Joias Raras do ensinamento buddhistaBem-vindos ao podcast “Falando sobre Budismo”

[powerpress]

No podcast anterior falei sobre como os capítulos do livro Joias Raras do Ensinamento Buddhista podem ser organizados conforme outra ordem diferente daquela dos capítulos do livro.

Neste segundo episódio abordo o tema do cuidar dos outros, que está ligado tanto com os ensinamentos sobre compaixão quanto sobre encontrarmos nossa função na vida a partir do entendimento da primeira Nobre Verdade.

Tomo brevemente dois capítulos do livro: “Buddhismo e Justiça Social” do Venerável Rewata Dhamma  e a “Vida Harmoniosa” de Ayya Khema. Um ponto precioso que é lembrado no podcast e no livro é o código de disciplina dos seguidores laicos buddhistas e os seis pares de relações humanas, e como seu não entendimento ocasiona problemas na família e na sociedade, e como seu entendimento colabora no encontro de nossa função.

Espero que gostem do podcast neste novo formato mais informal (deixem um comentário se tiverem tempo). O próximo “Falando sobre Budismo” tocará nos temas ‘cuidar de si mesmo’ e ‘meditação’. Os capítulos sobre Economia Buddhista mencionados no podcast podem ser encontrados aqui.

Host: Ricardo Sasaki
O podcast foi produzido a partir da transcrição feita por Fátima F. a partir de uma aula dada no Centro Nalanda em 13/12/2013.


Se você gostaria de apoiar nosso trabalho de oferecimento de textos, podcasts, cursos, sustentação de espaços de retiro, etc. (em 2014 faremos 24 anos oferecendo o Dhamma em língua portuguesa!), considere a possibilidade de fazer uma pequena doação para nos ajudar a manter os serviços e demonstrar seu apoio.

Faça uma doação única de qualquer valor. Qualquer quantia é bem-vinda e agradecida:



Faça uma doação regular mensal que será debitada automaticamente de sua conta. Sugerimos 10,00 como contribuição. Note que se você fizer uma doação única de 120,00 você pode também pleitear entrar gratuitamente por 1 ano como membro do Nalanda, se quiser. Obrigado por sua ajuda!