los e, assim, tentar usar a meditação para ajudar vocês com os seus problemas e dificuldades.

 

Yoga

Depois disso é yoga. Na verdade, vocês podem ver uma conexão entre yoga e meditação. Um exemplo é que, com exercícios de yoga, aprendemos a ter consciência do corpo. É muito importante criar uma conexão com o nosso corpo, aprendermos a ser amáveis com o nosso corpo, aprendermos a ser gentis com o nosso corpo. Outro aspecto importante da yoga é aprender a relaxar. Quando vocês aprendem a relaxar, isso irá ajudá-los muito na meditação, relaxar a mente, relaxar o corpo. É possível que, talvez devido à postura sentada ou devido a outras razões, vocês possam ter tensão, dor e desconforto em seus corpos, e alguns dos exercícios de yoga irão ajudá-los a trabalhar através deles. Vocês têm a sorte de ter um bom professor de yoga para ajudá-los aqui.

 

Lanche e Atividades de Fim de Tarde

Após o yoga há um grupo de meditação. E após o grupo de meditação há um lanche. Eu gosto da palavra “lanche” ao invés de chamar de “jantar”. Costumo achar que estamos acostumados aos jantares e assim, amanhã, vocês terão apenas um lanche para comer. Será uma experiência muito interessante!

Após o lanche terminaremos o dia com uma pequena meditação. Em seguida, uma conversa e depois entoaremos cânticos. Terminaremos o dia com uma meditação de amorosidade. E, então, por volta das 21:00, iremos nos deitar, uma vez que temos que nos levantar cedo.

 

A prática do silêncio

Outro aspecto importante que iremos desenvolver é a prática do silêncio. No Dhamma, ele é chamado de nobre silêncio. Então, nós iremos desenvolver a qualidade mais nobre de estarmos em silêncio. A fala é um hábito muito forte que temos. Vocês também verão que existe uma conexão entre o silêncio e a conscientização. O silêncio nos permite estar com nós mesmos, estar com nossa mente e corpo todo o tempo ou a maior parte do tempo.

Agora surge uma questão: Como podemos ficar em silêncio e ainda assim praticar a amorosidade? Aqui eu gostaria de sugerir que nós ainda podemos nos relacionar com outras pessoas, conectarmos com outras pessoas em silêncio, com amorosidade. Normalmente só sabemos nos comunicar com palavras. Então, durante esse retiro, nós podemos aprender como nos comunicarmos com outros em silêncio. Uma maneira de fazer isso é aprender a estarmos conscientes das pessoas à nossa volta. Outra maneira é sorrir para as pessoas ao nosso redor. Essas são as maneiras de fazer uma conexão com outras pessoas. E assim, quando você olha ao redor, quando você observa as pessoas, você consegue ver oportunidades onde você pode dar uma mão amiga em completo silêncio. Eu gostaria que você desenvolvesse essa qualidade de comunicação com os outros, sem palavras, em silêncio, e ver se é possível fazer uma conexão mais profunda, não-verbal.

 

Prática com a Porta

Agora, outra observação que eu gostaria de fazer é que existem portas muito interessantes aqui. É preciso ter muita consciência ao abrir e fechar as portas, caso contrário, vocês podem fazer muito barulho. Então, isso vai nos ajudar a desenvolver a conscientização e aprender a desenvolver sensibilidade em relação às outras pessoas. De alguma forma, isso também estará fazendo uma conexão com os outros. Deixe-me abrir a porta muito lentamente e fechá-la lentamente para que outros não sejam perturbados pelo que eu estou fazendo. Vocês podem ver a partir deste pequeno ato de abrir a porta e fechar a porta quais qualidades espirituais nós podemos desenvolver.

No pequeno livro que foi traduzido sobre a amorosidade, há uma referência muito interessante. O Buddha se dirigia a um grupo de monges e dizia a eles que se alguém pode praticar a amorosidade durante o tempo que leva para estalar os dedos, que este é digno de ser chamado de monge. Para estalar os dedos leva-se apenas uma fração de segundo. Então, isso mostra que mesmo em uma fração de segundo você pode realmente ter o sentimento de amorosidade. Você pode fazer a diferença ao fazer essas ações de amorosidade, pequenos atos com muita amorosidade. Gostaria de fazer uma pausa agora, e se tiverem perguntas, quaisquer esclarecimentos que desejarem, terão agora oportunidade para isso.

[As perguntas e respostas não foram gravadas nesse dia]

 


Palestras em Hong Kong – 7 palestras em retiros em Hong Kong – 13 de Outubro de 1997

Traduzido pelo Grupo de Tradução do Centro Nalanda
em acordo com The Association of Spiritual Friends of Godwin
Para Distribuição Gratuita
© Ms. Jeanne Mynett
© 2011-2015 Edições Nalanda, da tradução


Nota: “O Caminho Gentil da Meditação” é a transcrição de palestras realizadas por um mestre laico de meditação muito famoso no Sri Lanka, Sr. Godwin Samararatne.


* Você sabe alguma língua ou tem experiência em revisão de textos em português? Se você gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos a entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas, bem como revisores de português.

Gostou deste artigo? Inscreva-se em nosso boletim para receber notícias por email sobre novos textos selecionados, eventos, cursos online e lançamentos de livros. Enviamos no máximo 1 email por semana.[contact-form-7 id=”5650″ title=”inscreva-se em nosso boletim”]