.

rodaPor uma semana imediatamente após a iluminação, o Buddha sentou-se aos pés de uma árvore Bodhi, experimentando a suprema graça da emancipação. Ao fim dos sete dias ele emergiu daquela concentração (samadhi) e na primeira vigília da noite refletiu sobre a Originação Dependente (paticca-samuppada) na ordem direta (anuloma) assim:

Quando isto é, aquilo vem a ser; com o surgimento disto, aquilo surge; nomeadamente: dependente da ignorância, formações volitivas ou de kamma; dependente de formações volitivas, consciência (renascida); dependente da consciência, mentalidade-materialidade (combinação mental e física); dependente da mentalidade-materialidade, a base sêxtupla (os cinco órgãos dos sentidos físicos tendo a consciência por sexto); dependente da base sêxtupla, contato; dependente do contato, sensação; dependente da sensação, ânsia; dependente da ânsia, apego; dependente do apego, o processo de vir-a-ser; dependente do processo de vir-a-ser, vem o nascimento; dependente do nascimento surgem a velhice e a morte, tristeza, lamentação, dor, desgosto e desespero. Assim toda a massa de sofrimento surge”.

Na segunda vigília da noite, o Buddha refletiu sobre a Originação Dependente em ordem reversa (patiloma) assim: “Quando isto não é, aquilo não vem a ser; com a cessação disto, aquilo cessa; nomeadamente: com a total cessação da ignorância, a cessação das formações volitivas; com a cessação das formações, a cessação da consciência… (e assim por diante). Assim toda a massa de sofrimento cessa”.

Na terceira vigília da noite, o Buddha refletiu sobre a Originação Dependente tanto na ordem direta quanto na indireta, assim:

Quando isto é, aquilo vem a ser; com o surgimento disso, aquilo surge; quando isto não é, aquilo não vem a ser; com a cessação disto, aquilo cessa; nomeadamente: dependente da ignorância, formações volitivas… (e assim por diante). Assim toda a massa de sofrimento surge. Com a total cessação da ignorância, a cessação das formações volitivas… (e assim por diante). Assim toda essa massa de sofrimento cessa”. [1]

O Buddha então passou seis semanas mais em retiro solitário em seis pontos diferentes nas vizinhanças da árvore Bodhi. Ao fim desse período dois mercadores, Tapassu e Bhallika, que passavam por ali, ofereceram bolo de arroz e mel para o Mestre, e disseram: “Buscamos o refúgio no Buddha e no Dhamma [2]. Que o Bem-Aventurado nos receba como seus seguidores” [3]. Eles se tornaram os primeiros seguidores laicos (upasakas).

[1] Udana. P.1 Veja Wheel, 15: Originação Dependente – Piyadassi Thera.
[2] Naquela época ainda não havia a Ordem (sangha).
[3] Vin. I, 4.

* Acompanhe esta série