Selo comemorativo de 100 anos de Panyananda Bhikkhu
Selo comemorativo de 100 anos de Panyananda Bhikkhu

~ Panyananda Bhikkhu ~

Queridos pais,

No último sábado eu lembrei a vocês, que são os pais das crianças, para prestarem mais atenção ao bem estar de suas crianças. Porque não podemos cuidar de nossas crianças somente fisicamente, precisamos cuidar delas mentalmente também.

Cuidar das crianças fisicamente é fácil. Somente lhes damos comida em proporções corretas. Podemos também evitar dano físico a elas. Isso seria suficiente. Mas, para cuidar delas mentalmente, devemos lhes dar alimento para a mente. Dê-lhes o alimento que não aprisiona a mente. Tentem evitar doenças da mente em suas crianças. Se aconteceu de vocês terem negligenciado isso e a doença da mente tiver ocorrido em seus filhos, o que vocês precisam fazer urgentemente é dar tratamento para a doença antes que ela se espalhe. Isso os ajudará a evitarem más ações até certo ponto.

Quando devemos começar a cuidar da mente das crianças? Em relação a esse assunto, deixe-nos falar sobre a influência da hereditariedade primeiro. Hereditariedade é um dos princípios do karma no Buddhismo. O Budha nos ensina a acreditar no karma. Fazemos boas ações, recebemos bons resultados; fazemos más ações e recebemos maus resultados. Nunca podemos escapar dos efeitos do karma. Isso é a parte especificamente recebida pelo executor. Afora isso, o karma será transferido através da linha de sangue. Isso porque, quando uma pessoa faz alguma coisa frequentemente, isso se tornará o seu hábito. Quando um hábito é formado, a pessoa pensará frequentemente sobre ele. Carne e sangue recebem influência desse pensamento e a situação irá expandir-se em torno dele refletindo o que tem sido transferido também. É o mesmo com uma árvore frutífera. Qualquer que seja o gosto, se doce ou picante, a árvore original produz frutos de certo sabor, esse será transferido para as sementes que nós criamos. Isso é verdade em muitos casos. E é o mesmo para os humanos. Se observarem cuidadosamente olhando para a situação real, a verdade aparecerá diante de seus olhos.

Um dia, quando estava a ter uma conversa com um monge mais velho numa província do sul, uma parente veio ter com ele dizendo-lhe que o seu segundo filho, que era uma ovelha negra e muito perturbador, tinha criado outro problema à família. O filho dela queria dinheiro. Queria uma parte do campo de arroz a que tinha direito, mas que os pais não queriam lhe dar de imediato. Ele tornou-se agressivo e tentou bater nos pais. O pai conseguiu acalmá-lo levando-o a pensar que ainda teria uma oportunidade. Então a situação voltou à normalidade. Acontece que esse rapaz sempre criou problemas à família. Fiz uma investigação, depois de a mãe ter se despedido, se o rapaz, quando novo, tinha ido à escola. O monge disse-me que ele tinha andado na escola, mas era mau aluno e faltava muito às aulas. Também se envolvia frequentemente em lutas com os seus colegas e não conseguiu concluir seus estudos, e teve de deixar a escola. Quando se tornou num jovem adulto começou a jogar e a beber. Esses dois vícios apareceram-lhe mais tarde na vida por causa do ambiente. Mas o seu pecado original foi a teimosia, ele não obedecia a ninguém nem mesmo aos seus próprios pais. Quais foram as causas desse comportamento? Perguntei ao monge qual era a situação na família quando ele nasceu. Disse-me que os pais discutiam sempre e havia muitos problemas. A perturbação na mente dos pais tinha influenciado a mente da criança. Ele próprio acabou por se envolver em todo o tipo de problemas. Esse é um exemplo.

Muitas famílias, é claro, têm muitos filhos. A maioria das crianças é boa, mas algumas vezes uma delas acontece de ser uma maçã ruim. Descobriu-se que durante o tempo em que tinham aquela criança, o pai ou a mãe ou ambos, eles próprios, não se comportavam de forma apropriada. A criança que nasceu de uma mente insalubre torna-se ela própria ou ele próprio uma pessoa insalubre.

Conheci uma determinada família com dez filhos. Todas as crianças eram boas e tinham bom comportamento. Eram bons estudantes na escola, tinham bons empregos e levavam uma vida sadia. Eram crianças que despertavam apenas sentimentos calorosos para com a família e para com os pais. Nenhum deles trouxe para a família experiências dolorosas. Eu era próximo dessa família e assim perguntei-lhes a razão disso. Disseram-me que ambos os pais eram religiosos.  Observavam regularmente os Cinco Preceitos. Frequentavam os serviços do templo em cada dia religioso desde quando ambos eram jovens. O marido e a mulher amavam-se muito um ao outro. Nunca tiveram problemas entre eles. Pelo fato de que os pais estavam em paz com eles próprios e acreditavam em altos padrões morais, suas crianças tornaram-se boas e fáceis de ensinar. Isso mostra a influencia da bondade dos pais para com suas crianças.

