Quem somos


A Comunidade Buddhista Nalanda é um espaço criado para o entendimento e prática dos ensinamentos primevos do Buddha. O Buddha deu aos homens instruções claras sobre a natureza do homem, sua vida, e o caminho de purificação e libertação das aflições mentais. Dirigido a todos os homens 'com olhos para ver e ouvidos para ouvir', sua mensagem não era restrita a uma certa camada da população, nem possuia restrições religiosas, econômicas ou sociais. No decorrer dos séculos, seus ensinamentos foram por vezes transformados e reformulados, sofrendo mesmo acréscimos culturais e doutrinais. Na Comunidade Nalanda buscamos redescobrir os ensinamentos originais do Buddha, investigando as expressões mais antigas de seus ensinamentos, bem como as linhagens de transmissão dos mestres que, através dos séculos, trouxeram o Dhamma precioso até os dias atuais.

Nosso intuito principal é colaborar nessa reflexão sobre a mensagem intemporal do Buddha, oferecendo para isso espaços de meditação, nos quais são realizados cursos, reuniões e retiros. Nossas atividades têm como finalidade ajudar na compreensão teórica e prática do Dhamma (o ensinamento do Buddha); colaborar na transmissão de técnicas de meditação tradicionais; e incentivar a formação de um grupo de pessoas que se esforce por viver segundo tais ensinamentos.

A Comunidade Buddhista Nalanda veicula primariamente os ensinamentos e práticas da Escola Theravada tendo como inspiração principal a tradição das florestas dessa escola, estando conectado a linhagens do Camboja, Thailândia, Sri Lanka e Birmânia. Para saber mais sobre as diversas escolas buddhistas, você pode clicar aqui.

A escola Theravada é pouco conhecida no Brasil, apesar de ser aquela que mais possui aderentes no mundo. Dentro da escola Theravada, estamos principalmente ligados à tradição thai-birmanesa, e oferecemos cursos, livros, prática semanal e retiros de prática intensiva de meditação, além de um site cheio de informações.

A Comunidade Buddhista Nalanda é também um dos poucos centros no mundo reconhecidos como veiculando os ensinamentos de Ajahn (Acariya) Buddhadasa, além de ser membro da Pali Text Society e da Buddhist Publication Society. Também desenvolvemos um intenso trabalho de tradução e escrita, veiculado por este site, o site do grupo de Curitiba e os blogs Folhas no Caminho e No Que os Buddhistas Acreditam, além de Edições Nalanda, e convidamos que você também nos ajude nesse projeto.

Um outro grande projeto em andamento é a construção do Centro de Retiros Nalandarama, já com espaço para 32 pessoas. Nele realizamos retiros e workshops regulares.

A Comunidade Buddhista Nalanda foi fundada por Upasaka Dhanapala em 1989 com o objetivo de promover o estudo e a prática dos ensinamentos da tradição buddhista em solo brasileiro, e reunir um grupo de amigos dispostos a ajudarem-se mutuamente para este fim. À medida que cresce o interesse nos ensinamentos primevos do Buddha, nossa comunidade também cresce, contando com grupos de prática em São Paulo, Curitiba e Recife, além de sua sede em Belo Horizonte. A Comunidade também conta com membros à distância espalhados por todo o Brasil e além-mar, os quais, além de receber material inédito, podem interagir uns com os outros.

Apesar de ligados primariamente à escola Theravada, nossas influências foram muitas e por isso mantemos uma firme crença na harmonia fundamental de todas as escolas ortodoxas, mantendo laços de amizade com vários centros e professores de outras escolas buddhistas, os quais sempre convidamos para ministrar seus ensinamentos. A ênfase de nossos centros é colocada sobre a prática da meditação, o estudo do Dhamma em suas várias manifestações, e a vida diária.

O que significa Nalanda?

Nalanda significa "o lugar que oferece o lótus". A flor de lótus é um símbolo oriental que se refere ao conhecimento espiritual, o caminho de investigação e descoberta interior. Nalanda também é o nome da localidade onde se situava uma das mais famosas universidades buddhistas de antigamente, a qual floresceu entre os séculos V e XII. Segundo a tradição, Nalanda foi visitada muitas vezes pelo Buddha, sendo também o lugar de nascimento de um de seus principais discípulos, o venerável Sâriputta. Conheça mais sobre a antiga universidade de Nalanda na Índia.

Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda é uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmissão séria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, meditação budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de várias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de várias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada é a única que existe até os dias de hoje. É o budismo praticado na tailândia, sri lanka (ceilão), birmânia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos últimos 20 anos tiveram seu início no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!