NOVEMBRO 2010

  • 4 a 7 de novembro ~ Santikaro em Curitiba
    • das 17h00 às 19h00 | 4 e 5 de novembro : minicurso: “Quatro Esforços Corretos – na vida e na meditação”
    • das 19h30 as 21h00| 4 e 5 de novembro : minicurso: “Aceitação e Ação Sábia: nem passividade, nem agressividade”
    • das 09h00 às 17h00| 6 e 7 de novembro :  workshop:  “Anapanasati como Prática de Serena Tranquilidade”
    • Confiram aqui sobre os eventos com Santikaro em Curitiba e Belo Horizonte
  • 12 a 15 de novembro ~ Retiro de meditação vipassana “Uma Introdução à Meditação e ao Modo Buddhista de Contemplar a Mente” em Vitória/ES
    • Um retiro de meditação visa desenvolver um tipo de sabedoria que vem da experiência direta da realidade apresentada pelo corpo, sentidos e mente. Esse desenvolvimento de uma atitude serena e clara é chamado vipassana-bhavana (meditação vipassana). A prática de vipassana desenvolve uma compreensão interior da verdade. O meditante percebe cada vez mais claramente os processos e padrões presentes emseus pensamentos e emoções, podendo criar profundas mudanças no modo como vivemos. Através do treinamento da observação e compreensão do processo mente-corpo a totalidade da nossa natureza se manifesta.
    • O retiro é em silêncio e as instruções ocorrem por meio de palestras, instruções sobre a técnica de meditação sentada e andando e entrevistas individuais.
    • início a partir das 19hs do dia 12 ou se não for possível para alguém, na manhã do 13, término às 16h00 do dia 15
    • O Que é um Retiro de Meditação?
    • Quem dirige: Ricardo Sasaki
    • Local e inscrições: Centro de Dharma Buda da Compaixão (Nga Yab Ling, na montanhas de Domingos Martins. Estrada cachoeira do Galo, á 3 e meio kilometros da rodoviária de D.M.) ~ (27) 8828-42-87 com Ângela ou pelo e-mail: [email protected]
    • Participação: R$ 300,00 com hospedagem e alimentação. Somente 15 vagas
    • O que levar:
      • – Almofada para meditar;
      • – manta para colocar abaixo da almofada
      • Higiene pessoal
  • 28 de novembro a 5 de dezembro ~ Retiro na Montanha Encantada ~ Vipassana e Yoga

Sobre o programa Meditação Vipassana na Montanha Encantada

A Meditação Vipassana tem sua origem na tradição do Budismo Theravada. Essa meditação vem sendo transmitida através de linhagens milenares, dentro dos países budistas no sul da Ásia, principalmente na Tailândia, Birmânia (Myanmar) e Sri Lanka. Essa prática de meditação é uma das que mais crescem nos EUA, Europa e Brasil, mostrando a relevância desse ensinamento atemporal de Buda, e que continua tão importante e útil hoje como antigamente.

O significado de Vipassana

Literalmente, Vipassana significa “visão clara” ou “visão profunda” e indica a experiência direta de percepção do real na vida cotidiana. Todo o ensinamento de Buda nos conduz a essa visão límpida da realidade tal como ela é, dissolvendo as lentes dos nossos condicionamentos que tendem a distorcer aquilo que estamos vendo. A meditação é o veículo fundamental para o desenvolvimento da clareza mental.

Meditação Sentada

A meditação sentada é um dos instrumentos que utilizamos no curso de meditação vipassana. São quatro sessões de 45 minutos de meditação sentada por dia. O enfoque da meditação vipassana é aprender a observar a atividade da mente por meio da observação vigilante, gradualmente dissolvendo a identificação rígida com nossos próprios pensamentos e emoções conflitantes. Essa objetividade e habilidade de observar a mente, desenvolvidas através da prática, nos proporcionam mais clareza e sabedoria, bem como uma dissolução do sofrimento que acompanha a identificação excessiva com os conteúdos oscilantes da mente.

Meditação Andando

A meditação sentada é completada por outro fundamento da meditação vipassana que é a meditação andando. Por meio dessa técnica de meditar andando em silêncio, aprofundamos a habilidade de ganhar consciência plena em todos os nossos movimentos e ações ao longo do dia,  aprendendo que todas as ações na vida podem se tornar instrumentos de meditação.

O Valor do Silêncio

Os retiros de meditação vipassana são realizados em silêncio, o que permite que o participante se desligue das impressões que vêm de fora, a fim de poder aproveitar a oportunidade para entrar em contato consigo mesmo.