Em outra família, o marido e a esposa eram bem comportados quando se tornaram idosos. Mas quando o marido era jovem, sua conduta não era boa. Ele adorava beber e procurar mulheres. Ele teve várias amantes, pois sempre se envolvia sexualmente com mulheres mais jovens, sendo ele mesmo um jovem inquieto. Mesmo após se casar e se estabelecer, ele não estava totalmente satisfeito com o que tinha em casa. Ele frequentemente saía à noite para beber. Quando se embebedava, ele buscava uma mulher para satisfazer seu impulso sexual. Devido ao fato de que ele era muito apegado à carne e ao sexo oposto, uma criança nascida durante o tempo em que esse pai se comportava mal acabou se tornando ruim como seu pai, i. e., ele era um Casanova tendo várias esposas. Ele não vivia em um lugar específico. Ele nunca estava satisfeito com sua vida sexual. Isso era devido a seu pai se comportar mal quando ele nasceu. Entretanto, seu pai foi capaz de virar a página ao focar sua vida na religião. Ele passou a se comportar bem. As crianças nascidas durante esse período eram bondosas, com um padrão moral mais elevado que aquela mencionada antes. Histórias como essas são verdadeiras. Nós podemos buscar por provas para confirmar essas histórias, mas os pais raramente admitiriam que se comportavam de tal maneira. Contudo, podemos obter informações daqueles que eram próximos a eles a fim de saber que tipo de pessoa eles foram e por que suas crianças eram de tal jeito, boas ou ruins.

Agora sabem que quando se tornam pais, dando à luz um bebê, vocês têm um poder tão grande para fazer ele ou ela do jeito que você quiser. Não importa o que os seus pensamentos ou os seus comportamentos tendem a ser, bons e ruins, eles vão desempenhar um papel na criação da vida e na mente de seus filhos. O futuro de seus filhos nasceu de suas ações no tempo presente a fim de fazer um futuro melhor para seus filhos. Isso é importante para aqueles que estão se preparando para se tornarem os pais de seus filhos. Nunca pensem que apenas se casaram para se tornar marido e mulher; então, em seguida, as crianças vão nascer; você irá criá-las até que elas cresçam de modo que vocês as colocam para trabalhar. Mas devem perceber que as crianças carregarão seu nome no futuro. Se a família vai prosperar ou não, depende do futuro de seus filhos também. Se seus filhos serão bons ou ruins, depende de você, de como são os seus modelos, os exemplos que seus filhos seguem. Os modelos dos seus filhos devem ser bons, antes que os exemplos possam moldam alguma coisa.

Um jovem casal, que decide se casar, deve compreender que ambos vão ser como um deus, que irá criar outros seres humanos. As pessoas que querem criar qualquer coisa devem pensar sobre a utilidade da coisa que vão criar. A maioria dos maridos e esposas deseja ter filhos. Alguns casais que não têm filhos sentem que isso se deve à falta de sorte. Eles pensam que haverá dificuldade quando se tornarem velhos. Pensam que o imóvel que adquiriram vai se tornar inútil. No Brahmanismo, qualquer pessoa que não tem filhos é considerada como se estivesse no inferno. Estar no inferno nesse caso significa uma angústia a respeito do futuro. Se eles têm filhos, podem depender deles. É um grande alívio. Mas se os pais têm filhos maus, eles acabam num inferno ainda mais profundo. A razão por eles terem filhos maus é, em parte, porque eles próprios cometeram erros. Eles podem corrigir isso, começando por melhorar a si mesmos. Quando eles próprios tornarem-se boas pessoas, as crianças, na maioria dos casos, acabam por ser tão boas quanto eles. Antes de tudo, depois de se casarem, os dois devem tentar melhorar suas mentes. Para ter felicidade em uma família e se dar bem juntos, o Dhamma do Buddha ensina marido e mulher a se comportarem de acordo com os seguintes quatro princípios:

1. Ter a mesma crença religiosa e padrão moral: devem ser um bom par. Não deveriam se contradizer quanto à crença. Marido e esposa que não acreditam nas mesmas coisas fundamentais não ficam juntos por muito tempo. Eles brigam frequentemente. Quando a família tem discussões todo o tempo, não conseguem estar em paz. É uma boa ideia ajustar suas crenças a fim de viver com harmonia um com o outro.

