.

Panyananda Bhikkhu
Panyananda Bhikkhu

~ Panyananda Bhikkhu ~ 

No coração e na alma de cada pai e mãe, há algo em comum sem qualquer exceção. Eles têm os mesmos desejos. Eles desejam “um futuro brilhante para seus filhos”. Se houver alguns sinais, muito embora insignificantes, mostrando que “o futuro dos seus filhos pode não ser certo”, o pai e a mãe dessas crianças tentariam esconder a tristeza e a infelicidade nos seus corações durante o tempo no qual seus filhos não estivesse seguindo um caminho claro.

Não é nada fácil nem uma responsabilidade pequena ser um pai ou mãe perfeito. A responsabilidade não termina apenas por se ter feito surgir uma criança neste mundo. Os problemas e os trabalhos que têm para apoiar os seus filhos em todas as coisas, que são as obrigações comuns de pai e mãe, não são suficientemente completas. Não podem pensar apenas em termos de “ter uma casa para viver, uma cama para dormir, uma almofada para pousar a cabeça, um meio de vida”. Não é totalmente correto pensar que isso é tudo o que é preciso. O ponto mais importante depende de vocês terem desenvolvido uma orientação para os seus filhos viverem as suas vidas de tal modo que ‘tenham um futuro brilhante’. Tentemos explorar e estudar isso apenas um pouco mais.

Acima e além do coração e alma de pai e mãe existe um desejo por um futuro brilhante para seus filhos. Alguns dos pais e mães apenas pensariam ou imaginariam. Esperam o tempo e a oportunidade, a riqueza e a boa sorte. Alguns de vocês que não têm a sabedoria para apoiar ou promover o futuro de seus filhos de forma alguma, têm o recurso de usar o “Que a sorte guie o caminho de meus filhos”. Como num velho ditado: ‘Deixe-os à sua sorte’. Qualquer esforço ou diligência é deixado apenas à própria sorte; você sabe, o que acontecerá com o futuro de seus filhos? Por essa razão você tem uma real necessidade e é extremamente importante que você encontre os meios e a forma de orientar os seus filhos, guiando-lhes o caminho todo o tempo. Há um antigo ditado: ‘Loog Keo Loog Kwan’ (que significa: meu filho, meu coração e alma), o qual indica a responsabilidade dos pais. São eles que construirão e apoiarão seus filhos para que eles atinjam as altas esperanças em seus corações e, como resultado, fazendo de seus filhos o “Loog Keo Loog Kwan” na realidade.

Quanto ao ditado “deixe-os à sua sorte”, é o que todos os pais deveriam reconhecer. E, por isso, a fim de construir e dar suporte às crianças para garantir-lhes um bom e próspero futuro, o Buddha proveu três princípios para seguir:

1. Pubbakamma – atos saudáveis na existência passada;

2. Paccubannakamma – atos saudáveis no tempo presente;

3. Anagatakamma – atos saudáveis no futuro.

O princípio do kamma de acordo com o ensinamento do Buddha tem muito mais detalhes. Porém, a fim de oferecer um fio condutor para os pais, eu não os discutirei extensamente, de modo a evitar qualquer confusão.

Quanto à Pubbakamma, quer dizer karma ou atos que foram feitos não apenas na existência passada, mas também nesta existência, neste mundo, não importa quais atos sejam. Ambos bons e maus atos são considerados “Pubbakamma”.

Por favor, notem que alguns dos Pubbakamma que cometemos há muito tempo podem ter efeito de 0 a 20 anos mais tarde. Alguns deles já esquecemos, pois muitas vezes dizemos: ‘O que fizemos para isso acontecer?’ Alguns de nós, quando confrontados com dificuldades em nossas vidas reais, podemos até ter que nos esconder e chorar sozinhos, dizendo para nós mesmos: ‘Por que nosso karma ruim tinha que nos colocar nesta grande bagunça?’ Tudo isso é devido a Pubbakamma. Qualquer um pode dizer que ‘Pubbakamma’ não tem poder de afetar a vida dele ou dela. Que eles falem assim. Mas, na realidade, o poder de Pubbakamma realmente controla as nossas vidas. Ninguém pode dizer a ‘Pubbakamma’ para fazer qualquer coisa para nós, exceto se fizermos nós mesmos. Nós somos os únicos que fizemos as ações. Somos os únicos que agimos.

Nossos atos agora serão então Pubbakamma.

Nossos atos de hoje serão Pubbakamma amanhã.

Nossos atos deste mês serão Pubbakamma no mês que vem.

Nossos atos este ano serão Pubbakamma no próximo ano.

Nossos atos nesta existência serão Pubbakamma na próxima existência.

 

Um Pubbakamma saudável vai nos ajudar e nos fazer prosperar. Um Pubbakamma prejudicial certamente vai nos empurrar para baixo e nos tornará piores e inferiores. Essa é a “Boa sorte” que estamos procurando sem perceber claramente que ela é o poder de Pubbakamma e nada mais que isso. Por este motivo, vocês como pais vão indicar o caminho certo para os seus entes queridos dizendo-lhes para praticar apenas “as boas ações” de forma consistente em suas vidas, e para ficar longe das “más ações”. “O Pubbakamma saudável” vai se tornar para eles uma herança de valor inestimável. Ele vai segui-los por toda parte como um bem e tudo o mais, por todo o tempo. Isso é “a boa sorte”, com certeza devido ao poder secreto de “Pubbakamma”.

Vamos pular Paccubannakamma e Anagatakamma por enquanto, mas voltaremos a falar deles mais tarde. Por favor, aguardem o momento. Agora sigam o caminho para “um futuro brilhante para seu filhos” na Parte I do “AME SEUS FILHOS DO JEITO CERTO”. A Parte II e a Parte III seguirão oportunamente.


Traduzido pelo Grupo de Tradução do Centro Nalanda
com a permissão dos detentores do copyright

© 2013 Edições Nalanda


Nota: Ame Seus Filhos Do Jeito Certo” consiste de uma coletânea de ensinamentos dedicados à educação das crianças, dados por Panyananda Bhikkhu, um dos mais respeitados monges da Tailândia moderna.

 


* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.