a dança do pavãoEra uma vez, há muito tempo, animais de quatro patas que fizeram do leão o seu rei. Havia um peixe gigantesco que percorria os oceanos, e os peixes o fizeram seu rei. As aves eram atraídas pela beleza, por isso escolheram o Cisne Dourado como seu rei.

Rei Cisne Dourado tinha uma bela filha dourada. Enquanto ela ainda era jovem, ele concedeu-lhe um desejo. Ela desejou que, quando tivesse idade suficiente, pudesse escolher seu próprio marido.

Quando sua filha atingiu a idade suficiente, o Rei Cisne Dourado chamou todos os pássaros que viviam nas grandiosas montanhas do Himalaia da Ásia Central para uma reunião. O objetivo era encontrar um marido digno de sua filha de ouro. Pássaros vieram de longe, até mesmo do alto Tibete. Havia gansos, cisnes, águias, pardais, beija-flores, cucos, corujas e muitos outros tipos de ave.

A reunião foi realizada em uma laje de rocha alta, nas belas terras verdes do Nepal. O rei Cisne Dourado disse a sua adorável filha para escolher qualquer marido que ela desejasse.

Ela olhou para os muitos pássaros. Seu olhar foi atraído por um pavão de pescoço verde-esmeralda comprido e brilhante, com penas lindas fluindo da cauda. Ela disse ao pai: “Este pássaro, o pavão, vai ser o meu marido”.

Ouvindo ser ele o sortudo, todos os outros pássaros se aglomeraram ao redor do pavão para parabenizá-lo. Eles disseram: “Mesmo entre tantas belas aves, a princesa Cisne Dourado escolheu você. Nós o parabenizamos por sua boa sorte”.

O pavão tornou-se tão cheio de orgulho, que começou a mostrar suas penas coloridas em uma fantástica dança pavoneada. Ele abriu o leque para mostrar as espetaculares penas e dançou em círculo para exibir sua bela cauda. Todo orgulhoso, apontou com a cabeça para o céu e se esqueceu de toda a modéstia, e então mostrou também suas partes mais íntimas para que todos pudessem ver.

Os outros pássaros, especialmente os mais jovens, deram uma risadinha. Mas o rei Cisne Dourado não achou graça. Ele estava envergonhado por ver o escolhido de sua filha se comportar dessa maneira. Ele pensou: “Este pavão não tem pudores íntimos que lhe deem o recato adequado. Nem tem receio para se precaver de um comportamento indecente. Então, por que minha filha deveria ser envergonhada por um companheiro tão estúpido?”

Parado no meio da grande assembleia dos pássaros, o rei disse: “Senhor Pavão, sua voz é doce, suas penas são lindas, seu pescoço brilha como uma esmeralda, e sua cauda é como um esplêndido ventilador. Mas você já dançou aqui como alguém que não tem vergonha adequada ou temor. Eu não vou permitir que minha filha inocente se case com um idiota ignorante!”

Então, o rei Cisne Dourado casou sua filha de ouro com um sobrinho real. O pavão tolo e empertigado voou para longe, depois de ter perdido uma bela esposa.

A moral da história é: Se você deixar o orgulho subir à cabeça, você vai acabar agindo como um tolo.


Traduzido por Rosana Barbosa
com a permissão dos detentores do copyright
© 2013 Edições Nalanda

* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.