.

Excelente documentário! Só falta agora algum voluntário para legendar.

Dhamma Dana (documentary) from Lowpressurefilms on Vimeo.

“Em Myanmar (Birmânia), ‘A Terra Dourada’, mosteiros e centros de meditação povoam a paisagem tropical. Isolados de muitas das distrações da modernidade, este é o lar de uma das mais antigas tradições espirituais do mundo: o Buddhismo Theravāda. Na tradição Theravāda, que é seguida por cerca de 90% da população birmanesa, a liberdade não é buscada exteriormente; ao contrário, os buddhistas Theravāda se dedicam a encontrar a liberdade dentro de si mesmos. Os ensinamentos de libertação interior são propagados pela Sangha, que é a comunidade de monges e monjas ordenados. De modo a sobreviver, os monásticos dependem de Sangha Dāna: doações e oferendas dadas pelos devotos leigos. É pelo mérito do Sangha Dāna que os monásticos ordenados podem continuar a recompensar Sangha Dāna com Dhamma Dāna: o sagrado presente dos ensinamentos do Buddha. Tais ensinamentos são vistos como vindos diretamente do próprio Buddha, preservados por linhagens orais e escritas por mais de 2500 anos.

[No documentário] Dhamma Dāna apresenta o presente do Dhamma com um ritmo sereno, revelando como os buddhsitas birmaneses encontram a liberdade interior. Filmado inteiramente em Myanmar, o filme documenta uma tradição espiritual poderosamente pacífica que poucos experienciam de primeira mão.

Dr. Molina, uma monja birmanesa e ávida trabalhadora social, provê a experiência e luz orientadora para contar a história de como os birmaneses preservam e propagam sua tradição única. Em Dhamma Dāna, ele ilumina o esforço carinhoso de um povo que transcende a influência dos tempos modernos de modo a manter a antiga tradição do Buddhismo Theravāda”.

©2011 Lowpressurefilms

Para adquirir licenças educativas, por favor, dirijam-se a lowpressurefilms.com/dhamadana