~ Panyananda Bhikkhu ~

Caros Pais,

No sábado passado, expliquei a todos vocês as influências da hereditariedade, que é um tipo de karma, e como ela pode ser poderosa; como as ações dos pais podem afetar as crianças. Eu queria que vocês entendessem que ambos os pais são importantes na criação do corpo e da mente de seus filhos. Se vocês desejam fortalecer o futuro da sua família, vocês precisam apoiar-se mutuamente, a fim de se certificarem de que estão indo na direção correta. Sem dúvida, bons resultados acontecerão para seus filhos.

Contaram-me uma história de um jovem tailandês que fez uma viagem à Birmânia. Ele viajou pelo país por um longo tempo e tornou-se capaz de falar a língua dos birmaneses. Finalmente, ele se casou com uma mulher birmanesa. Na noite do casamento, o noivo tailandês deitou-se na cama e ficou, no quarto nupcial, esperando por um tempo. Ele não viu sua noiva entrando pela porta do quarto como acontece nos costumes tailandeses. Ele esperou pacientemente por uma hora e ainda não havia nenhum sinal de sua mulher. Ele ficou um pouco ansioso. Pensou que talvez a noiva birmanesa  tinha mudado de ideia. Finalmente, sua paciência acabou. Ele foi procurar sua noiva.

Ele a encontrou sentada com os olhos fechados recitando mantras diante da imagem de Buddha, localizada em um lugar sagrado da casa. A noiva levou mais de uma hora para terminar sua recitação e foi autorizada a se encontrar com o seu noivo. O homem disse que, na noite de núpcias, a noiva recitou diante da imagem de Buddha por uma hora. Após viverem juntos por vários anos, a conduta dela em relação à sua recitação ainda era a mesma, nunca mudou. A única diferença é que na noite de núpcias ela recitou sozinha. Tempos depois, havia mais pessoas recitando com ela. Mas o marido permaneceu o mesmo. Ainda era muito preguiçoso para juntar-se à recitação.

O cantar antes de ir para a cama todas as noites da senhora de Myanmar é a coisa certa a se fazer. Nos velhos tempos, o costume tailandês ensinava isso às pessoas também. Até mesmo o autor deste livro também treinou canto e prestou homenagem à imagem do Buddha desde criança. Esse é o porquê deste hábito ter se tornado mais um hábito de um monge do que de um leigo. Este tipo de ação, na verdade, possui um bocado de influência.

É natural que as famílias por escolha, ou seja, aquelas que se casam de acordo com os nossos costumes e onde ambos os lados se amam, após o casamento, elas queiram uma criança para que esta carregue os seus nomes. Elas querem uma criança para ser símbolo do seu amor. Elas querem uma criança para ser uma corrente de amizade entre pai e mãe. Não são apenas os pais que querem crianças, mas as pessoas que estão esperando para serem avôs e avós, de ambos os lados, também as querem.

Esse é, em geral, o desejo dos chefes de família. Somente poucos deles, que o fazem apenas por diversão, não querem ter filhos. Fazem-nos secretamente. Ambos não podem suportar a tentação e o desejo de prazer físico e não têm qualquer intenção de ter filhos. Essas pessoas têm baixo valor moral e podem ser comparados aos animais vulgares. Não assumem qualquer responsabilidade por eles mesmos e pelos bebê que daí podem surgir.

As crianças que nascem e não são desejadas pelos pais tendem a agir de forma errática porque os seus cérebros provavelmente não são completamente normais. Este tipo de bebê está errado, resultando do mal no pai e na mãe que só procuraram a diversão e, então, não é uma criança do Dhamma. Isso é algo ao que os jovens devem estar ainda mais atentos. Os seres humanos na atualidade são muito rápidos. E por serem tão rápidos, há um número crescente de bebês sem o pai. É um aumento de más pessoas neste nosso mundo. Então, sejam um pouco mais cuidadosos. Não pensem apenas em ter prazer. Vai causar infelicidade a si e aos outros mais tarde.

É sabido que as pessoas antigamente tinham todo o tipo de cerimônias. Por exemplo, em um casamento, alguns noivos deveriam ter somente um tempo auspicioso para o casamento em si, mas este tempo não era bom para dormir juntos. Mesmo que o noivo já tivesse vindo à casa da noiva e ela fosse legalmente sua esposa, ele ainda tinha que esperar. Algumas vezes, deveria passar três noites antes de ser permitido a ele entrar em seu quarto. Mesmo apenas para entrar no quarto eles tinham inúmeras cerimônias, como homenagear o Buddha e entoar um mantra depois de dormirem juntos. Esse tipo de cerimônia ensina a pessoa a não agir no impulso de um momento, a pensar antes de agir. Porque agir imprudentemente não é uma característica inata do ser humano, mas, sim, dos animais ou selvagens não civilizados. Todas as cerimônias são para mostrar que selvagens não mais habitam a sociedade; e as pessoas vivem juntas de forma ordenada.

