~ Ajahn Chah ~ 

[1] Certa noite, durante uma reunião informal em sua residência, o Mestre disse: “Ao escutar o Dhamma, você deve abrir seu coração e se colocar em seu centro. Não tente acumular o que ouve ou aplicar um esforço para reter algo na memória. Apenas permita o Dhamma fluir dentro do seu coração a medida em que se revela, e mantenha-se continuamente aberto ao fluxo do momento presente. O que estiver pronto para ser retido, ficará. Isso acontecerá por conta própria, não através de aplicado esforço da sua parte.

Similarmente, ao explicar o Dhamma, não deve existir esforço. O Dhamma deve fluir espontaneamente a partir do momento presente, de acordo com as circunstâncias. É estranho, mas as vezes pessoas vêm até mim sem demonstrar aparente desejo por ouvir o Dhamma, e simplesmente acontece. O Dhamma flui sem esforço algum. Então, noutras vezes, as pessoas parecem completamente interessadas em escutar. Elas até pedem formalmente por um discurso e, então, nada! Simplesmente não acontece. O que se pode fazer? Eu não sei o porquê, mas sei que as coisas acontecem dessa maneira. É como se as pessoas tivessem diferentes níveis de receptividade e, quando todos estão no mesmo nível, as coisas apenas acontecem.

Se você deve explicar o Dhamma, a melhor maneira de fazê-lo é não pensando sobre isso. Simplesmente esqueça. Quanto mais você pensar e tentar planejar, pior será. Difícil, não? Algumas vezes quando você estiver fluindo suavemente, acontecerá uma pausa e alguém lhe fará uma pergunta. Então, de repente, vai-se numa direção completamente nova. Parece existir uma fonte ilimitada que nunca se esgota.

Eu acredito sem dúvida na habilidade do Buddha de saber o temperamento e a receptividade de outros seres. Ele usava este mesmo método de ensino espontâneo. Não que ele precisasse de algum poder super humano, mas ele era sensível a necessidade das pessoas ao seu redor e, assim, ensinava adequadamente. Uma demonstração de sua espontaneidade ocorreu certa vez quando, após palestrar sobre o Dhamma para um grupo de discípulos, o Buddha perguntou se estes já haviam escutado aqueles ensinamentos anteriormente, ao que responderam que não. Ele, então, diz que ele mesmo nunca o havia escutado antes.

Apenas continue sua prática independente do que estiver fazendo. A prática não depende da sua postura, sentada ou andando. Mais: ela é a contínua conscientização do fluxo de sua própria consciência e sensações. Não importa o que aconteça, harmonize-se e esteja sempre alerta a esse fluxo”.

Mais tarde, o Mestre continuou: “Praticar não é se mover para frente, embora exista avanço. Ao mesmo tempo, não é se mover para trás, embora exista recuo. E, finalmente, não é parar e não se mover, embora exista a pausa e a inércia. Portanto há avanço e recuo, tanto quanto há imobilidade, mas você não pode dizer que é um desses três. A prática eventualmente chega num ponto no qual não existe avanço, nem recuo, nem mesmo imobilidade. Que ponto é esse?”

Noutra ocasião informal, ele disse: “Para definir o buddhismo sem muitas palavras e frases, podemos simplesmente dizer: “Não se apegue ou se agarre a algo. Harmonize-se à realidade, com as coisas do jeito que elas são”.

Notas:
[1] Dado em setembro 2521 (1978), em Wat Nong Pah Pong.


Traduzido por Luiz Gustavo Gonçalves
com a permissão dos detentores do copyright
© 2018 Edições Nalanda

Nota: “Os Ensinamentos de Ajahn Chah” consiste de uma coletânea de ensinamentos dados por um dos mais importantes mestres da tradição das florestas da linhagem Theravada da Tailândia.

Gostou? Gostaria de fazer uma doação e ser um parceiro em nossa divulgação destes ensinamentos? Confira aqui como você pode ajudar.


* Se você tem ‘dotes linguísticos’ e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.