Centro de Estudos Buddhistas Nalanda

24/01 a 14/02 – Buddha como Terapeuta: Meditação & Conversas | Prof. Dr. Maurits Kwee no Brasil 2016

kwee 1aÉ um grande prazer para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda anunciar a primeira vinda do Prof. Dr. Maurits Kwee ao nosso país, para um programa de ensinamentos e práticas em Sergipe e Minas Gerais, incluindo o Retiro de Carnaval 2016 no Nalandarama.

O Dr. G.T. Maurits Kwee é PhD em Psicologia Clínica e Fundador do Institute for Relational Buddhism & Karma Transformation, Holanda, além de Faculty Member do Taos Institute (USA) e da Tilburg University (Holanda).

Adepto do Zen e do foco no coração desde sua juventude, ele obteve um doutorado em ciências médicas da Erasmus University de Rotterdam. Dr. Kwee foi Visiting Prof. e Research Fellow da Waseda University, Tokyo, e da Universidad de Flores, Buenos Aires.

Como clínico, pesquisador, supervisor e organizador de 13 convenções internacionais, ele ensinou em vários países e foi chairman da Transcultural Society for Clinical Meditation (Japão) e board member da Society for Constructivism in the Human Sciences (USA).

Dr. Kwee projetou uma psicologia integral e secular inovadora do Buddhismo que transcende as escolas buddhistas tradicionais. Seu centro é encontrar a felicidade enquanto alegria e contentamento em meio às adversidades da vida pela Transformação do Karma do medo, da raiva e da tristeza.

Após sua aposentadoria, ele dedica sua energia a apresentar a psicologia buddhista e a psicoterapia/aconselhamento e dissemina um ensinamento buddhista rejuvenescido enquanto um método de estímulo da higiene mental por meio da inoculação do estresse.

Dr. G.T. Maurits Kwee e Ricardo Sasaki participaram juntos de várias conferências internacionais no últimos anos, e o Centro Nalanda sente-se muito contente em promover sua visita ao Brasil e os vários ensinamentos que serão dados.

Confira o programa em detalhe no final da página

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PROGRAMA EM BELO HORIZONTE/MG

Programa I: Quatro Workshops (A Meditação)

Este programa ocorre durante os dias de Carnaval.

Workshop 1 – 6/2, sábado: A Pura Observação Vigilante (Mindfulness) + as Meditações da Respiração, Sentir e da Morte | Será abordado o Tema 1, ver abaixo no final da página

Workshop 2 – 7/2, domingo: O Buddhismo Grego Antigo/Pan-Buddhismo/Buddhismo como Apollo + Meditação da Respiração e da Morte  | Será abordado o Tema 4, ver abaixo, ver abaixo no final da página

Workshop 3 – 8/2, segunda: O Buddhismo de Borobudur em Java / O Buddhismo do Bodhisattva em Borobudur / Amorosidade, Compaixão e as Meditações do Homem Astuto | Será abordado o Tema 5, ver abaixo, ver abaixo no final da página

Workshop 4 – 9/2, terça: Transformação do Karma por meio do Diálogo + Exercícios e Demonstração do ABCEF | Como as emoções surgem e como modificá-las  | Será abordado o Tema 3, ver abaixo, ver abaixo no final da página

Participação:

Os seguintes valores válidos até 30/11:

Programa I: R$ 720,00 (os quatro dias inteiros)

Participação isolada: R$ 200,00 ao dia

 

Programa II: Quatro Workshops e meio (O Diálogo)

Workshop 1 – 10/2, quarta: Buddhismo 4.0 + as Meditações do Riso, Sorriso e Canto | Será abordado o Tema 2, ver abaixo, ver abaixo no final da página

Workshop 2 – 11/2, quinta: Buddhismo enquanto Psicologia + As Meditações da Respiração, Sentir e do Coração Pleno | Será abordado um dos tópicos do Tema 2, ver abaixo, ver abaixo no final da página