Qualquer casal que deseje ter bons filhos para levar os seus nomes deveria seguir esta diretriz. Pensar no mérito da Tripla Joia prestando homenagem e entoando o mantra; pensar nas boas ações dos seus pais e dos seus antepassados no passado para alegrar as suas mentes com incidentes saudáveis; então eles poderão coabitar como marido e mulher. Não é apenas por brincadeira. Mas eles devem também desejar ter filhos para continuar o seu nome de família. Desejar que uma alma saudável entre no corpo da esposa. Até a mulher deve ter o mesmo pensamento. Isso é para criar bondade nas suas mentes e oxalá a bondade seja transferida para a criança mais tarde.

Quando você se sentir triste ou tiver alguma emoção cheia de luxúria, raiva, ilusão ou qualquer impureza, por favor, não faça nada que possa gerar uma criança. Uma mente cheia de impurezas terá sempre efeitos impuros. Nos tempos antigos as pessoas tinham muitos tabus, tais como, os aniversários do homem e de sua esposa; o dia da morte dos pais; o dia do Sabbath de sua religião; o dia em que a mulher estava em seus períodos ou tivesse ficado adoentada, todos eram considerados dias inapropriados. O marido e a esposa não deveriam ter relações sexuais de forma alguma. A razão pela qual eles eram ensinados a observar esses dias era porque a prática os desencorajariam de estar tão preocupados com o sexo. Estar tão preocupado com sexo nunca traz bons resultados. Jamais faça sexo apenas por brincadeira, mas para gerar boas crianças para portar o bom nome. E não se apegue ao sexo ao ponto de se tornar intoxicado por ele. Este plano era bem visto pelas pessoas de antigamente e nós, presentemente, tentamos praticá-lo igualmente. Isso também contribuirá para prevenir que a sociedade se deteriore ainda mais e tenha um futuro melhor.

O tempo em que a mãe está grávida é uma parte importante de sua vida. É o tempo em que um ato muito precioso está ocorrendo para ela e sua família. Deve haver uma rotina para seguir, fisica e mentalmente. É um dever do médico aconselhar quanto ao aspecto físico, para que a mãe tenha um corpo saudável. O bebê em seu interior também será saudável. A mãe deve ser particularmente saudável acerca da comida que come. Pois uma grávida tem uma vida dupla. Se ela prospera, ambas as vidas prosperam. Se ela adoece, ambas as vidas adoecem. Mentalmente falando, é muito importante. Nos velhos tempos, uma grávida observaria estritamente os Cinco Preceitos:

Em primeiro lugar, ela se abstém de matar animais, agir com crueldade com os animais ou assistindo outras pessoas torturando os animais. Em todos os casos, ela pratica a bondade e a compaixão para com todos os tipos de animais. Isso ajuda a embelezar sua mente de certa forma.

Em segundo lugar, ela deve estar contente com o que possui e ter respeito pelas propriedades de outras pessoas, olhando para as propriedades dos outros como se fossem pedras sem valor algum. Ela nunca deve permitir que a ganância entre em sua mente. Em terceiro lugar, ela deve manter sua mente totalmente pura, de modo a não permitir que o desejo sexual surja. Ela deve absolutamente se abster de ter relações sexuais até que ela tenha dado à luz ao bebê. Ela não faria nada que possa estimular seu desejo sexual. É melhor que a mulher grávida viva como uma pessoa celibatária.

Em quarto lugar, somente a verdade, palavras amáveis, palavras para promover a unidade e manter diálogos úteis. Ela deveria abster-se de falar sobre assuntos inadequados. Caso seja preciso e ela possa e deva falar, deveria fazê-lo de maneira adequada, sem exageros. Não falar demais, pois isso pode criar confusão na mente.

Em quinto lugar, a mulher grávida deveria abster-se totalmente de consumir todos os tipos de bebidas alcoólicas. Eles não têm qualquer efeito benéfico. Certos lugares também não são adequados para ela, tais como casas de jogo, ringues de touradas, pistas de corrida, estádios de boxe e outros lugares que são assustadores e emocionantes demais. Esses são lugares que não devem ser visitados de forma alguma por uma mulher grávida.

