Ajahn Payutto
Ajahn Payutto

~ Ajahn  Payutto ~ 

O ensinamento da Originação Dependente pode ser resumido como se segue:

  1. Uma explicação que descreve a evolução do mundo e do ciclo de toda a vida, através da interpretação de algumas das palavras do Buddha de uma forma mais literal, por exemplo, o ensinamento do Buddha sobre a “origem do mundo” (loka-samudaya).
  2. Uma explicação que descreve o nascimento e a morte dos seres humanos e a origem e a cessação do sofrimento humano. Esta explicação pode ser subdividida em ainda duas categorias:
    1. Uma vasta descrição de uma vida para outra: a passagem de um reino de existência para outro. Essa é também uma explicação literal e é frequentemente encontrada nos comentários, onde é sistematizada e descrita em grande, e às vezes, amedrontador detalhe.
    2. Uma descrição de um ciclo presente em cada momento da vida. Esta descrição oferece uma interpretação desse ensinamento implícito na descrição anterior (2.A), mas é focado em um significado mais profundo de termos específicos em pāli, ou em seus significados práticos. Essa interpretação explica todo o ciclo da originação dependente, em termos de experiência presente, o que é considerado em correspondência com a intenção do Buddha e o objetivo real desse ensinamento, como evidenciado por muitos discursos do Buddha, incluindo o Cetanā Sutta, o Dukkhanirodha Sutta e o Lokanirodha Sutta. [85] No Abhidhamma uma seção inteira é dedicada à sequência completa da originação dependente gerada num único momento mental.

Em referência à explicação # 1, algumas pessoas interpretam a Originação Dependente como uma teoria da origem (‘gênese’) do universo, declarando a ignorância como uma ‘primeira causa’ de um processo acompanhado e completado pelos restantes onze fatores. Esta interpretação leva à visão de que o Buddhismo se assemelha a outras religiões e filosofias que postulam um agente principal, por exemplo, um deus criador que é a fonte de todos os seres e todas as coisas. Segundo essa interpretação, a única diferença seria que essas doutrinas teístas retratam a criação e a regência do mundo por uma força fora e acima da natureza, enquanto que o Buddhismo descreve um processo causal natural. Essa interpretação, entretanto, não é precisa, pois qualquer ensinamento que professe uma primeira causa ou primeiro agente contradiz o ensinamento da Originação Dependente ou da Condicionalidade Específica. O ensinamento da Originação Dependente oferece uma explicação objetiva da causalidade, que todas as coisas condicionadas estão inter-relacionadas e interdependentes. Elas surgem de modo sucessivo, causal, num processo sem começo ou fim. Uma primeira causa, quer seja um deus criador ou outro agente, é impossível. Portanto, a explicação da Originação Dependente como algo que descreve a evolução do mundo só é adequada no contexto da explicação de um processo natural, causal, de desenvolvimento e desintegração, sem começo e sem fim.

Uma maneira de determinar se uma interpretação da Originação Dependente é correta ou não é considerar a intenção do Buddha no ensino do Dhamma. O Buddha focou em coisas que podem ser aplicadas para trazer bem-estar, que são relevantes para a vida cotidiana e que resolvem problemas da vida real. Ele considerou as tentativas de alcançar a verdade através dos debates e especulação metafísica como sendo infrutíferas. Determinar o que é verdadeiramente o Buddha-Dhamma, portanto, requer uma consideração de valor ético e prático de um ensinamento. [86]

Para alcançar o sucesso e a realização, não podemos confiar na esperança, no desejo, no destino, em seres divinos ou em poderes sobrenaturais. Apenas atingimos o sucesso através de ações coordenadas que têm três atributos. Em primeiro lugar, temos de ser autoconfiantes e gerar as condições que levam ao sucesso. Em segundo lugar, para gerar essas condições, temos de entender corretamente cada um dos fatores dentro da dinâmica da natureza na qual estamos envolvidos, assim como a relação mútua entre fatores; a sabedoria é, então, um elemento essencial no processo. Em terceiro lugar, o conhecimento das conexões causais reduz ou elimina a identificação errada das coisas com um ‘eu’. Esse conhecimento promove uma relação apropriada em relação às coisas e conduz à liberdade interior.

A visão de mundo proveniente da explicação # 1 da Originação Dependente acima é adequada e está de acordo com os objetivos do Dhamma do Buddha. Ela proporciona uma ampla perspectiva de que as coisas se desenvolvem de acordo com causa e efeito, que elas dependem de condições naturais, que elas nem se originam de um deus criador nem aparecem aleatoria ou acidentalmente. Entretanto, embora essa explicação da Originação Dependente descrevendo uma evolução sem fim nem começo seja aceitável, seu valor prático é limitado. Não é ainda suficientemente segura ou estável para garantir os três atributos mencionados acima (especialmente o terceiro atributo de promover a liberdade).

Para beneficiar-se realmente dessa abrangente interpretação da Originação Dependente, deve-se refinar a investigação pelo discernindo da natureza causal, interdependente de todos os fenômenos condicionados. Quando se desenvolve essa clareza em cada momento da vida, os três atributos mencionados anteriormente são completos e, ao mesmo tempo, se alcança o objetivo verdadeiro da interpretação relacionada à evolução do mundo.

A explicação da Originação Dependente como evolução do mundo, no seu sentido mais abrangente ou de um modo mais refinado, é uma contemplação de fenômenos externos. A segunda explicação, por outro lado, acentua a vida interior dos seres humanos, inclusive a dinâmica do sofrimento humano.

A primeira subdivisão (2.A) é preferida nos comentários, onde é explicada em grande detalhe. Os comentários descrevem muitos novos termos descritivos para esse processo de modo a construir um sistema claro e organizado. A desvantagem, entretanto, é que tal sistema pode parecer inflexível, e para novos estudantes do Buddhismo, um tanto arcanos. A segunda sub-divisão (2.B) está diretamente relacionada à primeira (2.A), como será descrito abaixo. [87]

 


Traduzido pelo Grupo de Tradução do Centro Nalanda
em acordo com Buddhadhamma Foundation
Para Distribuição Gratuita
© 2013 Edições Nalanda


Nota: “Escritos sobre o Buddha Dhamma” consiste de um conjunto de escritos de um dos mais respeitados monges da Thailândia contemporânea, Venerável Ajahn Payutto.


* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.