Workshop 3 – 12/2, sexta: ‘Merdas Acontecem’, Transformação do Karma + Demonstração Viva em ABCDE + Como as emoções surgem e como modificá-las  | Será abordado um dos tópicos do Tema 3, ver abaixo, ver abaixo no final da página

Workshop 4 – 13/2, sábado: ‘Uma Porcaria chamada Karma’, Transformação do Karma + Exercícios em ABCDE + Como as emoções surgem e como modificá-las | Será abordado um dos tópicos do Tema 3, ver abaixo, ver abaixo no final da página

Encerramento – 14/2, domingo pela manhã: Perguntas & Respostas

Participação:

Programa II: R$ 600,00 (os quatro dias inteiros)

Participação isolada: R$ 180,00 ao dia (domingo é gratuito para quem participar do Programa II)

Participação nos Programas I e II completos: R$ 1200,00

 

Válido para os dois Programas:

Consulte-nos sobre descontos caso você queira participar do retiro em BH e também dos eventos de Aracaju. Email: nalanda@nalanda.org.br e tel: 031.99651.6369

No ato da inscrição você deve nos avisar se irá de carro ou necessitará de uma carona com nossa van.

Faça Agora Sua Inscrição

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PROGRAMA EM ARACAJU/SE

PARTICIPAÇÃO:

Workshop 1: R$ 180,00

Workshop 2: R$ 180,00

Workshop 3: R$ 90,00

Os 3 Workshops:  R$ 350,00

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Visão Geral:

Buddha como Terapeuta: Meditação & Conversas

Neste multi workshop os participantes são convidados a descobrir as técnicas de transformação do karma inseridos no quadro geral do Buddhismo Relacional ou Buddhismo 4.0, uma abordagem secular/não-religiosa do Buddhismo, um Buddhismo visto como psicologia/terapia-aconselhamento-coaching.

Esta abordagem almeja a transformação da conduta, da mente e da linguagem que contêm o tom e a mensagem conversacional (conversa consigo mesmo e conversa com o outro) que desembocam no humor não sadio e em cenários perturbadores da expressão emocional interpessoal. A ênfase será na alteração dessas tendências irracionais na direção de uma ação intencional sadia, isto é, autodiálogo, que é visto como interdependentemente relacionado ao pensamento, sentimento, motivo, comportamento e inter-mente.

Isso será feito na tradição do Buddha Gautama que denominou a si próprio como ‘kammavadin’, um especialista na ação intencional, ou seja, karma (kamma) que está centrado na ganância e no ódio devido à ignorância a respeito do funcionamento da mente.

Os workshops interativos abrangem e explicam temas e conceitos centrais, pan-buddhistas, e os traduzem em seus termos psicológicos análogos. Almeja-se um entendimento adequado da arte habilidosa de focar e transformar os temas perturbadores dos clientes e/ou participantes. Iremos também sublinhar os detalhes da Psicologia Buddhista e dez exercícios meditativos incluindo a “plenitude do coração”.

A Psicologia Buddhista será explorada num compasso com a Transformação do Karma, e demonstrada na prática colaborativa. A resposta de voluntários será trabalhada diante dos participantes. Haverá amplo espaço para a troca mútua durante esses dias: Perguntas & Respostas, deliberações e discussões. A ideia básica desses dias será o compartilhamento, corporificação e infusão de vida e vivacidade nos ensinamentos tradicionais.

Um amplo material em língua inglesa será oferecido para aqueles que fizerem a inscrição, mas a participação e aproveitamento nos workshops não será dependente dessas leituras.

Temas em Detalhe:

TEMA 1

Plenitude do Coração (observação vigilante/mindfulness pura): Como se relacionar com os sentimentos e pensamentos aqui e agora?

Uma experiência com a mãe de todas as meditações tal como praticada durante 2600 anos por numerosos Buddhas que encontraram a paz dentro de si e consigo mesmos. A habilidade da plenitude do coração foi desenvolvida e transmitida por gerações e sintetizada aqui em 8 passos: tranquilização, absorção, originação dependente, vazio/não-eu, não, matar o Buddha, inter-mente e desconstrução. Este processo enriquecedor da vida é fundamentado no treinamento de como aceitar incondicionalmente o fluxo do sentir/pensar/fazer. Ele se insere na psicologia buddhista não-religiosa/secular.

