Quem Dirige

.

A Comunidade Buddhista Nalanda foi fundada por Dhammacariya Dhanapala em maio de 1989 , sob a inspiração de diversos professores e com o objetivo de promover o estudo e a prática dos ensinamentos da tradição buddhista em solo brasileiro. Nosso foco não é em formar instrutores ou professores, não é criar círculos esotéricos de iniciados e não-iniciados, nem estabelecer hierarquias de gurus e discípulos ou antigos e novos; mas, sim, incentivar a existência de amigos dispostos a se ajudarem mutuamente no entendimento e prática dos ensinamentos primevos do Buddha. Nesse sentido, a Comunidade cresce e melhor serve o Dhamma na dependência da ajuda inestimável de todos os seus membros, facilitadores e simpatizantes.

Ricardo Sasaki (Dhammacariya Dhanapala) é o Diretor-Presidente do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, através do qual ministra cursos, workshops e retiros de Meditação, Ensinamentos Buddhistas e Religiões Comparadas, além do trabalho de escrita e tradução, com livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. Ricardo Sasaki é também psicólogo clínico formado pela USP, e coordenador filosófico-pedagógico do Numi – Núcleo de Mindfulness de Minas Gerais. Há anos treina sob diversos professores, tendo vivido em mosteiros nos EUA, Tailândia, Índia e outros países do Sudeste Asiático, com os quais mantém constante contato. Tem certificação internacional (CI) como instrutor de mindfulness; CI como professor de dharma pela tradição buddhista theravada; CI como professor de dharma e ministro de dharma pela tradição buddhista mahayana; CI como professor de meditação buddhista; CI como professor de yoga (na Índia).

Dedicado ao buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores buddhistas, como Ajahn Buddhadasa (um dos mestres fundamentais da linhagem das florestas) e Anagarika Munindra (professor dos principais ocidentais que trouxeram Vipassana para o Ocidente). Desde 1994, convida e organiza retiros e atividades com vários professores e monges buddhistas de fora do Brasil. Em 1999, iniciou as obras do Nalandarama (Mosteiro da Generosidade Sem Fim), o primeiro Centro Theravada da América do Sul dedicado exclusivamente a retiros de meditação intensiva na tradição das florestas. Foi um dos diretores-fundadores do Colegiado Buddhista Brasileiro

Seu nome de Dharma no Mahayana é Shaku Ryuyo, sendo um professor de Dharma e ministro laico autorizado na linhagem do Rev. Gyomay Kubose. Na tradição Theravada, seu nome de Dharma é Upasaka Dhanapala, tendo recebido a certificação como dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária’ : Dhamma/skr.Dharma = ensinamento do Buddha : Acariya = professor/mestre) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, na época o monge mais senior da Birmânia (Myanmar) vivendo no ocidente e um dos mais renomados monges e mestres de meditação e Abhidhamma do século (sendo conhecido como um dos Três Leões do Abhidhamma – a psicologia/física buddhista-, ao lado de U Silananda Sayadaw e Ven. Bhikkhu Bodhi), da linhagem birmanesa do Buddhismo Theravada.

Ricardo Sasaki é o responsável na América do Sul pela veiculação dos ensinamentos de Venerável Ajahn Buddhadasa, o renomado monge e renovador do buddhismo tailandês da linhagem das florestas do Buddhismo Theravada, além de tradutor autorizado das obras de Phra Payutto, Bhikkhu Bodhi, Rewata Dhamma Sayadaw, e vários outros eminentes mestres da tradição buddhista. Em 2010 foi agraciado pela Sangha birmanesa e pelo Ministério de Assuntos Religiosos de Myanmar com o título de “mahasadhammajotikadhaja” (“grande bandeira luminosa do verdadeiro dhamma”) por serviços significativos para a purificação, perpetuação e desenvolvimento do Buddha Sasana (tradição buddhista) em Pariyatti (estudo) e Patipatti (prática). E posteriormente agraciado com um MA honorário em Buddhismo pela Birmingham Buddhist Academy, reconhecida pela International Theravada Buddhist Missionary University de Myanmar.

Seu interesse se concentra num desenvolvimento harmônico entre conhecimento teórico e prática meditativa bem fundamentados, utilizando de material canônico, pesquisa histórica, estímulo de grandes mestres e exemplos práticos do dia-a-dia, buscando oferecer recursos e inspiração para que os praticantes, tanto individualmente quanto em grupo, possam se tornar verdadeiros “estudantes do Dhamma”.