Um dia encontrei uma família de um oficial do governo no sul. Ele trabalhava com nossos irmãos muçulmanos. Os muçulmanos têm um rito chamado cerimônia de circuncisão onde a pele externa do pênis de um garoto é retirada. A cerimônia é importante. É como prestar homenagem a uma imagem do Buddha no Buddhismo. O oficial do governo foi convidado para testemunhar a cerimônia e levou sua esposa com ele, embora fosse considerado inapropriado para uma mulher grávida estar presente. Mas a curiosidade fez com que fosse e viu tudo durante a cerimônia. Mais tarde ela teve um bebê que cujo pênis tinha a pele que parecia ter sido cortada exatamente como num rito de circuncisão. É um exemplo que como pode ser inapropriado ir para alguns lugares quando carregando um bebê dentro de si.

Um homem gostava muito de jogar cartas. Quando perguntado, ele disse que sua mãe gostava muito de jogar cartas. Quando ela estava grávida dele, ia jogar cartas frequentemente, assim, o filho amava jogar cartas exatamente como a mãe. Um hábito da mãe foi transferido para ele. Este é um exemplo que mostra claramente como a conduta da mãe pode afetar os hábitos e características de seu filho. A mãe que está grávida deve ter muito cuidado quanto aos bons efeitos sobre o amado. Mas a mãe sozinha não pode cuidar de todas as situações. Ela precisa da ajuda do pai.

Durante a gestação, o marido deve prestar atenção especial a sua esposa. Não saia de casa ou fique fora até tarde em busca de diversão e de jogos. Seja pontual ao voltar para casa do trabalho. Lembre-se que há alguém esperando por você em casa. Ela precisa ser confortada. Ela também precisa de simpatia. Nunca a ofenda de nenhuma maneira. A infelicidade da mãe também afetará o bebê. O marido tem de ser atencioso com ela e demonstrar mais seu amor e sua compreensão do que normalmente. Dê-lhe presentes. Converse com ela para alegrá-la. Quaisquer coisas divertidas que vocês costumavam fazer antes têm de parar enquanto sua esposa estiver grávida. Por favor, tente ficar em casa. O que mais machuca a esposa é o marido chegar tarde em casa à noite ou quando ela descobre que ele saiu com outra mulher. Essas duas coisas machucam muito. Você precisa ser cuidadoso.

Por natureza, as mulheres são muito sensíveis. Especialmente durante a gravidez, os sentimentos são mais fortes do que o habitual. Não coloque lenha na fogueira, isto é, evite problemas e dores de cabeça, em sua família. Algumas mulheres são muito ciumentas quando estão grávidas. Elas são sensíveis. Um pequeno conflito pode causar problemas que é muito difícil de parar. Por essa razão, o marido deve ter paciência. Não ser tão sensível quanto a mulher, um lado é o fogo, o outro lado deve tornar-se água. Não queime sua própria casa com a sua raiva. Quando a hora de dar à luz estiver chegando, a mulher tem certa medida de medo porque ter um bebê é muito importante. O marido deve levar sua esposa para consultar um médico de vez em quando para receber assistência médica e exame físico adequado, para saber com antecedência sobre a data esperada para o nascimento. O marido não deve viajar para longe, e deve preparar também todos os itens necessários para o pequeno que está chegando para ver o mundo. Ele deve conversar com ela sobre notícias boas e úteis, notícias que irão aliviar sua mente. Permitir que ela encontre, veja e ouça apenas coisas boas e saudáveis. Isso vai ajudar tanto a mãe e a criança a estarem mentalmente perfeitos como é esperado e desejado.

Então gostaria de lembrar aqueles de vocês, que terão bebês meninos e meninas, a conduzi-los de acordo com o padrão moral da religião e dos costumes praticados pelas pessoas nos velhos tempos. Isso ajudará a tornar nossas crianças boas, pessoas saudáveis, que serão úteis ao nosso país. Aqueles de vocês que serão pais e mães, devem ter uma conduta assim. Vocês terão uma vida próspera e feliz como sempre quiseram ter.


Traduzido pelo Grupo de Tradução do Centro Nalanda
com a permissão dos detentores do copyright

© 2013 Edições Nalanda


Nota: Ame seus Filhos do Jeito Certo” consiste de uma coletânea de ensinamentos dedicados à educação das crianças, dados por Panyananda Bhikkhu, um dos mais respeitados monges da Tailândia moderna.


* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.