triratnaPrezados Amigos no Dharma,

Em nome do Colegiado Buddhista Brasileiro gostaria de anunciar neste dia 02 de Dezembro, 2009 (E.B. 2552) o lançamento oficial da REVISTA TRIRATNA – publicação eletrônica oficial do Colegiado Buddhista Brasileiro.

Esta publicação virtual ( em formato PDF ) pretende dar mais visibilidade aos conceitos tradicionais buddhistas, e surge igualmente como um espaço onde possa ser favorecido o diálogo entre representantes das várias vertentes e escolas no território brasileiro e na América Latina. Ela vem a se juntar a outras publicações que já contribuem para o aprimoramento dos estudos sobre os conceitos tradicionais da prática buddhista no Brasil.

O esforço fundamental do CBB, já cimentado na própria fundação desta instituição, sempre foi de promover – apesar das óbvias dificuldades que tal objetivo impõe – a complexa integração entre os meios buddhistas brasileiros, seja através da interação de líderes e mestres, entre estudiosos e teóricos ou entre simples orientadores monásticos ou leigos. O CBB entende que, quanto mais for possível para aqueles que assumem a grande responsabilidade de orientação e ensino do Dharma (em maior ou menor grau) exercer e praticar o paciente diálogo interpessoal, mais o buddhismo poderá ser compreendido de forma saudável e correta pelos seus praticantes e simpatizantes, em todas as suas vias e representações.

O CBB, representado pelo seu atual presidente e outros membros fundadores, entende que mesmo entre buddhistas – até mesmo entre aqueles mais dedicados a orientar e esclarecer através de sua própria experiência os fundamentos da prática contemplativa de plena consciência – nem sempre é fácil promover a Fala Correta de modo adequado e atento. Mais ainda, os fundadores do Colegiado Buddhista Brasileiro compreendem que eles mesmos não podem se eximir do árduo esforço de compreensão mútua, e de aprimoramento pessoal no exercício profundo da linguagem construtiva e amorosa.

Neste sentido, a Revista Triratna representa igualmente o comprometimento do CBB com o amadurecimento de caminhos para que todos, sem exceção, possam praticar e desenvolver meios hábeis, pacíficos e benéficos de reflexão, estudo e diálogo sobre a experiência contemplativa buddhista e sua inserção em diversos meios, da filosofia à ciência, da religião, arte, ecologia, sociedade à psicologia, transitando por todos os nichos da natureza humana. Apesar de sua limitada atuação e de suas próprias falhas, o CBB continua pacientemente confiando que este diálogo e integração irá se aprofundar cada vez mais, permitindo assim que mais belo sentido da prática seja alcançado: a fraternidade amorosa entre todos. Deste modo o CBB irá crescer, e assim também crescerá o buddhismo brasileiro.

Assim, convidamos a todos para conhecer a Revista Triratna, que se encontra disponível para cópia e distribuição gratuita através do seguinte endereço:

http://cbb.bodhimandala.com/triratna/

No seu número inaugural, cujo tema geral é “O Brasil Buddhista”, apresentamos os seguintes artigos:

  • ÉTICA DA COMPAIXÃO – Ven. Bhikshu Rinchen Khyenrab
  • BUDDHISMO NO BRASIL: A FALÁCIA DAS ESTATÍSTICAS – Rev. Prof. Dr. Ricardo Mário Gonçalves (Shaku Riman)
  • PEDRAS NA LAMA – Rev. Meiho Gensho
  • THERAVADA EM TERRAS BRASILEIRAS – Ven. Dr. Uttara Nyana Sayadaw
  • COMENTÁRIOS SOBRE O BUDISMO NO BRASIL– Rev. Coen Sensei
  • Entrevista Especial com David Loy (Professor de Ética, Religião e Sociedade da Xavier University de Cincinnati, Ohio e um dos principais nomes do Buddhismo Engajado na área acadêmica)

Que esta iniciativa possa oferecer sabedoria e esclarecimento a todos, e que os méritos deste esforço sejam repartidos por todos os seres.

Em nome do Dharma,

Claudio Miklos (Tam Huyen Van)
Presidente do Colegiado Buddhista Brasileiro
________________________

http://cbb.bodhimandala.com