PS

Conteúdo

Origem e Cessação do Sofrimento humano

Uma Introdução à Co-Originação Dependente”

O Buddha disse que quem compreendia a Co-Originação Dependente (paticca-sammupada), compreendia o Dharma. E quem via o Dharma, via a Co-Originação Dependente. O que é esse ensinamento tão especial para o Buddha, mas do qual tão pouco se fala mesmo nos círculos buddhistas atuais?

Co-Originação Dependente

A Co-Originação Dependente ocupa um lugar central no edifício da doutrina budista. É dito que logo após seu Despertar, aos pés da Árvore da Iluminação, Buddha permaneceu sentado por sete dias apenas desfrutando das bênçãos da libertação. Depois disso, Buddha voltou sua mente para a reflexão a respeito da Co-Originação Dependente.Segundo o Mahavagga, que é o livro mais antigo que conta o que ocorreu imediatamente após o Despertar, o Buddha teria ficado quatro períodos de sete dias nas imediações da Árvore do Despertar. Mas todas as outras fontes posteriores atribuem sete períodos de sete dias.

Ananda é censurado pelo Buddha ao dizer que a Co-Originação Dependente era uma doutrina de fácil entendimento, e o próprio Buddha disse que quem vê a Co-Originação Dependente vê o Dhamma. Ainda hoje ela desafia o entendimento e há um número de interpretações possíveis sobre ela. A Co-Originação Dependente é dita ser o cerne do Ensinamento do Buddha. Você tem certeza que entende sobre a Co-Originação Dependente?

Neste mini-curso damos uma introdução à Originação Dependente como algo prático nas nossas vidas. No primeiro dia, conversamos sobre seus componentes, aprendendo como o Buddha explica a gênese do sofrimento nas nossas vidas e o que podemos fazer a fim de não sofrer. No segundo dia, vemos algumas interpretações alternativas – focadas nos ensinamentos do grande mestre thailandês Ajahn Buddhadasa e de sua discípula Ajahn Ranjuan -, tocando em temas como karma, renascimento, a relevância para a meditação em nossas vidas e no momento presente. Duas versões serão apresentadas, a Roda em Três Vidas e a em Uma Vida. O objetivo do curso é dar uma base firme para que mesmo as pessoas que nunca ouviram esse ensinamento possam começar a entender essa parte fundamental da doutrina buddhista e que é importante para todas as escolas buddhistas.

Alguns desafios a serem abordados:

Você acha que a Co-Originação Dependente realmente fala sobre várias vidas?

Você acha que parinibbana é o nome para quando o Buddha ou um iluminado morre?

Há somente uma forma de Co-Originação Dependente, certo?

Tem certeza que a Co-Originação Dependente ensina sobre a lei da causalidade?

Se você respondeu sim às questões acima, esse curso poderá ser útil para você no sentido de aprender uma outra forma de esse tema que é central no entendimento de todas as formas de Buddhismo.