O objetivo é ir além da famosa plena atenção (mindfulness) redutora de estresse. O exercício de escolha é #sentir o foco no coração que clareia que eu e si mesmo são construções linguísticas e que torna compreensível o significado da vida como estar vivo. O esforço sem esforço é chegar a conhecer o eu enquanto ser e desmascarar o si mesmo como uma imagem-conceito dualista. Esvaziar as auto-ilusões separativas e desativar a ilusão da Verdade Transcendental é uma prática contemporânea de desconstrução social. Prestar atenção a isso aumenta a consciência da vida como uma série de momentos aqui-agora que torna fúteis o apego ao ontem e ao amanhã.

Este workshop interativo almeja a felicidade neste mundo como um efeito colateral da plenitude do coração em ação durante o pensamento criativo e o concomitante comportamento-no-fluxo. A maior experiência é o vazio derradeiro do si mesmo (via natureza-de-buddha até o Buddha-dentro) que abre nossa interconexão relacional como uma realidade a ser vivida de maneira habilidosa, como um Buddha sorridente em meio à adversidade.

TEMA 2

A Psicologia no Buddhismo: Como tornar-se amigo de si mesmo?

Uma experiência do Buddhismo não-teísta: onde ele se originou, quais suas bases e como enriquecer nossas vidas por seu intermédio? Abordaremos uma visão abrangente pan-buddhista que engloba a psicologia. Almejando nos tornar nosso melhor amigo, isso vai além da plena atenção/mindfulness enquanto redução do estresse.

Um modo de chegar a isso é por meio da plenitude do coração: contemplação da morte, yoga do riso e meditação do sorriso. A quintessência é o cultivo do contentamento e do bom humor, auto-aceitação incondicional, equilíbrio, humor, tolerância, coração aberto e gentileza em relação a si mesmo em meio a uma vida de emoções negativas e a tolerância da tristeza, do medo e da loucura, capacitando-nos assim a sentir novamente a alegria.

Esses exercícios se dão dentro de um workshop interativo abordando a vida e os ensinamentos do Buddha histórico (um ser humano mortal e falível). Embora o conteúdo seja elevado, ele nunca se declarou um profeta ou uma divindade.

Colocando de lado a metafísica sua mensagem do vazio não se refere a um transcendente mas a um aqui e agora e é identificável como uma psicologia secular mais que uma religião. Ela gera (karma) um sentir-pensar-fazer sadio por meio do treinamento equilibrado do autodiálogo inspirado por uma atitude de vida de bondade, compaixão e alegria.

A ideia básica do Buddhismo, como o não-eu e eu-como-ilusão, é explicada por meio do que aqui é cunhado como Antigo Buddhismo Grego de modo a adquirir e aplicar a arte e ciência de relacionamento com o eu (e com outros também) na vida diária.

TEMA 3

Transformação do Karma do estresse: como cultivar o autodiálogo da ação construtiva?

Uma experiência interativa da arte e ciência da conversação metodológica ao longo de linhas buddhistas que almeja a transformação do karma (definido como ação intencional) e que inclui uma demonstração presencial.

Este workshop é para todos que profissional ou pessoalmente estão interessados em obter um insight sobre si mesmo e no equilíbrio da vida (de si mesmo e dos outros). Apresentado por um psicólogo muito antes do termo ‘psicologia’ ter sido cunhado, O Buddha foi um precursor do lidar com as emoções contidas e confusas por meio da transformação da autosabotagem, da conduta e da cognição. Apesar de não tão óbvio, as práticas buddhistas de esvaziamento da mente e da desconstrução do self/ego são congruentes com as bases do aconselhamento, trabalho clínico e coaching empresarial e de liderança contemporâneos.

