.

Critérios para a Seleção de um Método Correto de Meditação

por Win Pe

“Esta é a única maneira para a purificação dos seres, para ultrapassar o pesar e a miséria, para a destruição da dor e das penas, para alcançar o caminho correto e atingir o Nibbâna”. Gautama Buddha estava se referindo no Sutta Mahâ Satipatthâna ao caminho da vigilância – vigilância ao corpo, sensações, estados mentais e elementos mentais. A vigilância é a auto-estrada, mas o acesso a ela pode ser feito por muitas “marginais”. Muitos métodos são oferecidos como meios para o estabelecimento bem sucedido da vigilância. O Sutta Mahâ Satipatthâna traz muitos métodos e exercícios.

Para o estabelecimento da vigilância ao corpo existem exercícios de vigilância na respiração, nas posturas corporais, nos elementos materiais e na contemplação de cemitérios. Para a vigilância à sensação existem sensações agradáveis e desagradáveis e nem agradáveis, nem desagradáveis. Para a vigilância aos estados mentais, existem dezesseis tipos de estados mentais enumerados. Os cinco obstáculos, os cinco agregados do apego, as seis bases dos sentidos internos e externos, os sete fatores da iluminação e as quatro nobres verdades são os elementos mentais sobre os quais a vigilância pode se desenvolver.

Atualmente neste país, Sunlun, Thathanayaeiktha, Hasthawaddy Mingun, Mohnyin, Nyanasagi e outras escolas de meditação, oferecem muitos tipos de prática. A vigilância deve ser estabelecida através de rigorosa consciência do tato e da sensação ou pela notação mental do movimento do abdomen na respiração, ou do movimento dos membros e do corpo nas várias posturas ou olhando no “ver” apenas o que “é visto” e por vários outros meios. Aí surge a questão: como pode um futuro meditante, face a tantos métodos confusos, escolher o correto? “Correto” é usado aqui para referir-se ao poder sem dúvidas, provado pela prática e que habilita o meditante a alcançar, aqui e agora, os resultados estabelecidos no preâmbulo do Sutta Mahâ Satipatthâna. Este artigo proporá um conjunto de critérios para ajudar o meditante a selecionar o método correto.

Para ter acesso a versão completa do artigo, clique no link abaixo para fazer o download do arquivo em formato pdf (106K). É necessário ter o plug-in do software Acrobat Reader da Adobe, se você não tiver o plug-in instalado em sua máquina, clique no ícone da Adobe para fazer o download do mesmo que é gratuito.

Download do artigo completo

Com o software Acrobat Reader® gratuito, você poderá exibir e imprimir arquivos Adobe PDF.

© Win Pe

trad. Beatriz de Abreu para a Comunidade Buddhista Nalanda

Interessado em traduzir mais textos? Entre em contato conosco.

1 COMMENT

  1. Que dupla dinâmica esses dois textos juntos -Mente Meditativa e Critérios para Meditação – pois um complementa o outro independente da ordem que sejam lidos.

Comments are closed.