Tempo de Aprendizado

Entender e processar a experiência da meditação vipassana é uma parte importante do retiro. O aprendizado da técnica é sustentada por meio de três sessões de ensinamentos. Pela manhã são dadas instruções detalhadas das técnicas utilizadas, às tardes há tempo para perguntas e respostas e à noite há uma palestra sobre aspectos do caminho que se descortina por meio da via contemplativa e suas ligações com a vida diária. Sessões opcionais de entrevistas individuais também são agendadas no decorrer do retiro.

Práticas de Yoga

O retiro de vipassana oferece duas práticas diárias de Yoga suave e meditativa. A prática pela manhã focaliza nos princípios da meditação vipassana aplicados às posturas de Yoga. A prática da tarde tem como foco o alívio de qualquer tensão corporal ao longo do dia. O retiro também inclui uma sessão de Yoga Nidra, um relaxamento profundo. O professor Ricardo considera as práticas de Yoga Integrativa ideais para acompanhar o retiro de meditação vipassana.

Montanha Encantada, um refúgio de paz e silêncio completo

O ambiente natural de paz e silêncio da Montanha Encantada é ideal para os retiros de Meditação Vipassana, pois propiciona as condições essenciais para o processo meditativo, facilitando um mergulho profundo na comunhão com a paz interior que é a nossa própria natureza. O retiro inclui, também, uma caminhada em silêncio à beira-mar e nas encostas com vistas deslumbrantes do mar e das montanhas.

O programa inclui:
• 7 noites de hospedagem
• 3 refeições diárias – comida vegetariana gourmet
• 2 práticas diárias de Yoga
• 4 sessões
diárias de Meditação Vipassana sentada
• 4 sessões
diárias de Meditação Vipassana andando
• Sessões de perguntas e respostas com o Prof. Ricardo
• 1 Yoga Nidra diário- um relaxamento profundo
• 1 caminhada em silêncio à beira-mar

Programação:

Primeiro dia:
17:00 – 19:00 – Check in
19:00 – 20:00 – Jantar
20:30 – 21:30 – Palestra de Abertura

Programacão Diária:
05h30 – Acordar
06h00 – Meditação sentada
06h45 – Prática de Yoga
07h45 – Intervalo
08h00 – Café da manhã
09h30 – 1a Palestra
10h30 – Meditação andando
11h00 – Meditação sentada
11h45 – Meditação andando

12h15 – Almoço
14h15 – Perguntas & Respostas na sala
15h15 – Meditação andando
15h45 – Meditação sentada
16h30 – Alongamento e Yoga Nidra
17h15 – Intervalo
17h30 – Meditação andando (ou meditação sentada para quem quiser)
18h00 – Jantar
19h15 – Meditação sentada
20h00 – Dhamma Desana/ 2a. Palestra
21h00 – Recolher

Último dia:
05h30 – Acordar
06h00 – Meditação sentada
06h45 – Prática de Yoga
07h45 – Intervalo
08h00 – Café da manhã
9:30 – 11:00 – Check out
11:00 – Saída do traslado para Florianópolis

Citações:
O curso de Meditação Vipassana veio de encontro a tudo o que eu estava buscando. Além de ter 100% do tempo dedicado à minha  busca, pude aproveitar os ensinamentos do Prof. Ricardo. Acredito que o que vivi nesses poucos dias foi muito mais do que uma técnica; é uma filosofia de vida, uma forma de ver as coisas, ou melhor, uma meta onde desejamos chegar.
(citação anônima)

O Prof. Sasaki foi sempre muito claro, com aulas muito seguras e muito bem fundamentadas. Ele tem um dom maravilhoso de ensinar o Budismo, de forma clara e inteligente. ( citação anônima)

O curso de Vipassana é uma experiência que todo mundo deveria ter. Aprender no silêncio é desafiante, mas maravilhoso.
Edward Strand

Só tinha que agradecer a dedicação, o esmero com que tudo foi preparado. Grata pelas ótimas instruções de Yoga. O Prof. Sasaki transmite seus conhecimentos com simplicidade e generosidade.
( citação anônima)

Ricardo Sasaki, através de seus exemplos, facilitou bastante algo que é bem complexo. Isso faz a diferença para mim. Nesses dias, aprendi muito, e começaram a cair algumas fichas.
Maria Eliene Prado

O curso foi muito bom, pois cheguei cansada, tensa corporal e mentalmente, e sinto que estou tranqüila, serena, as tensões se aliviaram. O processo foi possível pela sensibilidade do Professor Ricardo e o seu jeito de ensinar tranqüilamente.
Márcia Weissheimeir

2 COMMENTS

  1. Gostaria muito de ir nessa semana de retiro na Montanha Encantada, mas infelizmente não poderei esse ano. Me chamou atenção as propostas de atividade e, sobretudo, a integração da yoga nas práticas do retiro. Fico aguardando retiro semelhante em 2011. Já há alguma idéia de quando será (para poder me programar)?

    Aguardo resposta.

    Obrigada

Comments are closed.