Belo e Cinzento [Um Líder Sábio]

Era uma vez um cervo que era o líder de uma manada de mil. Ele tinha dois filhos. Um era muito magro e alto, com olhos vivos e brilhantes, e pelo macio avermelhado. Ele era chamado de Belo. O outro era de cor cinza, também alto e magro, e era chamado Cinzento.

Um dia, quando eles já eram crescidos, o pai chamou Belo e Cinzento e disse: “Já estou muito velho, então não consigo fazer tudo o que é necessário para proteger esta grande manada de cervos. Eu quero que vocês, meus dois filhos adultos, sejam os líderes enquanto eu me retirarei da função de protegê-los o tempo todo. Nós vamos dividir a manada, e cada um de vocês irá liderar 500 cervos”. Então assim foi feito.

Na Índia, quando chega a época da colheita, os cervos estão sempre em perigo. O arroz está no seu ponto mais alto e os cervos precisam ir aos arrozais para se alimentar. Para evitar a destruição de seus campos de cultivo, os humanos cavam poços, fincam estacas no chão e constroem armadilhas de pedra – tudo para capturar e matar os cervos.

Sabendo que essa época havia chegado, o sábio e velho cervo chamou os dois novos líderes e aconselhou-os a levar as manadas para as montanhas da floresta, longe dos perigos das fazendas de cultivo. Essa tinha sido a forma como ele sempre salvara os cervos de serem feridos ou mortos. Então ele os traria de volta às planícies depois que a colheita acabasse.

beauty-and-greyComo estava muito velho e fraco para essa viagem, iria ficar para trás, escondido. Ele aconselhou que fossem com cuidado e fizessem uma viagem segura. Belo conduziu sua manada pela floresta da montanha, e assim também o fez Cinzento.

Os aldeões da região sabiam que era hora dos cervos migrarem das terras baixas de cultivo para os campos mais altos. Então eles se esconderam pelo caminho e mataram os cervos enquanto eles passavam.

Cinzento não tinha prestado atenção ao sábio conselho do seu pai. Ao invés de ser cuidadoso e seguir com segurança, ele estava com pressa de chegar na exuberante floresta da montanha. Assim, ele moveu sua manada constantemente, durante a noite, ao amanhecer e ao entardecer, e mesmo em plena luz do dia. Isso tornou fácil para as pessoas atirarem nos cervos da manada de Cinzento com arcos e flechas. Muitos foram mortos, e muitos foram feridos, somente para morrer em agonia mais tarde. Cinzento chegou à floresta da montanha com apenas alguns cervos vivos.

O alto, elegante e avermelhado Belo foi sábio o suficiente para entender o perigo de mover sua manada. Então ele foi muito cuidadoso. Ele sabia que era mais seguro ficar longe dos aldeões, e de todos os humanos. Ele sabia que não era seguro durante o dia, ou mesmo ao amanhecer e entardecer. Então ele levou sua manada ao largo das aldeias, viajando somente no meio da noite. A manada de Belo chegou à floresta da montanha sã e salva, com nenhum morto ou ferido.

As duas manadas se encontraram, e permaneceram nas montanhas até bem depois que a época da colheita tivesse terminado. Então eles começaram a retornar.

Cinzento não tinha aprendido nada de sua primeira viagem. Conforme ia ficando frio nas montanhas, ele ficava com pressa de voltar às quentes terras da planície, então ele foi tão descuidado quanto tinha sido antes. De novo, as pessoas se esconderam pelo caminho e atacaram os cervos. Toda a manada de Cinzento foi morta, sendo mais tarde devorada ou vendida pelos aldeões. Apenas Cinzento sobreviveu à jornada.

Belo conduziu sua manada com o mesmo cuidado de antes. Ele conduziu de volta todos os 500 cervos, completamente seguros. Enquanto os cervos ainda estavam longe, o velho chefe disse à sua esposa: “Olhe os cervos voltando para nós. Belo traz todos seus seguidores com ele. Cinzento vem mancando e sozinho, sem toda sua manada de 500. Aqueles que seguem um líder sábio, com boas qualidades, sempre estarão seguros. Aqueles que seguem um líder tolo, que é descuidado e pensa apenas nele mesmo, vão cair em desgraça e serem destruídos”.

Depois de algum tempo, o velho cervo morreu e renasceu conforme seu merecimento. Belo se tornou chefe da manada e viveu uma vida longa, sendo amado e admirado por todos.

A moral é: um líder sábio coloca a segurança de seus seguidores em primeiro lugar.


Traduzido por Patrícia Siqueira
Para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda
© 2016 Edições Nalanda

* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.