Centro de Estudos Buddhistas Nalanda

Dhammadipa

“Ven. Dhammadipa é um professor de meditação
altamente qualificado, o qual treinou
tanto em meditação samatha quanto
em vipassana, sob eminentes professores
do Sri Lanka e Birmânia, hábil no ensino
tanto de ocidentais quanto de asiáticos”.
–Venerável Bhikkhu Bodhi

Primeira visita do Venerável Dhammadipa ao Brasil

É um grande prazer para a Comunidade Nalanda anunciar a vinda do Venerável Dhammadipa em sua primeira visita ao nosso país, para um extenso programa de ensinamentos e práticas em São Paulo/SP, Aracaju/SE e Belo Horizonte/MG.

Nascido na Tchecoslováquia, o Ven. Dhammadipa é um professor de meditação mundialmente reconhecido, com um profundo entendimento da meditação tanto na tradição Theravada quanto Mahayana. Em 1987 ele recebeu a ordenação tradicional Theravada no Sri Lanka, onde praticou sob o Ven. Sri Nanarama Mahathera.

Em 1989 recebeu a ordenação como monge Mahayana no Hsi Lai Temple de Los Angeles. Em 1996 praticou meditação sob a tutela de um dos principais mestres de meditação, Ven. Pa Auk Sayadaw de Myanmar (Birmânia) e é considerado pelo Sayadaw como sendo o primeiro discípulo ocidental qualificado a ensinar meditação.

Nos últimos dez anos, o Ven. Dhammadipa tem ensinado meditação em mosteiros ocidentais e asiáticos, bem como em universidades em todo o mundo.

Uma extensa biografia do Ven. Dhammadipa pode ser encontrada aqui
ou traduzida para o português no final dessa página

Uma entrevista em inglês do Ven. Dhammadipa sobre o tema do Buddhismo para ocidentais pode ser encontrada aqui?

Programa em São Paulo/SP


Programa em Aracaju/SE


Programa em Belo Horizonte/MG

O PROFESSOR:

Agora com 61 anos de idade, o Venerável Dhammadipa nasceu na Tchecoslováquia em 1949. Estudou Literatura e Filosofia Chinesa na Universidade de Praga, graduando-se em 1969, paratindo para o estudo de Literatura Russa na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde recebeu graduação em 1973.

No final dos anos 70, o Venerável começou seus estudos buddhistas em Berlin, para onde emigrou como refugiado após a invasão da Tchecoslováquia pela União Soviética. Em 1977, recebeu o mestrado em Literatura e Filosofia Chinesa pela Universidade de Paris. Em 1979, inscreveu-se na Universidade Nalanda na Índia (onde também estudou Francês e Alemão) a fim de estudar Sânscrito e Filosofia Buddhista. Após graduar-se em Nalanda em 1984, retornou para a Universidade de Berlin para servir como bibliotecário associado.

Em 1986, o Venerável foi ao Japão e estudou sob o Mestre Zen Harada Sensei Roshi da Escola Soto (Caodong em chinês). Foi dado a ele o nome de dharma Xing-Kong (que significa Natureza do Vazio).

Em 1987, com o encorajamento do Venerável Athurugiriye Nyanavimala Mahathera, Venerável Wijayasoma Mahathera e Venerável Dikwelle Mahinda, ordenou-se monge em Meetirigala, recebendo o nome de dharma Dhammadipa (ilha do Buddhismo ou do Dharma). Recebeu a ordenação completa como bhikkhu (monge) Theravada no Sri Lanka, onde praticou meditação sob a orientação de seu preceptor, Venerável Nanarama Mahathera. Em 1989, recebeu a Tríplice ordenação como monge Mahayana no Templo Hsi Lai em Los Angeles e começou a ensinar o Dharma nos EUA, Alemanha e Taiwan.

Em 1996, o Venerável foi a Myanmar (Birmânia) a fim de praticar meditação com o Mestre contemporâneo Venerável Pa Auk Sayadaw, e foi reconhecido pelo Sayadaw como o primeiro dos discípulos ocidentais do Sayadaw como qualificado a ensinar meditação. Desde então tem ensinado as meditações Samatha (estados mentais de tranquilidade) e Vipassana (a visão direta do Dharma) em mosteiros e universidades em todo mundo.

O Venerável Dhammadipa fala tcheco, francês, alemão, inglês, russo e chinês fluente. Ele lê e traduz textos buddhistas do pali e sânscrito. Suas obras traduzidas para o francês e tcheco incluem o Tratado sobre o Despertar da Fé no Mahayana (Mahayanasraddhotpada-sastra), A Entrada no Caminho do Bodhisattva (Bodhicaryavatara) e uma Coleção dos Poemas de Han-San. Seus ensinamentos em Taiwan foram compilados e publicados em chinês.

No decorrer dos anos o Venerável apresentou os ensinamentos do Dharma e dirigiu retiros de meditação por toda a Europe, América do Norte, Taiwan e China continental, Índia e Sudeste Asiático. Pessoalmente, tem um estilo gentil e fácil de se relacionar. Seu ensinamento segue a estrutura do clássico comentário do Buddhismo Theravada, O Caminho da Purificação (pali: Visuddhimagga): com o início pelo treinamento nos preceitos (virtude) qua estabelece a fundação para o treinamento em concentração e então o desenvolvimento da sabedoria. O Venerável ensina que o conhecimento do modo buddhista deveria ser aplicado na prática e verificado em primeira mão através da experiência direta. O praticante deveria fazer um grande voto em trilhar o caminho e realizar o  dharma para o benefício de todos os seres sencientes.

O Venerável Dhammadipa é uma rara jóia no Buddhismo contemporâneo.

(Texto originariamente escrito por Hanlin Wang,
traduzido por George Yeh, editado por Bill Rittenberg)

Faça agora sua inscrição

Sair da versão mobile