Feliz 2009 a todos!

 

O Centro de Retiros

Na semana que vem uma nova construção no Centro de Retiros Nalandarama começará. Precisamos de sua ajuda!

Dedicado ao treinamento intensivo do caminho contemplativo baseado na tradição buddhista das florestas, o Nalandarama por quase dez anos tem servido como espaço principal de nossos retiros longos. Centenas de pessoas já passaram por ele, aproveitaram seu ambiente simples e silvestre para aprofundar na meditação e no estudo doDhamma. Grandes professores da Ásia, Europa, África e EUA já passaram por lá compartilhando seus ensinamentos. No Nalandarama o caminho para a simplicidade e a fidelidade aos princípios fundamentais estabelecidos pelo Buddha é um dos pilares. Queremos manter a simplicidade, ao mesmo tempo que oferecendo aos nossos visitantes um ambiente propício para a prática.

Como extensão contemplativa do Centro Buddhista Nalanda, nosso centro de retiros em Casa Branca/MG foi iniciado com o objetivo não só de prover esse ambiente propício, mas de poder fazê-lo para o maior número de pessoas. Termos esse espaço próprio nos possibilitou no decorrer dos anos sempre oferecer retiros e cursos num valor bem abaixo do que geralmente é comum nessa área. Nesses quase dez anos de existência ele tem sido construído e mantido através deatividades que lá ocorrem e de generosas doações de nossos membros, amigos e pessoas em geral. É um exemplo de como o esforço e bondade de todos pode construir um espaço de benefício comum.

Para que isso se torne cada vez mais uma realidade precisaremos de todo o apoio possível, e pedimos a sua ajuda para fazer este centro se erguer e melhor servir às muitas pessoas que passam pelo centro à procura do Dhamma.


Uma Nova Construção

Por mais de um ano estamos com um casal tomando conta de lá e temporariamente alojados numa casa atrás do dormitório principal. A inconveniência disso é justamente a proximidade ao dormitório, tirando a liberdade de movimento do casal e, ao mesmo tempo, causando alguma perturbação quando durante os retiros para os praticantes residindo no dormitório. Isso está para mudar. A partir da próxima semana começaremos a construção de uma nova casinha para eles, um pouco mais afastada. Isso permitirá um maior silêncio na área do dormitório e também liberará a casaatual como uma acomodação extra durante retiros. Uma outra novidade é que em breve a eletricidade estará chegando na rua ao lado, o que permitirá novamente termos luz no dormitório.

Isso custa dinheiro e precisamos da ajuda de vocês, dayakas (sustentadores do Dhamma) que percebem a importância de manter um espaço de prática. Se você já fez retiros conosco, fez cursos, se beneficiou do que é oferecido em nosso site, livros, etc., essa é uma boa oportunidade de fazer parte e ajudar!

Hoje estivemos lá com nosso mestre de obras (o mesmo que levantou o dormitório dez anos atrás!) e fizemos um recálculo das despesas iniciais: R$ 5.000,00. Acrescentem a isso as despesas imprevistas que sempre ocorrem numa obra, mais o padrão de energia que será necessário construir para se ter energia em ambos os lugares, a nova casa e o dormitório. Não está incluído aí coisas como vaso, pia, fiação, etc. Mas acreditamos que já teremos um bom avanço.

Então, qualquer quantia que puderem ajudar será muito bem-vinda. Se diz no Buddhismo que não há melhor presente que o presente do Dhamma (Sabba danam dhamma-danam jinati) e sem dúvida essa é uma forma de sustentar o Dhamma para que mais e mais pessoas (inclusive você) possam se beneficiar.

Detalhes para doações em qualquer quantia podem ser vistas no final nessa página do Nalandarama.

E aproveitando a mensagem, fica o convite para nos visitarem! Entre 20 de fevereiro e 1 de março realizaremos nosso retiro anual com o Venerável Uttaranyana Sayadaw, com várias opções de participação e hospedagem, num programa combinando meditação e estudos da alta psicologia buddhista (abhidhamma). E o Nalandarama também está aberto durante todo o ano para retiros individuais e práticas de pequenos grupos. entre em contato!

Não esqueça, qualquer doação é bem-vinda.

cordialmente
—————————————–
Comunidade Buddhista Nalanda

Home


http://twitter.com/centronalanda