Phra Payutto
Phra Payutto

~ por Ven. Ajahn Payutto ~

O Buddha apresentou o princípio da Originação Dependente como uma lei da natureza, que não depende do aparecimento dele para ela existir. Ele a apresentou com uma verdade natural da seguinte maneira:

Se os Tathāgatas * surgem ou não, esse princípio da condicionalidade específica é constante, certo e uma lei da natureza. Tendo compreendido completamente e penetrado nessa verdade, um Tathāgata a anuncia, a ensina, a esclarece, a formula, a revela e a analisa. E ele diz: ‘Veja! Com ignorância como condição, há formações volitivas…

Assim, bhikkhus, esta realidade (tathatā), esta infalibilidade (avitathatā), esta invariabilidade (anaññathatā) – esta condicionalidade específica (idappaccayatā) – isto é chamado de originação dependente.

*Tathāgata= Buddha

A importância central da Originação Dependente é evidente nas palavras do Buddha:

Aquele que vê a originação dependente vê o Dhamma;* aquele que vê o Dhamma vê a originação dependente.

Bhikkhus, o nobre discípulo bem instruído tem um conhecimento sobre isto que é independente de outros: ‘Quando isto existe, aquilo vem a ser; com o surgimento disto, aquilo surge’…. Quando um nobre discípulo assim compreende como realmente são a origem e a cessação do mundo, ele é então chamado um nobre discípulo aperfeiçoado em visão, que chegou a este verdadeiro Dhamma, que possui o conhecimento de um aprendiz, um verdadeiro conhecimento de aprendiz, que entrou na corrente do Dhamma, um nobre com a sabedoria penetrante, aquele que está diretamente de frente à porta para o Imortal. [80]

Aqueles ascetas e brāhmaṇas que entendem essas coisas (os fatores da originação dependente), a origem dessas coisas, a cessação dessas coisas, e o caminho que leva à cessação dessas coisas… aqueles ascetas e brāhmaṇas são merecedores de reconhecimento como ascetas dentre ascetas, e brāhmaṇas dentre brāhmaṇas. Ao realizarem isto por si mesmos com direto conhecimento, eles são reconhecidos nesta vida como quem atinge e permanece na realização do objetivo do ascetismo e do estado de brāhmaṇa.

* Sânscrito: Dharma: A palavra dhamma tem muitas definições; as mais comuns são: Verdade Última, ensinamento, doutrina, natureza, lei e ‘fenômeno’.

Em uma ocasião, o Buddha advertiu o Venerável Ānanda a não julgar mal a complexidade da originação independente:

Ānanda: ‘Isto é maravilhoso, venerável senhor! Isto é maravilhoso, venerável senhor! A originação dependente é tão profunda e parece ser tão profunda, mas ainda assim parece ser tão clara e fácil de ser entendida’.

Buddha: ‘Não diga isso Ānanda! Nunca diga isso Ānanda! A originação dependente é profunda e aparenta ser profunda. Isso é devido ao não entendimento por não ter penetrado nesta verdade (Dhamma) que esta geração está aflita e se tornou como um emaranhado, como um novelo enleado, como um trançado de juncos, e é inábil em transcender o plano de miséria, os maus destinos, os mundos inferiores, e a roda do renascimento (saṁsāra).

Os leitores que estão familiarizados com a história de vida do Buddha vão se lembrar de sua relutância em proclamar o ensinamento (Dhamma) logo após seu despertar:

Bhikkhus, este pensamento surgiu em mim: ‘Este Dhamma que alcancei é profundo, difícil de ver, difícil de realizar, tranquilo, excelente, não acessível por meio do raciocínio, a ser conhecido pelos sábios. Mas esta geração se deleita no apego, tem prazer no apego, se alegra no apego. É difícil para tal geração que se deleita no apego ver esta verdade, a saber, condicionalidade específica, originação dependente. E é difícil de ver esta verdade, isto é, o silenciar de todas as formações, o abandono de todas as bases para o sofrimento (upadhi), o fim do desejo, o desapego, a cessação, o Nibbāna. Se eu fosse ensinar o Dhamma e os outros realmente não me entendessem, isso seria cansativo e incômodo para mim.

Esta passagem menciona tanto originação dependente como Nibbāna, enfatizando a importância dessas duas verdades, e também a dificuldade em realizá-las. O Buddha despertou para essas verdades e as explicou para os outros. [81]


Traduzido pelo Grupo de Tradução do Centro Nalanda
em acordo com Buddhadhamma Foundation
Para Distribuição Gratuita
© 2013 Edições Nalanda


Nota: “Escritos sobre o Buddha Dhamma” consiste de um conjunto de escritos de um dos mais respeitados monges da Thailândia contemporânea, Venerável Ajahn Payutto.


* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.

2 COMMENTS

Comments are closed.