Joias Raras do ensinamento buddhistaBem-vindos ao podcast “Falando sobre Budismo”

[powerpress]

Neste episódio comecei a falar sobre o livro que lançamos recentemente, “Joias raras do ensinamento buddhista”, mostrando a ordem subjacente dos capítulo e terminando com uma nova sequência para lê-los. Este livro é uma antologia de vários autores que tiveram uma grande influência em minha caminhada, é uma felicidade poder trazer tais autores em versão ebook e impressa.

Neste episódio o tema central é a importância do entendimento do sofrimento (em toda sua extensão) e sua extinção, esclarecendo um “detalhe” sobre o ensinamento do Buddha que surpreendente parece ninguém mencionar a respeito de seu uso da palavra.

Isso acaba se conectando com uma palavrinha que é um impedimento no entendimento e harmonia entre as escolas budddhistas. A palavra hinayana vai nos levar a falar um pouco de entendimento incorreto, e a noção dualista de egoísmo e altruísmo no Buddhismo.

Três capítulos do “Joias raras do ensinamento buddhista” são recomendados neste podcast, que constitui a primeira seção temática do livro. O Venerável Khammai Dhammasami fala sobre as quatro nobres verdades, que é uma matrix geral de entendimento do sofrimento. Ajahn Buddhadasa mostra os pontos essenciais dos ensinamentos (o que vai permitir falar de acréscimo e essência na prática buddhista, e Ajahn Payutto traz o envelhecimento e a morte como uma das causas comuns do sofrimento para todos os seres.

Espero que gostem do podcast neste novo formato mais informal. O próximo “Falando sobre o Buddhismo” tocará num segundo tema geral presente neste livro: o cuidado com os outros e a ação benevolente.

Host: Ricardo Sasaki
O podcast foi produzido a partir da transcrição feita por Fátima F. a partir de uma aula dada no Centro Nalanda em 13/12/2013.


Se você gostaria de apoiar nosso trabalho de oferecimento de textos, podcasts, cursos, sustentação de espaços de retiro, etc. (em 2014 faremos 24 anos oferecendo o Dhamma em língua portuguesa!), considere a possibilidade de fazer uma pequena doação para nos ajudar a manter os serviços e demonstrar seu apoio.

Faça uma doação única de qualquer valor. Qualquer quantia é bem-vinda e agradecida:



Faça uma doação regular mensal que será debitada automaticamente de sua conta. Sugerimos 10,00 como contribuição. Note que se você fizer uma doação única de 120,00 você pode também pleitear entrar gratuitamente por 1 ano como membro do Nalanda, se quiser. Obrigado por sua ajuda!