Começaram hoje na Thailândia as comemorações do Vesak 2010 das Nações Unidas. Milhares de pessoas presentes e centenas de delegados de vários países onde o Buddhismo pode ser hoje encontrado. Esteve presente o princípe herdeiro para a nota de abertura e o ponto alto para mim foi a curta palestra do Dr. A.T. Ariyaratne, fundador do grande movimento social do Sri Lanka, Sarvodaya. Quão importante foi sua lembrança de que não é preciso um confronto entre pobres e ricos, mas que o caminho é pela lembrança e educação destes últimos a respeito dos valores e importância da generosidade, justiça e trabalho para criar as condições para tal. Não é pelo ódio, mas pela generosidade e virtude que as coisas se resolvem no mundo e aqueles com recursos têm um papel nessa reconstrução, precisando apenas que entendam o que sua situação ralmente implica em termos de oportunidade e responsabilidade.
Bom estar aqui novamente, rever velhos amigos e consolidar alguns projetos. Amanhã é dia de diversas palestras sobre temas específicos. Diante da platéia de milhares, eis nossa Mensagem Congratulatória expressa nesse Dia de Vesak das Nações Unidas:
“Respeitáveis Veneráveis, Senhoras e Senhores,
Em nome do Colegiado Buddhista Brasileiro, da Comunidade Buddhista Nalanda do Brasil e do crescente número de buddhistas no Brasil, gostaria de congratular os organizadores pela iniciativa de novamente reunir líderes buddhistas de todos os países por onde o Dhamma do Buddha se estabeleceu. Estamos honrados de estar aqui, e felizes em compartilhar estes dias com metta e mudita com todos vocês. Nesse período de turbulência para o povo da Thailândia, quando raiva, ressentimento e sentimentos ruins se espalharam por todos os cantos, que possamos dar um exemplo de coexistência saudável, bondosa civilidade e comportamento honrado.
Somos muitos aqui, de diferentes origens, países e tradições. Ainda assim o Buddha Dhamma é apenas um e se pudermos manter em nossas mentes os preciosos ensinamentos, nos lembrarmos de sermos gentis e, nas palavras do Buddha, ‘olhar uns aos outros com olhos de afeição’, isto certamente trará a alegria da unidade e do compartilhamento. Possamos nós e o povo da Thailândia viver felizes e na bondade”.
Dhammacarya Dhanapala