Introdução a O Buddha & Seus Discípulos

por Ven. S. Dhammika

A vida do Buddha é mais do que um relato sobre a busca de um homem e a compreensão da verdade; ela também é sobre as pessoas que encontraram aquele homem durante seus quarenta e cinco anos de carreira e como esses encontros as transformaram. Se a busca de Buddha – e seus encontros com outros – for contextualizada no mundo no qual esses eventos ocorreram, um mundo com seus costumes singulares, suas intrigas políticas e seu fermento religioso, torna-se uma das histórias mais fascinantes já contadas. Você se encontrará com reis orgulhosos e párias humildes, com monges em mantos cor de açafrão (alguns santos, outros apenas humanos), com patronos generosos e rivais ciumentos.

Alguns eventos da vida do Buddha são descritos pelos estudiosos como “lendas”, mas se olharmos para eles objetivamente, poucos deles poderiam ser considerados implausíveis. Poder-se-ia desacreditar o hábito de Angulimala de cortar um dedo de cada vítima, porém a história criminal da humanidade nos fornece amplas evidências de comportamentos muito mais bizarros e horríveis do que isso. A rápida ascensão de Samavati da miséria para a realeza é certamente incomum, mas existe como uma real possibilidade.

As narrativas sobre Devadatta podem ser um tanto quanto exageradas e sem dúvida foram registradas no Vinaya na ordem incorreta. No entanto, esse tipo de coisa é justamente o que seria de se esperar de uma pessoa extremamente talentosa e, ao mesmo tempo, extremamente invejosa e ambiciosa. E, passando como uma brisa fresca por todo esse drama está o Buddha, paciente, sorridente e inequivocamente real.

A informação mais antiga e autêntica que temos sobre a vida do Buddha pode ser encontrada no Tipitaka Pāli, não em ordem cronológica, mas eventos espalhados aqui e ali, como pepitas de ouro no leito de um rio arenoso. Menos confiável, mas ainda assim, às vezes útil, é a informação nos comentários em pāli, especialmente o Dhammapada Atthakatha e o Jātaka Nidānakatha. Depois disso, temos os sutras mahāyāna em que o Buddha histórico começa a desaparecer de vista atrás de um véu de lendas e romance, tornando-se cada vez menos acessível à medida que isso ocorre.

Nós somos humanos, imperfeitamente humanos, e se quisermos transcender este estado precisaremos de um guia e de um ideal que seja, ao mesmo tempo, humano e perfeito. O Buddha é esse guia e ideal e no Tipitaka Pāli ele é retratado como tal. Assim, a história do Buddha e de seus discípulos contada em fontes pāli não é apenas uma história autêntica e fascinante, é também uma que tem um significado espiritual.

Dúzias de livros sobre a vida do Buddha já foram publicados, dois dos melhores apenas recentemente. Eles são o Buddha histórico por H.W. Schumann e O Buddha por Michael Carrithers. Ambos os livros evitam admiravelmente os extremos de incluir em excesso muito do que é evidentemente mitológico de um lado e do outro de adotar uma abordagem acadêmica entediante que, sendo concebida sem fé, é incapaz de inspirar fé no leitor.

Infelizmente, nenhum desses livros está amplamente acessível nas livrarias locais. A única biografia do Buddha escrita localmente que evita esses extremos é A vida de Gotama, o Buddha, do venerável B. Dhammaratana e de Senarath Vijayasundara. Entretanto, dado que esse livro tão bem escrito está esgotado, uma nova e mais completa abordagem à vida do Buddha se justifica.

O Buddha & Seus Discípulos é o segundo daquilo que deverá se constituir de uma série de três livros básicos usados pelo Curso Introdutório de Dhamma da Buddha Dhamma Mandala Society. O Curso tem se mostrado bem popular entre os moradores de Cingapura e espero que este livro agregue valor. Gostaria de agradecer a Doris Teo e Donna Pang por toda a ajuda que deram na preparação deste livro. As ilustrações originais que vivificam o texto foram feitas por Eric Yeo, do mesmo modo como o fez para o primeiro volume da série. Um agradecimento é devido às muitas pessoas que ajudaram de inúmeros modos.

✧ ✧ ✧


Traduzido pelo Grupo de Tradução do Centro Nalanda
em acordo com o autor
Para Distribuição Gratuita
© 2016 Edições Nalanda

Nota: Este artigo é parte da série O Buddha & Seus Discípulos que está sendo traduzida e cujas partes serão publicadas aqui no site.


* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.