Dhammapada

.

ilusoesO Que o Buddha Tem a Nos Dizer Sobre…Meditando com o Dhammapada

O Dhammapada é o mais famoso e publicado livro buddhista em todo o mundo. Apesar de popular, muito mais pode ser descoberto a partir de uma análise aprofundada de seus versos com a utilização do pali e dos comentários tradicionais (atthakatha).

Este mini-curso é apresentado em vários módulos, um para cada capítulo do Dhammapada. Os módulos podem ser frequentados independentemente pois cada capítulo do Dhammapada é uma unidade em si. Nos módulos aprendemos mais sobre o que o Dhammapada tem a nos dizer em termos de entendimento da vida, dos ensinamentos do Buddha e sobre nosso mundo mental.

O Dhammapada é universal. Enquanto conjunto de escritos ele representa os ensinamentos de vida vindos do Buddha e pode ser considerado a mais representativa obra buddhista. Ele é respeitado e existente em todas as escolas buddhistas. No Sri Lanka, meninos de oito anos já aprendem a decorá-lo. Constituído de 423 versos ele é também uma obra de poesia e sensibilidade.

dhammapadaOs participantes devem contactar os organizadores a fim de saber sobre o material a ser utilizado no mini-curso, que consistem de capítulos do Dhammapada. Os que desejarem são incentivados a trazer suas próprias cópias, que podem ser de qualquer versão ou língua, em livro ou copiados da internet. Quanto maior diversidade melhor. A partir delas as versões serão confrontadas com o texto pali e explicados os sentidos nem sempre evidentes dos versos. Todas as traduções dos versos estudados são trabalhos originais do Centro Nalanda e traduzidos com o apoio do original pali.

Locais do mini-curso:
Belo Horizonte e no espaço virtual Prática Guiada

Volte para a Programação Completa