Vários anos de amizades e colaborações se frutificam esse ano na forma de mais algumas parcerias. O Nalanda observa de perto o grande projeto que é a criação da Fundação dos Arquivos Buddhadasa. Como responsáveis pela divulgação de seus ensinamentos em língua portuguesa esse é um evento particularmente significativo para nós, principalmente agora que Tan Ajahn foi nomeado pela ONU para figurar em seu quadro de Grandes Personalidades da Humanidade, um grupo seleto de pessoas que contribuíram significativamente para o benefício da humanidade.

A partir do último dia 15 de setembro de 2008, o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda do Brasil tornou-se oficialmente afiliado ao Nava Nalanda Mahavihara da Índia, a instituição continuadora da renomada Universidade Nalanda, a mais importante universidade buddhista de todos os tempos. A afiliação entre ambas instituições é algo que estamos a discutir há vários anos e se concretiza agora com o objetivo de benefício e desenvolvimento mútuo, para a propagação do bom Dhamma e troca de informação e experiência na área de estudos buddhistas, línguas e prática.

O Centro de Estudos Buddhistas Nalanda do Brasil também firmou acordo de parceria com outra grande universidade indiana, o Centro para Estudos Buddhistas K.J. Somaiya, que é parte do Somaiya Vidyavihar, um conjunto de 34 instituições com 27000 alunos. Alguns dos frutos começarão a surgir nos meses subsequentes. Essa é outra das parcerias que estivemos preparando nos últimos anos. Os acordos foram inclusive televisados em rede nacional na Thailândia.

O Centro Nalanda, na pessoa de seu diretor, participou recentemente do primeiro encontro da Associação Internacional de Universidades e Instituições Buddhistas, em Bangkok, Thailândia. No encontro internacional de instituições buddhistas de pesquisa acadêmica e divulgação séria do Dharma em suas três expressõoes (Theravada, Mahayana e Vajrayana) discutiu-se Buddhismo, Ética e Educação. Foram mais de dois mil participantes, com 79 apresentando trabalho de pesquisa. O Nalanda esteve presente com um dos trabalhos, o único na América Latina.