O Pequeno Príncipe Sem-Pai [O Poder da Verdade]

Certa vez, o rei de Benares foi a um piquenique na floresta. As belas flores, árvores e frutas o deixaram muito feliz. Como ele estava desfrutando daquela beleza, ele lentamente foi mais e mais fundo na floresta. Em pouco tempo, tornou-se separado de seus companheiros e percebeu que estava completamente sozinho.

Então, ele ouviu a voz doce de uma jovem mulher. Estava a cantar ao apanhar lenha. Para não ter medo de estar sozinho na floresta, o rei seguiu o som daquela bela voz. Quando finalmente encontrou a cantora das canções, viu que era uma jovem linda e loira. Imediatamente se apaixonou por ela. Tornaram-se muito amigos e o rei foi pai da criança da mulher catadora de lenha.

Mais tarde, ele explicou como tinha se perdido na floresta, e a convenceu de que ele era realmente o rei de Benares. Ela deu-lhe instruções para voltar ao seu palácio. O rei deu a ela seu valioso anel real e disse: “Se você der à luz uma menina, venda este anel e use o dinheiro para o bem dela. Se essa nossa criança for um menino, traga-o a mim juntamente com este anel”. Tendo assim falado, ele partiu para Benares.

Quando completou o tempo, a mulher que recolhia lenha deu à luz um lindo bebezinho. Sendo uma tímida mulher simples, ela teve medo de levá-lo à corte extravagante de Benares, mas ela guardou o anel do rei.

Alguns anos depois, o bebê se transformou em um garoto. Quando ele brincava com as outras crianças do vilarejo, elas o provocavam e o maltratavam, começando até mesmo lutas com ele. Elas o atormentavam dessa maneira porque sua mãe não era casada. Eles gritavam para ele: “Sem-pai! Sem-pai! Seu nome deveria ser Sem-Pai!”.

O Pequeno Príncipe Sem-Pai [O Poder da Verdade]
O Pequeno Príncipe Sem-Pai [O Poder da Verdade]
Claro que isto fez com que o pequeno rapaz se sentisse com vergonha, magoado e triste. Ele costumava correr para casa para a sua mãe. Um dia, ele lhe disse como as outras crianças lhe chamavam: “Sem Pai! Sem Pai! O teu nome devia ser Sem Pai”. Então, a sua mãe disse: “Não te envergonhes, meu filho. Tu não és um vulgar rapaz. O teu pai foi o rei de Benares!”.

O jovem se surpreendeu. Ele perguntou a sua mãe: “Você tem prova disso?” Então, ela contou a ele sobre o anel com o selo real que foi dado por seu pai e que, caso o bebê fosse um menino, ela deveria levá-lo a Benares, com o anel como prova. O menino disse: “Então vamos”. Por causa do que havia acontecido ela concordou, e no próximo dia eles partiram rumo a Benares.

Quando chegaram ao palácio, o guardião disse ao rei que a mulher que recolhia lenha e seu filho pequeno gostariam de vê-lo. Eles entraram na sala de reunião real, que estava cheia de ministros e conselheiros. A mulher lembrou o rei do tempo em que passaram juntos na floresta. Finalmente, ela disse: “Sua majestade, aqui está o seu filho”.

O rei sentiu-se envergonhado na frente de todas as damas e cavalheiros da sua corte. Então, ainda que soubesse que a mulher falava a verdade, ele disse: “Ele não é meu filho!” Em seguida, a jovem e adorável mãe mostrou o anel como prova. Mais uma vez, o rei sentiu-se envergonhado e negou a verdade, dizendo: “Este não é o meu anel!”

Em seguida, a pobre mulher pensou consigo mesma: “Eu não tenho nenhuma testemunha e nenhuma evidência para provar o que digo. Tenho apenas minha fé no poder da verdade”. Então, ela disse ao rei: “Se eu jogar este garotinho para o ar, se ele realmente for seu filho, ele permanecerá no ar sem cair. Se ele não for seu filho, ele cairá no chão e morrerá!”

Subitamente, ela agarrou o menino pelos pés e atirou-o para o ar. E veja que o menino sentou-se na posição de pernas cruzadas, suspenso no ar, sem cair! Todos ficaram no mínimo surpresos! Permanecendo no ar, o menino falou para o poderoso rei: “Meu senhor, eu sou de fato um filho seu. Você cuida de muitas pessoas que não estão relacionadas a você. Você até mesmo mantém incontáveis elefantes, cavalos e outros animais. E, no entanto, você não pensa em cuidar de mim e do meu desenvolvimento, seu próprio filho. Por favor, cuide de mim e de minha mãe”.

Ao ouvir isso, o orgulho do rei foi vencido. Ele se curvou humilde diante da verdade das palavras poderosas do menino. Ele estendeu os braços e disse: “Vinde a mim meu filho, e eu vou cuidar bem de você”.

Impressionados com tal maravilha, todos os outros no tribunal também estenderam seus braços. Eles pediam que o menino flutuante viesse até eles. Mas ele foi diretamente, através do ar, para os braços de seu pai. Com o filho sentado em seu colo, o rei anunciou que ele seria o príncipe herdeiro, e sua mãe, seria a rainha número um.

Desta forma, o rei e toda a sua corte aprenderam o poder da verdade. Benares tornou-se conhecida como um lugar de justiça e honestidade. Com o tempo, o rei morreu. O príncipe herdeiro cresceu e quis mostrar ao povo que todos merecem respeito, independentemente das condições em que tenham nascido. Assim, ele foi coroado sob o nome oficial de “Rei Sem-Pai!” Ele passou a governar o reino de uma forma generosa e justa.

A moral da história é: A verdade é sempre mais forte do que uma mentira.

 


Traduzido pelo Grupo de Tradução do Centro Nalanda
© 2015 Edições Nalanda

* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.