.

~ por Ven. Ajahn Payutto ~

2. Definições das Escrituras

Os ensinamentos sobre os Cinco Agregados (pañca-khandha) no capítulo 1 *, e sobre as Seis Bases dos Sentidos (saḷāyatana) no capítulo 2 *, enfatizam a dimensão interior da vida dos seres humanos. O ensino das Três Características expande o escopo da investigação para abranger tanto a pessoa individual quanto os objetos externos. É um estudo dos seres humanos e do mundo inteiro.

*De Buddhadhamma.

O significado de cada uma das Três Características já foi descrito de uma forma rudimentar. Agora elas serão analisadas mais detalhadamente, com base nos ensinamentos escriturais.

2A. Impermanência

O Paṭisambhidāmagga oferece uma definição simples para aniccatā: algo é considerado impermanente ‘no sentido de que cessa’ (khaya-aṭṭhena) [8]. Todas as coisas condicionadas existem momentaneamente, em um momento e lugar específicos e então cessam imediatamente. Um objeto no passado não existe no presente, um objeto presente agora não existirá no futuro. Textos pós-canônicos expandem essa definição e oferecem uma série de descrições. Por exemplo, à primeira vista, percebe-se que a vida de uma pessoa começa no nascimento e termina com a morte. Após uma inspeção mais aprofundada, percebe-se um ritmo acelerado de nascimento e declínio por um período de vida, um ano, uma estação, um mês, um dia, alguns minutos, num surgir e cessar a cada momento que é difícil para a maioria das pessoas discernir. Modernas descobertas científicas, não só na física, contribuíram para revelar e demonstrar a impermanência. Muitas teorias científicas que falam de nascimento e morte de estrelas ou de desintegração atômica ilustram a lei da impermanência.

Das muitas definições comentariais de aniccatā aqui estão algumas das
mais comuns:

Os comentários definem aniccatā de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, algo é considerado impermanente ‘por ser incerto e instável’ (aniccantikatāya), e porque ‘tem um começo e um fim’ (ādi-antavantatāya) [9]. Uma definição comum e frequentemente utilizada é: algo é considerado impermanente no sentido de ‘ter existido e deixado de existir’ (hutvā abhāvaṭṭhena) [10]. [70/9] Uma adição é às vezes feita a essa frase, por exemplo: algo é considerado impermanente porque ‘surge, desintegra-se e torna-se outra coisa’ (uppādavayaññathattabhāvā hutvā abhāvato vā) [11].

Eis uma detalhada compilação das definições. Há quatro razões para algo ser considerado impermanente [12]:

1. Uppādavayappavattito: porque surge e se desintegra; aparece e se extingue; existe e, em seguida, deixa de existir.

2. Vipariṇāmato: porque é sujeito a mudança; continuamente alterado e transformado.

3. Tāvakālikato: porque é temporário; existindo momentaneamente.

4. Niccapaṭikkhepato: porque é inconsistente com a permanência; a mutabilidade dos objetos condicionados está intrinsecamente em conflito com a permanência; quando se observa acuradamente o objeto nenhuma permanência é encontrada, mesmo se alguém teima em considerá-lo como permanente, a natureza recusa-se anuir a tal desejo do indivíduo.

 

 

Traduzido por Jorge Furtado para o Centro Nalanda
em acordo com Buddhadhamma Foundation
Para Distribuição Gratuita
© 2011 Edições Nalanda


Nota: “Escritos sobre o Buddha Dhamma” consiste de um conjunto de escritos de um dos mais respeitados monges da Thailândia contemporânea, Venerável Ajahn Payutto.


* Se você tem ‘dotes linguísticos’ e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.