Os participantes devem estar dispostos a corporificar o espírito construtivo da amorosidade, da compaixão empática e da alegria apreciativa na sabedoria meditativa e na harmonia relacional. Tais atitudes básicas abrangem os fatores gerais na transformação da mente da tristeza, confusão e medo para uma alegria e contentamento na conversa com o conselheiro, coach ou terapeuta inseridos no reino do autodiálogo kármico diário.

Este workshop revela ingredientes para uma apresentação inspiradora com humor e seriedade. Oferece um insight de sabor buddhista durante as conversações clínicas por meio de uma troca vívida com a audiência. Almejando uma mentalidade desperta, os estudantes obtém um insight profundo um habilidade buddhista secular inovadora com impactos abrangentes na vida.

TEMA 4

Buddha como Apolo: Introdução às Meditações Terapêuticas e ao Diálogo Transformador

Este workshop é sobre a prática e as bases das meditações de cura e dos diálogos transformadores, fundamentados na Terapia Comportamental Racional Emotiva, almejando a desintoxicação daquilo que o Buddhismo chama de três venenos: ganância, ódio e ignorância presentes na mente. Esses temas são ainda relevantes nos dias atuais como pode ser notado na ganância e ódio presentes na sociedade.

Em termos contemporâneos a ganância se refere ao medo de perder e à tristeza quanto ao que se perdeu. O ódio se refere à raiva ou agressividade em relação aos outros ou a raiva em direção a si mesmo, também conhecido como depressão. Em resumo, isso se trata de discernir os sentimentos ruins (tristeza, loucura e medo) e transformá-los no se sentir alegre, contente e feliz.

O workshop lida com a meditação em relação ao vazio e com o diálogo terapêutico para a transformação dos três venenos, uma narrativa psicológica que sublinha alguns momentos da vida do Buddha e alguns dos mais relevantes eventos do pan-Buddhismo. Sua essência é desmitologizar a pessoa do Buddha e a secularização do Buddhismo no contexto do ajuste de seu ensinamento sobre o karma para o século 21.

O resultado é denominado Buddhismo 4.0, uma forma secular de Buddhismo que lida com a psicoterapia e com a psicologia que não se opõe ao Buddhismo enquanto busca da libertação para a humanidade (1.0), como movimento religiosos (2.0) e como filosofia ética (3.0).

TEMA 5

Uma Psicologia da Bondade Esculpida na Pedra (O Caminho do Vazio do Bodhisattva @ Borobudur)

Um workshop que é uma introdução ao cume do Mahāyāna tal como retratado em Borobudur, uma gigantesca construção em forma piramidal protegida pela UNESCO. Seu mistério será revelado numa excursão virtual a esta universidade a céu aberto onde os estudantes aprenderão a se tornarem Bodhisattvas (futuros Buddhas) em 10 passos, guiados por 5 livros e narrativas gráficas com quase 500 painéis. Uma caminhada de 5 km pode culminar na natureza do vazio (uma experiência de reinicialização) imbuída de amorosidade, compaixão empática e alegria compartilhada.

A construção da majestosa mandala no formato de stupa data do ano 800 e se localiza entre dois vulcões gêmeos em Java. Suspeita-se que a maravilha feita com pedras de lava serviu como local cerimonial onde reis foram coroados como Bodhisattvas e ainda hoje é um lugar de peregrinação e glorificação do Buddhismo. Definitivamente foi um presente real à humanidade enquanto centro educacional. Sua ascensão pode ser instrumental na realização do despertar em uma vida. Ela também retrata uma psicologia do Buddhismo Relacional onde significado e felicidade são derivados do cuidado interpessoal no equilíbrio intrapessoal sob o fundo da natureza vazia. Em certo sentido isso abarca uma visão construtivista social pós-moderna da mensagem buddhista por meio da iluminação do vazio de verdades transcendentais e a elucidação da Intermente-entre-os-não-eus. Com efeito, nesta viagem experiencial/virtual teremos a subida AHA e a descida HAHA que completa o ciclo total da jornada dos buscadores.

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