Rosto de Uma Dama
Rosto de Uma Dama

Rosto de Uma Dama [O Poder da Associação]

Muito tempo atrás, o Rei de Benares tinha um elefante real que era gentil, paciente e inofensivo. Além da sua doce disposição, ele tinha um adorável rosto suave. Então, ele era carinhosamente conhecido como ‘Rosto de Uma Dama’.

Uma noite, uma gangue de ladrões reuniu-se do lado de fora da tenda do elefante. Na escuridão, eles falaram sobre seus planos para roubar pessoas. Eles falavam em bater e matar e vangloriavam-se de terem desistido de fazer o bem para que não tivessem piedade de suas vítimas. Eles usavam um tipo de linguagem rude e áspera, com a intenção de assustar as pessoas e mostrar o quão agressivos eles eram.

Como as noites eram tranquilas, Rosto de Uma Dama não tinha mais nada a fazer senão ouvir todos esses planos terríveis e a conversa áspera e violenta. Ele ouviu atentamente e, como é típico dos elefantes, lembrava-se de tudo. Tendo sido criado para obedecer e respeitar os seres humanos, ele pensou que esses homens deveriam também ser obedecidos e respeitados, como se fossem professores.

Depois de várias noites assim, Rosto de Uma Dama decidiu que a coisa certa a fazer era tornar-se rude e cruel. Isso geralmente acontece com quem se associa com aqueles de natureza cruel e vulgar. Isso acontece especialmente com quem é gentil e quer agradar os outros.

Um ‘mahout’ é o que os indianos chamam de treinador especial e cuidador de um determinado elefante. Eles são geralmente muito próximos. Certa manhã, como de costume, o mahout de Rosto de Uma Dama veio vê-lo. O elefante, com sua mente preenchida com as conversas noturnas dos ladrões, de repente, atacou seu treinador. Ele o pegou com sua tromba, apertou até que perdesse a respiração e o esmagou no chão, matando-o instantaneamente. Em seguida, ele pegou outros dois assistentes, um após o outro, matando-os com a mesma ferocidade.

A notícia de que o outrora adorado Rosto de Uma Dama subitamente enlouqueceu e tinha se tornado um assustador matador de homens, espalhou-se rapidamente pela cidade. As pessoas correram até o rei para pedir ajuda.

Acontece que o rei tinha um ministro inteligente, que era conhecido por compreender os animais. Então, ele o chamou e pediu a ele que partisse e determinasse que doença, ou outra condição, teria sido a causa do seu elefante favorito ter se tornado tão insanamente violento.

Esse ministro era o Bodhisatta, o Ser de Iluminação. Chegando à tenda do elefante, ele dirigiu palavras gentis e suaves a Rosto de Dama e o acalmou. Ele o examinou e o achou em perfeita saúde física. Como ele falou de maneira gentil ao elefante, notou que o elefante aguçou seus ouvidos e prestou muita atenção. Era quase como se o pobre animal ansiasse pelo som de palavras gentis. Assim, o compreensivo ministro descobriu que o elefante deveria ter ouvido palavras violentas, ou visto ações violentas, de pessoas as quais ele confundiu com professores.

Ele perguntou aos guardas do elefante: “Vocês viram alguém perambulando perto da tenda deste elefante, à noite ou em qualquer outro momento?” “Sim, ministro”, responderam eles, “nas últimas semanas, uma gangue de assaltantes tem se reunido aqui. Estávamos com medo de fazer qualquer coisa, já que eles são pessoas más. Rosto de Dama podia ouvir cada palavra deles”.

O ministro voltou imediatamente ao rei. Ele disse: “Meu senhor rei, seu elefante favorito, Rosto de Uma Dama, está em perfeita saúde física. Eu descobri que, por ouvir a conversa grosseira e vulgar de ladrões durante muitas noites, ele aprendeu a ser violento e cruel. Associações não saudáveis geralmente levam a pensamentos e ações não saudáveis”.

O rei perguntou: “O que deve ser feito?” O ministro disse: “Bem, meu senhor, agora temos que reverter o processo. Devemos enviar homens sábios e monges, que têm natureza elevada, para permanecer muitas noites do lado de fora da tenda do elefante. Lá, eles deverão falar do valor do bem comum e da paciência, levando à compaixão, bondade amorosa e não violência”.

E assim foi feito. Por várias noites, sábios gentis falaram dessas qualidades maravilhosas. Eles usaram somente linguagem suave e refinada, com a intenção de trazer tranquilidade e conforto aos outros.

E eis que, ao ouvir essa conversa agradável durante várias noites, Rosto de Uma Dama, o elefante, tornou-se ainda mais tranquilo e agradável do que antes!

Vendo essa total mudança, o ministro reportou-se ao rei, dizendo: “Meu senhor, Rosto de Uma Dama é agora ainda mais inofensivo e doce do que antes. Agora, ele é tão gentil quanto um cordeiro!”

A moral da história é: Assim como a fala áspera induz à violência, as palavras gentis curam de forma inofensiva.


Traduzido por Malu Viana
com a permissão dos detentores do copyright
© 2013 Edições Nalanda

* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.