Arama

.


Centro de Retiros e Mosteiro Nalandarama

Av. Ipê Branco (antiga Alameda Pau d’Alho ou rua Nove) 1045
~ esq. com Alameda dos Ciprestes
Casabranca, a 40 minutos de Belo Horizonte, MG
Piedade do Paraopeba, município de Brumadinho
Tel: (31) 9651.6369 | 9343-4330
Baixe o mapa de como chegar
Confira no Google Mapas como chegar
Escreva para nós

Desde maio de 2011 estamos com as portas abertas para receber pessoas interessadas em experimentar períodos contemplativos em nosso Centro de Retiros em Casa Branca/MG, fora do período de retiros. Para além dos períodos de retiros formais previamente agendados, é possível conversarmos sobre permanências curtas ou longas no Nalandarama. Venha passar uns dias contemplativos. Caso tenha interesse, por favor preencha o formulário no final desta página.

Atividades regulares:

♦ Sessões diárias de meditação
♦ Yoga
♦ Aconselhamento psicológico
♦ áudios com palestras
♦ opções de meditação individual e na floresta
♦ retiros curtos, longos; em grupo e individuais

 

40 minutos da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais

O Centro de Meditação Buddhista Nalandarama situa-se a 40 minutos da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, e é a contraparte, no campo, do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, um centro dedicado à divulgação da Mensagem do Bem-Aventurado, o Buddha, para o povo brasileiro. Ele está sendo desenvolvido como uma base para a continuação de nossa já estabelecida prática de organização de retiros curtos e longos.

Situado no povoado de Casabranca, município de Brumadinho, o Nalandarama é como um refúgio na floresta, longe da agitação das cidades, onde yoguis e meditantes podem ter a oportunidade para aprender e aprofundar seu conhecimento e prática dos ensinamentos do Buddha. A quietude, o ar fresco e a água pura vinda das montanhas se combinam num ambiente de floresta, criando condições propícias para um centro de meditação.

O Nalandarama é o primeiro centro criado no Brasil dedicado ao treinamento intensivo do caminho contemplativo baseado na tradição das florestas da escola Theravada. Há opções de retiros curtos e longos (regularmente oferecemos retiros estruturados de fim de semana, 4 a 5 dias, 1 semana, 10 dias e 20 dias) e retiros individuais em qualquer época do ano. Esperamos que todos possam vir visitá-lo e utilizar de suas facilidades.

Uma das melhores coisas em se fazer um retiro no Nalandarama é que mais que apenas um centro de retiros, ou seja, um lugar mais afastado onde passamos alguns dias em meditação e silêncio, é o fato dele ser também um centro de floresta. O contato com a natureza mais rústica sempre foi um elemento incentivado por todos os grandes mestres do passado. Alguns pensavam que era mesmo uma condição essencial para a compreensão profunda do Dhamma. Não aquela natureza disciplinada e tornada dócil de nossos jardins e sítios ornamentados e confortáveis. Mas a natureza pouco retocada, onde é ainda possível ver borboletas azuis (muitas delas nesses dias!) e saguis pulando de galho em galho, mal ver a lua porque semi-escondida por entre a copa das árvores, vivenciar o frio e a chuva, os insetos e os imprevistos naturais de uma vida no campo. Meditar e andar, ouvir e estudar o Dhamma, entoar suttas e silenciar as palavras excessivas. O que mais se poderia desejar para uma vida de Dhamma?” ~ Dhanapala: Folhas no Caminho 16/11/2005


Um oásis de Natureza e Dhamma

Nalandarama

Esperamos, com a criação desse centro, manter o mais possível intacta a mata nativa da região, recriando, na medida de nossas possibilidades, o ambiente dos importantes mosteiros de floresta do Sri Lanka, Thailândia e Birmânia. Nossa orientação dirigida à tradição interior do Theravada indica já o caminho para a simplicidade e a fidelidade aos princípios fundamentais estabelecidos pelo Buddha. O Nalandarama, entretanto, está aberto a praticantes de todas as escolas buddhistas, como um espaço de confraternização das quatro sanghas de todas as linhagens.

Desde seus primórdios o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda teve planos de construir um centro de treinamento fora da cidade. Finalmente, coincidindo com seu aniversário de 10 anos (1999), as condições propícias necessárias se manifestaram. Por meio do trabalho conjunto e da contribuição de doadores generosos, desde aqueles que participaram dos retiros promovidos pelo Nalanda, até aqueles que doaram fora das situações de retiro, nosso centro na floresta se ergueu como uma realidade, um oásis de Natureza e Dhamma em Minas Gerais. Que bênção é a compreensão do valor do poder e mérito da doação!

