Vários Autores
Tradução: Grupo de Tradução do Nalanda
Edição Ebook:
Edição ebook pela Amazon
Edições Nalanda, 2017 | Valor: R$ 14,99

A Revista de Estudos Buddhistas do Centro Nalanda está já há muito “no prelo”, pronta com vários números, mas nunca publicada, pois sempre vai sendo preterida em favor de outras publicações. Não é algo que podemos reclamar. Melhor termos muitos projetos editoriais do que poucos.

A Revista tem como objetivo ser um repositório de artigos significativos para assuntos contemporâneos do ponto de vista buddhista, bem como estudos sobre temas específicos e especializados que poderiam ser difíceis de serem encaixados em outras publicações mais genéricas.

Neste primeiro número iniciamos com uma palestra do eminente monge tailandês Ajahn Buddhadasa dada em 1987 com o título “Felicidade no Dhamma”. Dois tipos de felicidade são discriminadas, fundamentais de serem entendidas por qualquer um que queira realmente entender e realizar a felicidade dentro de si mesmo. Ajahn Buddhadasa percorre vários sentidos para a palavra a fim de esclarecer o que significa felicidade no sentido último.

O artigo seguinte é uma versão expandida de uma palestra dada pelo Ven. Rewata Dhamma Sayadaw tocando o tema “Buddhismo e Justiça Social”. Este tema atualíssimo toca o problema da injustiça e da discriminação social entre os seres humanos e como a própria religião pode se tornar uma causa para essa diferenciação. O cultivo da própria mente, o trabalho interior essencial pregado pelo Buddha, é declarado como sendo o meio fundamental para a modificação real da sociedade, que implica no lidar com a pobreza, a desigualdade e o uso da violência.

Em “O que é a Paz”, Santikaro reflete, junto com meditantes de um retiro em 2008 no Brasil, as noções que temos sobre a ‘paz’, usando para isso o modelo das quatro nobres verdades ensinadas pelo Buddha. O que é viver corretamente nos dias atuais? Como o buddhismo pode nos ajudar em tal reflexão? E como estar com a natureza nos ajuda a estar em paz?

“Vivendo no Eixo do Mundo” foi a palestra de abertura dada por mim em Lisboa em 2008 e consiste de uma introdução à noção de caminho espiritual enquanto curso de desenvolvimento interior. Ela trata das fases de um caminho e porque geralmente as pessoas falham em segui-lo integralmente. Aborda cinco atitudes que impedem alguém de ser um verdadeiro aluno e os três tipos de objetividade que o praticante sério deve desenvolver.

Nosso amigo José A. Rodriguez Diaz apresenta em “Ser Buddhista na Sociedade do Século XXI” uma análise sociológica interessantíssima a respeito dos valores e atitudes sociais da comunidade buddhista, que muito esclarecerá, a partir de dados estatísticos, a posição da população buddhista a respeito de vários assuntos. José A. Rodriguez Diaz é professor de Sociologia da Universidade de Barcelona e este trabalho foi apresentado em 2014 durante o décimo encontro de Vesak das Nações Unidas no Vietnã.

“Diretrizes para o Estudo dos Suttas” do Venerável Bhikkhu Bodhi será uma seção regular da Revista de Estudos Buddhistas onde ele explorará alguns dos principais suttas do Cânone Pāli. Neste número teremos a introdução ao estudo em geral e, então, uma introdução ao “Ariyapariyesana Sutta” (MN 26). Logo em seguida minha tradução do sutta será apresentada.


Conteúdo:

Felicidade no Dhamma
– Ajahn Buddhadāsa

Buddhismo & Justiça Social
– Rewata Dhamma Sayadaw

O que é a Paz?
– Ajahn Santikaro

Vivendo no Eixo do Mundo
– Ricardo Sasaki

Ser Buddhista na Sociedade do Século XXI
– José A. Rodriguez Diaz

Diretrizes para o Estudo dos Suttas – I
– Apresentação por Bhikkhu Bodhi

Diretrizes para o Estudo dos Suttas – II
– Ariyapariyesanā Sutta por Bhikkhu Bodhi

Ariyapariyesanā Sutta – A Nobre Busca
– Tradução e Notas por Ricardo Sasaki


Quer saber sobre novos lançamentos? Inscreva-se em nosso boletim para receber notícias por email sobre novos textos selecionados, eventos, cursos online e lançamentos de livros. Enviamos no máximo 1 email por semana.