O Coração da Mente

.

O Coração da Mente

Perspectivas e Práticas na Psicologia Oriental

Conhecer a si mesmo é esquecer de si mesmo
Esquecer de si mesmo é ser iluminado por todas as coisas

buddha da medicinaComo o conhecimento oriental pode ajudar em como lidamos com as emoções e pensamentos? A psicologia oriental trata a saúde mental de uma forma diferente da psicologia clássica ocidental. Sua ênfase no entendimento vivencial, na atenção vigilante e no treinamento da mente marca um diferencial prático que tem como base filosofias profundas que permanecem subjacentes aos seus métodos.

Neste programa trabalhamos com alguns desses métodos (provenientes do buddhismo japonês, indiano e tibetano, bem como a moderna psicologia oriental), integrando aulas e exercícios.

Alguns dos temas:
.: “A introspecção buddhista como método de encontro da natureza humana”
.: “Trabalhando com relacionamentos”
.: “Prática espiritual e Psicologia”
.: “Gratidão, Interdependência e Exercícios Diários”
.: “A descoberta da Simplicidade”

Ricardo Sasaki é psicoterapeuta, formado pela USP (Universidade de São Paulo), e diretor do Centro Buddhista Nalanda. Há mais de vinte anos trabalha com um enfoque integral do lidar com o processo mente/corpo, baseado na visão da saúde mental como harmonia com o próprio mundo, harmonia que pode ser desenvolvida através da plena atenção, da prática do focamento e de uma investigação do sofrimento e de suas origens, aliada ao conhecimento dos processos cognitivos interiores.