~ Ven. S. Dhammika ~

Há algo na doutrina buddhista que possa ajudar a explicar o fenômeno da atração pelo mesmo sexo? Uma resposta popular, ainda que bastante ingênua,  a esta questão é que homossexuais eram de um gênero oposto em suas vidas passadas e as inclinações do gênero oposto foram trazidas para sua vida presente. Essa explicação não se torna convincente quando percebemos que muitos gays são felizes com seus corpos masculinos e, de fato, alguns são distintivamente masculinos na aparência, aspecto e interesses, enquanto muitas lésbicas estão satisfeitas com seus corpos femininos e são tão femininas quanto mulheres heterossexuais.

Outra versão da teoria do renascimento é de que a homossexualidade é o resultado de algo negativo feito em uma vida passada, que isso é o resultado de um karma ruim. O problema com essa teoria é que é baseada numa má interpretação do ensinamento de Buddha sobre o karma (veja Ética Buddhista). É também incorreto supor que todos os homossexuais sejam inevitavelmente infelizes ou menos favorecidos, o que não era o caso nem antes das reformas esclarecedoras das últimas décadas e é menos ainda agora. Teria o karma mudado de ideia sobre a homossexualidade, quando tinha decidido “punir” homossexuais no passado e agora mudado de postura?

Mas talvez o problema não seja as questões sobre o que causa a homossexualidade, e sim o próprio questionamento. Quão problemática se torna essa questão se sutilmente a mudarmos e perguntarmos: “O que causa a heterossexualidade?”. A maioria das pessoas responderia que a heterossexualidade não tem uma “causa” além dos concomitantes naturais que determinam a sexualidade. É um evento que acontece naturalmente, e talvez a homossexualidade também o seja.

Nós podemos ir mais longe ao dizer que Buddha não estava realmente preocupado em dar explicações a todas as questões passíveis de serem perguntadas. O Buddhismo está bastante satisfeito em deixar questões importantes serem respondidas por especialistas na área de abrangência da pergunta, seja ela qual for. A principal preocupação de Buddha era o sofrimento e como ele pode ser superado. Leis punitivas, ignorância, exclusão social, discriminação, etc., são causas de grandes misérias na vida presente e são coisas que podem ser mudadas ou consertadas.


Traduzido por Patrícia Siqueira 
em acordo com o autor
Para Distribuição Gratuita
© 2015 Edições Nalanda

Nota: Este artigo é parte da série Buddhismo e as questões LGBT que está sendo traduzida e cujas partes serão publicadas aqui no site.


* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.

3 COMMENTS

  1. O que causa a vida? o que causa nosso corpo inteiro trabalhar em conjunto? oque causa a morte? mais uma vez as pessoas estão tentando transformar o homossexualismo num vitimismo barato e chato. Se você quer ser gay, seja gay! Se você quer ser hetero, SEJA! apenas deixa acontecer… agora ficar batendo na mesma tecla que nem citado no texto” Quão problemática se torna essa questão se sutilmente a mudarmos e perguntarmos: “O que causa a heterossexualidade?”. A maioria das pessoas responderia que a heterossexualidade não tem uma “causa” além dos concomitantes naturais que determinam a sexualidade. É um evento que acontece naturalmente, e talvez a homossexualidade também o seja.” Exato! Ninguém esta criando textos enormes o tempo inteiro falando sobre heterossexualismo. Acho que oque causa mais preconceito é as pessoas quererem ficar provando que estão certas, ao invés de apenas viver aquilo que elas acreditam!

  2. Ariane, as evidências apontam para o fato de que a orientação sexual das pessoas não é uma questão de querer ou não querer ser, as pessoas naturalmente se descobrem heteros ou não. A orientação sexual é involuntária, por exemplo, eu sou hetero mas não escolhi ser assim – apenas me descobri assim.

  3. A grande questão não é fazer grandes texto provando que a homossexualidade é certa, mas tentar acabar com o grande preconceito que ainda existe em relação aos homossexuais, e que não é pouco. A parte final do texto explicita bem isso: “…Leis punitivas, ignorância, exclusão social, discriminação, etc., são causas de grandes misérias na vida presente e são coisas que podem ser mudadas ou consertadas.” Isso me recorda na empresa a qual trabalho e quando eu fui falar pela primeira vez com algumas pessoas de setores importantes lá (eu não sabia da opção sexual delas) e sempre ouvi advertências de outras pessoas que vinham até mim e falavam “cuidado! Fulano é gay”. Então preconceito existe sim. A questão não é provar se estar certo ou errado, mas é que o “viver o que acreditam” não é possivel enquanto várias facas lhe são apontadas diariamente.

Comments are closed.