Na visão de Ajahn Buddhadasa, um “estudante do Dhamma” deve:

  • desenvolver compaixão por si e por todos os outros seres
  • manter uma atenção calma e focada diante dos assuntos a enfrentar
  • buscar o abandono temporário, de forma relaxada, das crenças e teorias passadas, mesmo quando nominalmente ‘buddhistas’, para assim estar melhor preparado para ver as coisas como elas realmente são
  • ter a disposição de pensar por si mesmo
  • estimular a discussão amigável com outros buscadores
  • engajar-se na experimentação prática na vida diária, a fim de testar as conclusões a que suas leituras e ponderações o levem
  • ter humildade e fervorosa honestidade

-> Currículo em detalhe aqui

-> Para convites para palestras, cursos e eventos, entre em contato direto.


Ajahn Buddhadasa

Buddhadasa Bhikkhu (o Servo do Buddha) tornou-se um bhikkhu (monge buddhista) em 1926, com a idade de 20 anos. Após alguns anos de estudo em Bangkok, sentiu-se inspirado a viver perto da natureza, de maneira a investigar o Buddha-Dhamma. Estabeleceu, então, Suan Mokkhabalarama (O Jardim do Poder da Libertação) em 1932, perto de sua cidade natal. Na época, ele era o único Centro de Dhamma na Floresta e um dos poucos lugares dedicados a vipassana (o cultivo mental que leva ao “ver claramente” a realidade) no sul da Thailândia. O reconhecimento de Buddhadasa Bhikkhu, sua obra e Suan Mokkh, espalhou-se no correr dos anos, de forma que agora eles são facilmente descritos como “um dos eventos mais influentes da história buddhista da Thailândia”. Ajahn Buddhadasa trabalhou incansavelmente a fim de estabelecer e explicar os princípios corretos e essenciais do Buddhismo original. Seu trabalho foi baseado em extensa pesquisa dos textos pali (cânon e comentário), especialmente dos Discursos do Buddha (sutta pitaka), seguido de experimento e prática pessoal com estes ensinamentos. A seguir, ensinava o que quer que ele pudesse verdadeiramente dizer que eliminasse dukkha. Seu objetivo foi sempre o de produzir um conjunto completo de referências para a pesquisa e prática, presente e futura. Sua abordagem foi sempre científica, direta e prática.Tan Ajahn morreu em 1993, mas sua obra permanece como uma luz a indicar o caminho para todos os sérios buscadores da verdade. A Comunidade Nalanda de Buddhismo Theravada é um dos centros reconhecidos no mundo, o único da América do Sul, a continuar nessa exploração segundo suas diretrizes e dar continuidade ao seu pensamento. (veja mais aqui)

Rewata Dhamma Sayadaw

O Venerável Dr. Rewata Dhamma foi um monge Theravada singular, que foi indicado como diretor espiritual do Centro Buddhista West Midlands em Birmingham pelo 16º Gyalwa Karmapa, diretor da Escola Karma Kagyu de Buddhismo Tibetano. Lecionou Buddhismo e meditação em centros de Buddhismo Tibetano em muitos países europeus, tendo convivido com nomes importantes dessa tradição como Tarthang Tulku e Kalu Rinpoche, do qual chegou a receber também ensinamentos.

Além disso, o Venerável Dr. Rewata Dhamma participou frequentemente de conferências internacionais sobre paz em todo o mundo e de diálogos ecumênicos, já tendo participado de vários simpósios ecumênicos em muitos países. Suas principais atividades foram o ensino do Buddhismo e a meditação vipassana, não apenas no seu vihara em Birmingham, mas em toda Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Amigo pessoal de S.N.Goenka, recebeu também a permissão de ensino na linhagem de U Ba Khin, além daquela de Mahasi Sayadaw e de Mogok Sayadaw.

Em 1975, foi convidado a morar na Inglaterra e estabeleceu um mosteiro buddhista em Birmingham. De lá, ele viajou muito, ensinando Buddhismo e dirigindo retiros de meditação pela Europa, Estados Unidos e Brasil.

