.

Saiu no Lótus número 35
~ revista do Birmingham Buddhist Vihara

O Venerável Dr. Ottara Nyana Sayadaw visitou várias vezes o Brasil desde 2005 a fim de dirigir retiros de meditação a convite do Nalanda Brasil.

Em 2011, bhante visitou quatro cidades no Brasil: Aracaju, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte, num total de um mês dirigindo retiros de meditação entre 28 de maio e 29 de junho. Muitos dos meditantes vieram de outras cidades voando mais de 4 horas para participar. Houve dois tipos de programa em cada cidade: palestra pública nas quintas e retiros de sexta a domingo; seja em conventos ou nos Centros Nalanda. Além de dirigir a meditação, bhante também ensinou o Maṅgala Sutta, Mettā Sutta, Dhatuvibhanga Sutta e Abhidhamma. Bhante também abençoou os meditantes com a réplica do dente do Senhor Buddha que foi doado ao nosso Pagode da Paz pelo Presidente Sayadaw do Concílio da Sangha de Myanmar.

A bem sucedida visita ao grupo de dhamma do Nalanda Brasil foi seguida de um convite para bhante visitar novamente o Brasil em junho de 2012. Ajudaram na organização dos retiros Antonio, André e Catarina em Aracaju, Davi e Milena em Curitiba, Adriana e Guilherme em São Paulo e Ricardo, Georgia e Fátima em Belo Horizonte. Ricardo Sasaki (Mahasadhamma Jotikadhaja) é tradutor, autor, condutor, organizador e fundador do Nalanda Brasil.

Entre 9 e 11 de setembro o Dr. Ottara Nyana visitou o centro Dhammaramsi na Bélgica a fim de de dirigir um retiro de meditação de mettā (bondade amorosa). Foi a primeira vez que isso foi feito e atraiu mais de 30 meditantes. Bhante explicou mettā por meio do Mettā Sutta e do Mettā Bhāvanā do Patisambhidamagga. Os meditantes ficaram muito felizes com a meditação de mettā dizendo que sentiram um uso mais prático que vipassana nas suas vidas diárias. Na realidade ambos são úteis para a paz e a felicidade na vida diária se aplicados juntos. Bhante deu bênçãos a todos os meditantes com a réplica do dente do Senhor Buddha. O grupo Dhammaramsi também convidou bhante para dirigir outro retiro de mettā na páscoa de 2012.

Bhante visitou a Bélgica novamente para dirigir um retiro de 10 dias de meditação entre 29 de outubro e 6 de novembro no centro Dhammaramsi. Ao todo trinta e cinco meditantes atenderam ao retiro e sob a orientação de bhante estudaram o Dhatuvibhanga Sutta e Abhidhamma, tanto na teoria quanto na prática. Finalmente, ao final do retiro, houve celebrações de aniversário no centro Dhammaramsi para um garoto de dois anos que foi celebrado pelos meditantes e amigos e familiares.

Em 12 de setembro os membros do Grupo de Líderes das Fés de Birmingham atenderam o décimo aniversário relembrando o 11 de setembro. Eles tomaram café da manhã às 8h30 no Guru Nanak Gurdwara antes de visitar vários sítios religiosos em Birmingham: Black Led Churches, Peace Pagoda, Central Mosque, Progressive Synagogue e Peace garden. Finalmente, o Grupo de Líderes das Fés desfrutaram de um almoço com o Lord Mayor na Council House. Bhante e John Beard atenderam aos eventos de aniversário representando a fé buddhista. Na quarta, 23 de novembro, bhante, atendeu, juntamente com U Ghosaka e U Nagasena a cerimônia de instalação de novos artefatos buddhistas na Buddha Gallery do Birmingham Museum and Art Gallery.