19 de fevereiro | Palestra com Santikaro em BH

O Centro de Estudos Buddhistas Nalanda tem o prazer de informar sobre a palestra “O Caminho do Meio de Como Ver a Vida” por Ajahn Santikaro, quarta-feira, dia 19 de fevereiro às 20h00, em Belo Horizonte, com tradução para o português.

Central para o Despertar do Buddha foi a percepção de que todos os aspectos da vida dependem de outras coisas e nada opera de forma independente. Com base nessa experiência, seu ensinamento sobre o “cosurgimento dependente” transforma a maneira como nos vemos a nós mesmos, aos outros e ao nosso mundo. Ele fornece uma orientação profunda sobre como viver em um mundo de constante mudança e incerteza.

Os ensinamentos buddhistas oferecem muitas práticas para investigar a natureza da realidade humana. Isso nos ajuda a observar nossas experiências para que possamos relaxar preconceitos, suposições e confusões. Com mais clareza, vemos nossas verdadeiras responsabilidades e nos tornamos forças para o bem-estar e bondade quando muitos ao nosso redor estão sofrendo.


Participação presencial

Quando: 19 de fevereiro

Onde: Centro Nalanda, rua Albita 194/701 – Cruzeiro – Belo Horizonte

Hora: 20h00 (Compareça pelo menos 10 minutos antes do horário)

Participação online

Quem: Transmitida para todos os membros do Nalanda, e para inscritos no evento. ~ As inscrições se encerrarão 2 horas antes do início da palestra.

Onde: Link para Sala de Transmissão EAD do Nalanda enviado por email 1 hora antes do início.

Valores

  • R$ 30,00 participação presencial para não-membros
  • Gratuita a participação presencial para membros (doações são bem-vindas e irão diretamente para o professor – É necessário fazer inscrição, pois as vagas são limitadas)
  • R$ 20,00 participação online para não-membros
  • Gratuita a participação online para membros (doações são bem-vindas e irão diretamente para o professor – Não é preciso fazer inscrição)

TORNE-SE MEMBRO DO NALANDA

Para participar desta palestra é essencial a inscrição. Vagas limitadas na participação presencial.


Faça sua inscrição:

  1. Faça o pagamento – Veja aqui as opções de pagamento
  2. Envie o comprovante para o email: [[email protected]]
  3. Preencha e envie o formulário abaixo:


Santikaro nasceu em Chicago, EUA. Após formar-se em retórica na faculdade, viajou a Thailândia como parte do Peace Corps trabalhando como professor e inglês. Lá, encontrou o Buddhismo e assumiu os votos de monge Theravada em 1985.

Por muitos anos serviu como tradutor e líder de retiro do Wat Suan Mokkh para o famoso monge thailandês, Ajahn Buddhadasa, cuja obra inspirou toda uma geração de indivíduos socialmente engajados, tanto na Thailândia quanto ao redor do mundo. Foi, por anos, abade do Suan Atammayatarama, um anexo de Suan Mokkh dedicado ao treinamento de monges estrangeiros.

Santikaro tem traduzido a obra de Buddhadasa para o inglês desde então. Ele é o fundador do Thinking Sangha, uma comunidade de pensadores buddhistas socialmente engajados, ligados com ensinamentos sobre a paz e a ética para o mundo contemporâneo. De volta aos EUA em 2001, fundou o Liberation Park, em Oak Park, Illinois, uma comunidade para o estudo e a prática do Dhamma, na trilha dos ensinamentos de Ajahn Buddhadasa.

Santikaro tem um interesse particular no diálogo Cristianismo-Buddhismo e conduziu retiros para religiosos católicos na Thailândia e Filipinas. Por muitos anos foi um amigo especial da World Community for Christian Meditation (WCCM). Participou das peregrinações Way of Peace lideradas pelo Padre Laurence Freeman e pelo Dalai Lama em Bodhgaya; Florença, Itália; e Belfast, Irlanda; e contribuiu com um artigo para o 25o. aniversário do Boletim da WCCM (“Meditando com as Irmãs Filipinas”.) Em outubro de 2000 ele foi um dos palestrantes da John Main Conference em Belfast.

Santikaro é um amigo de longa data da Comunidade Nalanda e de seu diretor, tendo estado no Brasil em 2003, 2006, 2007 , 2008, 2009 e 2010, 2014, 2016 e 2018.