Sayadaw assumiu um especial interesse por nossa comunidade Nalanda no Brasil, cuidando pessoalmente de vários detalhes importantes em relação ao centro e, após anos de treinamento, conferiu a transmissão do Dharma (Dhamma) ao seu diretor. Sayadaw tinha uma grande consideração por Tan Ajahn Buddhadasa e, como ele, combinava uma rara erudição, grande prática meditativa e uma especial atenção às questões sociais e de aplicação do Dhamma na vida, mantendo igualmente uma visão aberta e ecumênica com relação à variedade das escolas buddhistas.

Ajahn Santikaro

Santikaro nasceu em Chicago, EUA. Após formar-se em retórica na faculdade, viajou a Thailândia como parte do Peace Corps trabalhando como professor e inglês. Lá, encontrou o Buddhismo e assumiu os votos de monge Theravada em 1985.

Por muitos anos serviu como tradutor e líder de retiro do Wat Suan Mokkh para o famoso monge thailandês, Ajahn Buddhadasa, cuja obra inspirou toda uma geração de indivíduos socialmente engajados, tanto na Thailândia quanto ao redor do mundo. Foi, por anos, abade do Suan Atammayatarama, um anexo de Suan Mokkh dedicado ao treinamento de monges estrangeiros.

Santikaro tem traduzido a obra de Buddhadasa para o inglês desde então. Ele é o fundador do Thinking Sangha, uma comunidade de pensadores buddhistas socialmente engajados, ligados com ensinamentos sobre a paz e a ética para o mundo contemporâneo. De volta aos EUA em 2001, fundou o Liberation Park, em Oak Park, Illinois, uma comunidade para o estudo e a prática do Dhamma, na trilha dos ensinamentos de Ajahn Buddhadasa.

Santikaro tem um interesse particular no diálogo Cristianismo-Buddhismo e conduziu retiros para religiosos católicos na Thailândia e Filipinas. Por muitos anos foi um amigo especial da World Community for Christian Meditation (WCCM). Participou das peregrinações Way of Peace lideradas pelo Padre Laurence Freeman e pelo Dalai Lama em Bodhgaya; Florença, Itália; e Belfast, Irlanda; e contribuiu com um artigo para o 25o. aniversário do Boletim da WCCM (“Meditando com as Irmãs Filipinas”.) Em outubro de 2000 ele foi um dos palestrantes da John Main Conference em Belfast.

Santikaro é um amigo de longa data da Comunidade Nalanda e de seu diretor, tendo estado no Brasil em 2003, 2006, 2007 , 2008, 2009 e 2010.

Veja aqui uma seleção de links sobre Ajahn Santikaro

Venerável Uttaranyana Sayadaw

O Venerável Dr. Uttaranyana Sayadaw é o atual abade do Birmingham Buddhist Vihara da Grã-Bretanha. Nasceu em Myanmar (Birmânia) em 1949 e estudou o Buddhismo desde sua infância sob a tutela de vários monges eruditos eminentes. Graduou-se nos exames superiores de estudos das escrituras e foi agraciado com os prestigiados títulos de Sasanadhaja Dhammacariya (1972) , Sasanadhaja Siripavara-Dhammacariya (1975), Aggamahapandita (2011). Sua gradução universitária foi pela Yangon University em 1986.

Em 1992, foi para a Índia para mais estudos e lá obteve os graus de M.A. (1994), M.Phil e Tibetan Diploma (1995), PhD (Samgha and Royalty/1998) pela Delhi University. Permaneceu também no Mahasi Meditation Centre em Yangon por três anos (1984 / 1986) como meditante e instrutor de meditação. Trabalhou no State Pariyatti Sasana University em Mandalay de 1986 a 1992 como Registrar, Professor de Literature de Myanmar e Secretário do Conselho Administrativo e Acadêmico.

Em 1999 trabalhou na Theravada Buddhist Missionary University em Yangon como Dean de Meditação (Patipatti) da Faculdade e Secretário do Text Book Committee até 2003. O governo de Myanmar conferiu a ele os títulos religiosos de Mahaganthavacaka Pandita (1992) e Aggamahaganthavacaka Pandita (2002) por suas atividades acadêmicas. Neste ano de 2011, Bhante Uttaranyana foi agraciado com o alto título acadêmico de Agga Mahapandito (grande erudito). Ele agora ensina Majjimanikaya, Gramática Pali, Abhidhamma e meditação Vipassana no Birmingham Buddhist Vihara, UK; e é atualmente um dos responsáveis pelo curso de estudos superiores da Universidade de Birmingham.