2. Ter o mesmo comportamento ou conduta, como o mesmo sīla ou padrão de conduta: eles devem ter o mesmo conjunto de regras de vida e costumes. É conhecimento comum que as mulheres caucasianas, que se casaram com orientais, como homens tailandeses, mudaram suas opiniões, crenças e costumes de modo a se ajustarem bem aos seus maridos e parentes. Isso é um modo correto que também faz com que seus maridos as amem e as respeitem mais.

3. Ter o mesmo conhecimento: mesmo que um não tenha a mesma formação acadêmica que o outro, eles deveriam ser capazes de conversarem um com o outro. Quando o marido diz algo, a mulher entende. Quando a mulher diz algo, o marido entende. Eles serão capazes de viajar juntos em sua longa jornada.

4. Estarem de acordo quanto à generosidade: isso significa estarem de acordo e aprovar quando qualquer um deles quiser fazer méritos ou doações para caridade. Eles não contradizem um ao outro a ponto de terem uma discussão, o que poderia trazer conflitos para a família.

Quando os dois lados têm os mesmos pensamentos e as mesmas crenças, isso pode ser chamado de o mesmo molde. A tampa e a panela se encaixam, servindo bem ao seu propósito. A família viverá em paz e feliz. Não há nenhum tipo de conflito ou de atrito. O próximo passo é que marido e mulher abstenham-se de todos os vícios, que são as causas de incontáveis vidas arruinadas, como:

1. Parar de tomar bebidas alcoólicas e de usar todos os tipos de narcóticos e de drogas perigosas;

2. Nunca sair à noite para lugares que podem trazer infelicidade para si e para sua família;

3. Deixar de satisfazer-se em brincadeiras que traga diversão demais a ponto de fazê-lo esquecer de quem e o que você é;

4. Nunca jogar qualquer jogo legal ou ilegal, pois são todos são ações insalubres;

5. Evitar associar-se com pessoas más a ponto de ficarem amigos;

6. Deixar de ter preguiça de trabalhar porque assim não se enriquece.

Marido e mulher que se abstenham de entrar na caverna da ruína como mencionado acima têm razão suficiente para acreditar que eles já têm uma boa base para se tornar pessoas boas e saudáveis. É, na verdade, um melhoramento de acordo com o princípio da boa vida em família. Pessoas comuns que têm máculas e desejos em suas mentes ainda terão alguns problemas de vez em quando com certeza.

Especialmente aqueles com uma família facilmente podem ter alguns conflitos. Então, eles devem ser particularmente cuidadosos e devem ter os seguintes quatros Dhammas como um seguro em suas vidas. Os quatro Dhammas são chamados de Gharavasadhamma (virtude para uma boa vida familiar).

1. Sacca. Marido e mulher devem ser honestos um com o outro. Eles devem viver juntos abertamente. Ambos deveriam ser abertos um com o outro o tempo todo. Não deveria haver nenhum segredo entre eles. Esse ponto é muito importante.

2. Dama. Ambos precisam aprender a controlar suas emoções. Nunca ajam impulsivamente. Pensem duas vezes antes de qualquer ação ou fala. Ao receberem alguma notícia, primeiramente revisem a informação. Não se permitam a seguir suas vontades e desejos em excesso, porque eles podem trazer problemas à família.

3. Khanti. Eles devem ser tolerantes com quaisquer situações que ocorram na família. Suas mentes não devem enfraquecer-se por nenhuma circunstância. Paciência é uma virtude, e normalmente leva tempo para as coisas acontecerem. A felicidade virá àqueles que são sempre pacientes.

4. Cāga. Ser generoso em doar para as pessoas em necessidade. Não sejam insensatos. Construam uma cerca ao redor de suas casas com o amor dos seus vizinhos, sempre compartilhando alimento com eles. Qualquer família com esse bom comportamento terá uma boa base para ter bons descendentes, que levarão o nome da família com eles.

Quando ambas as pessoas têm boas almas, outra boa alma será atraída para vir para o útero da dona de casa, conforme a vontade do casal. Você terá bons filhos porque você é bom. Então, seja bom desde o dia em que se casou e tente preservar essa bondade até o fim.

 

 


Traduzido pelo Grupo de Tradução do Centro Nalanda
com a permissão dos detentores do copyright

© 2013 Edições Nalanda


Nota: Ame seus Filhos do Jeito Certo” consiste de uma coletânea de ensinamentos dedicados à educação das crianças, dados por Panyananda Bhikkhu, um dos mais respeitados monges da Tailândia moderna.


* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.