.

Solucionando problemas globais:
uma perspectiva buddhista

~ Sulak Sivaraksa ~


Sulak_Sivaraksa

Para ser honesto e indo direto ao ponto, eu preciso declarar que não há uma perspectiva buddhista séria sobre como resolver os problemas globais.

A World Fellowship of Buddhists, com seu escritório central em Bangkok, vem evitando completamente assuntos políticos, militares e econômicos. Não lidou ainda com assuntos ambientais ou com crises que ferem os diretos humanos, e também não vem promovendo a cooperação humana. Os membros se reúnem a cada poucos anos para que possam reafirmar quão maravilhosos nós buddhistas somos.

Embora a Conferência Mundial sobre Religião e Paz, com seu escritório central em Genebra e Nova Iorque, possua forte suporte financeiro proveniente do Buddhismo (especialmente da Rishokoseikai do Japão), ela vem estabelecendo resoluções sobre assuntos globais sem fazer algo significativo de uma perspectiva buddhista. De fato, buddhistas contemporâneos parecem estar somente interessados nos níveis nacional, local ou de forma específica a um grupo religioso.

É, portanto, gratificante saber que a Conferência dos Buddhistas Asiáticos para a Paz (ABCP) está organizando o quarto Seminário Internacional sobre Budismo e Liderança para a Paz.

Esforços da Universidade da ONU
O Mito de Cakkravartin e a Resolução dos Problemas Globais
O Papel da Sangha
A Importância da Espiritualidade Socialmente Engajada
Uma Nova Interpretação do Conceito Buddhista de Interdependência e a Aplicação dos Cinco Preceitos à Situação Contemporânea; A Rede Internacional de Buddhistas Engajados: Um Começo Esperançoso para a Solução dos Problemas Globais



Traduzido por Oscar Rodrigues Simões
para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda
© da tradução, 2012 Edições Nalanda