.

por Bhikkhu Bodhi

“O rápido e recente surgimento de interesse pelo Buddhismo, tanto no Ocidente quanto no Oriente, foi marcado por uma orientação prática vigorosa e um impulso para descobrir a paz e a liberdade para as quais a prática do Dhamma leva. Esse grande entusiasmo pela prática foi, entretanto, frequentemente acompanhado por uma outra característica que pode não ser tão frutífera, quer dizer, uma tendência a negligenciar, ou até mesmo menosprezar, o estudo metódico dos…”

Leia aqui artigo completo de Bhikkhu Bodhi falando sobre o papel do estudo na tradição buddhista Theravada.


Bhikkhu Bodhi é um monge buddhista americano de Nova York. nasceu em Brooklyn, New York, em 1944, obteve seu BA em Filosofia do Brooklyn College (1966) e um PhD em Filosofia da Claremont Graduate School (1972).

Atraído pelo Buddhismo quando tinha 20 e poucos anos, após completar seus estudos universitários viajou para o Sri Lanka, onde recebeu a ordenação de noviço em 1972 e a ordenação completa em 1973, ambas do Ven. Ananda Maitreya, o principal dos monges-eruditos do Sri Lankan nos tempos atuais.

Ele foi indicado como editor Buddhist Publication Society (no Sri Lanka) em 1984 e como seu presidente em 1988. Ven. Bodhi possui muitas publicações em seu crédito, seja como autor, tradutor ou editor, incluindo the Buddha — A Translation of the Majjhima Nikaya (cotraduzido com Ven. Bhikkhu Nanamoli (1995), The Connected Discourses of the Buddha — a New Translation of the Samyutta Nikaya (2000), e In the Buddha’s Words (2005).

Em maio de 2000 ele fez a apresentação de honra nas Nações Unidas em sua primeira celebração oficial de Vesak (o dia do nascimento, iluminação e falecimento do Buddha). Ele retornou aos EUA em 2002. Atualmente reside no Chuang Yen Monastery onde ensina, bem como no Bodhi Monastery. É atualmente o chairman da Yin Shun Foundation.

3 COMMENTS

  1. Olá Professor! Este artigo é mesmo pontual nessa questão da necessidade do equilíbrio entre teoria/prática do buddhismo(e de qualquer outra tradição religiosa) e, foi um dos primeiros textos do Bikkhu Bodhi do qual eu tomei conhecimento. Maravilhoso!

  2. […] Estude. Sim, estudar é importante no caminho. Não, o estudo não é a sabedoria. Mas… sim, o estudo prepara a mente para a sabedoria. Ele organiza, explica conceitos, afia a percepção, faz com que seu pensamento não seja um touro selvagem ou uma vaca louca sujeita às emoções passageiras. […]

Comments are closed.