.
O ano de 2002 foi extremamente produtivo para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda. Além dos cursos regulares e alguns miniretiros em nossa nova sede em Belo Horizonte, à rua Muzambinho, foram realizados também vários retiros e workshops em nosso Centro de Retiros Nalandarama, ministrados tanto pelo diretor do Centro Nalanda, Ricardo Sasaki, quanto por professores convidados.
Eis aqui alguns destaques:
Março
Em março de 2002 demos início aos “Seminários de Sophia Perennis – A Arte Tradicional da Índia”. Este conjunto de palestras e estudos foi baseado em uma tradução e compilação feita por Ricardo Sasaki de uma obra sobre os aspectos mais profundos e espirituais da arte segundo a perspectiva indiana, a partir dos escritos de Ananda Coomaraswamy.
A teoria indiana da arte, com sua inseparável ligação com a espiritualidade oriental, abre ponderações importantíssimas para todos os aspectos da vida espiritual, e, quando iluminada pelas explicações de Coomaraswamy, tornam-se portas para a visão de um mundo superior de significados. A iconografia, as noções de representação ideal, o papel da perspectiva e das relações espaciais são por Coomaraswamy relacionadas ao espectro da atividade espiritual, o conhecimento da mente e a jornada de realização, com seus paralelos nas artes chinesa e europeia medieval.
Abril
Maio
Também em maio o Nalanda esteve presente no Vesak 2002, realizado em São Paulo, conglomerando vários templos e centros buddhistas da cidade.
Ainda em maio tivemos a grande satisfação de lançar em português o segundo livro de nosso mestre, o venerável Ajahn Buddhadāsa, “48 Respostas Sobre o Buddhismo”, com tradução de Ricardo Sasaki
Junho
Tivemos o prazer de receber neste mês de junho o professor Maurício Ghigonetto (Pen Juo) do Templo Zu Lai de São Paulo para um workshop de fim-de-semana enfocando meditação Ch’an (Zen), relações de família e buddhismo engajado.No sábado foi enfocado o tema Buddhismo e Família, com ideias de como desenvolver os preceitos buddhistas em casa e em especial com as crianças.
No domingo o tema foi o Buddhismo Humanista, baseado no conceito que o venerável Hsing Yun vem desenvolvendo ao longo dos anos sobre Buddhismo engajado. O professor Pen Juo compartilhou ideias e práticas sobre como o Buddhismo pode ir muito além da prática dentro dos templos e como utilizá-lo para o benefício da sociedade que nos cerca.
Setembro
Novembro
Novembro foi marcado pelo falecimento de Minnie Somi Kubose, esposa do Rev. Gyomay M. Kubose. Minnie e Gyomay fundaram o Buddhist Temple of Chicago em 1944. Após estudar no Japão, ela adquiriu seu chamei/nome-de-chá, Somi, e a posição de instrutora na Tradição Urasenke de Chá. Ela ensinou o Caminho do Chá desde 1969 e recebeu o Kyoju, o mais alto grau de mérito como instrutora de chá de Sen Shoshitu XV, o Grão-Mestre da Tradição Urasenke de Chá. Atingiu também a posição de instrutora da Tradição Ikenobo de Arranjo Floral. Aos 87 anos, ela partiu deixando seus filhos, Don (Joyce) Kubose e Rev. Koyo (Adrienne) Kubose; filha Joyce (Robert) Prosise; netos Kristine Perry, Darren (Tina) Kubose, Shauna (Richardson) Fleuridor, Kanon Kubose e Tate (Denise) Kubose; e bisnetos Kamryn e Emiko Kubose e Marika e Karissa Perry. Tendo conhecido pessoalmente o maravilhoso casal que teve uma grande influência em nosso caminho, Ricardo Sasaki e o Centro Nalanda gostariam de expressar seus melhores sentimentos nesse momento de passagem.