Para que isso se torne cada vez mais uma realidade precisamos de todo o apoio possível, e pedimos a sua ajuda para fazer este centro se erguer e poder servir às muitas pessoas que esperamos ver passar pelo centro à procura do Dhamma.

Apoio Internacional

O Centro de Retiros e Mosteiro Nalandarama é apoiado por alguns dos mais importantes monges e professores de Dharma no mundo, bem como diversas instituições buddhistas. Aqui uma breve lista:

Uma mensagem do Venerável Henepola Gunaratana Mahathera, Presidente do Bhavana Society Buddhist Monastery dos Estados Unidos

Queridos amigos,

Fico muito contente em dar meu apoio a Ricardo Sasaki, seus amigos e alunos no Dhamma, em seus planos para o estabelecimento de um mosteiro buddhista e um centro de retiros, Nalandarama, perto de Belo Horizonte, Brasil. Ricardo é um aluno meu há longo tempo e, nos últimos anos, tenho viajado para o Brasil para trabalhar com este grupo de praticantes sinceros e dedicados. Eu os apoio totalmente em seus novos planos para a construção de um mosteiro e centro de retiros.

Se este projeto evoluir tal como planejado, ele será um instrumento maravilhoso por meio do qual trazer o Dhamma para as vidas de um crescente número de pessoas. Ele oferecerá uma oportunidade para monges e leigos realizarem uma prática a longo prazo num ambiente buddhista, e, no tocante aos leigos, proverá também um centro para retiros curtos e para cursos.

Os planos para Nalandarama incluem um dormitório que abrigará vinte pessoas, um salão de meditação, kutis, e uma cozinha. Além disso, uma [outra] casa adjacente poderá abrigar entre dez e doze pessoas. Outros amigos… construirão kutis. Tais planos garantirão que o Nalandarama fornecerá um ambiente resguardado no qual praticar. Embora doações iniciais já tenham sido recebidas, muito suporte, financeiro e outros, é necessário.

Eu gostaria de pedir a vocês, por favor, que contribuam tão generosamente quanto possível a fim de tornar Nalandarama uma realidade.

Obrigado.
Com metta,
Bhante Gunaratana

1. Nalanda Mahavihara University, Índia
2. Bright Dawn Institut, USA.
3. Projeto Buddhadasa e Suan Mokkh International, Thailândia
4. Liberation Park, EUA
5. Birmingham Buddhist Vihara, Inglaterra.
6. Venerável Rewata Dhamma Sayadaw
7. Venerável Henepola Gunaratana
8. Venerável Uttaranyana Sayadaw
9. Venerável Dhammadipa
10. Associação Internacional de Educaçao Buddhista (Tailândia)
11. Aliança Mundial para o Intercâmbio de Cultura Buddhista (China)
12. Sociedade de Publicação Buddhista (Sri Lanka)

Se você quiser também fazer parte desse projeto, colabore conosco através de doações. Você pode fazer um depósito dirigido ao Nalandarama que será usado integralmente na construção e manutenção das facilidades para meditantes.

As doações podem ser feitas das seguintes formas:
1. Opções de doação:

a) Depósito bancário: Banco Bradesco
Ag. Mangabeiras no. 3432-0
conta corrente no. 12.610-1
em nome de “Centro de Estudos Buddhistas Nalanda”
e nos mandar um email com a data e hora do depósito.

b) Depósito bancário: Banco do Brasil
Prefere depositar numa conta do Banco do Brasil? Entre em contato conosco por email

c) Depósito bancário: Banco Itaú
Prefere depositar numa conta do Banco Itaú? Entre em contato conosco por email

e) Pagamento seguro (sistema Pagseguro) via seu banco, boleto bancário ou cartão de débito/crédito, clicando no ícone “doar” (acrescente 3% do valor do curso no caso de boleto bancário ou débito em conta; ou 8% no caso de pagamento por cartão de crédito):




e) Pagamento seguro via Paypal (com seu cartão de crédito, acrescentando 8% do valor do curso)

 

2. Envie-nos um email nos informando de sua doação. Doações de qualquer valos são muito bem-vindas. Obrigado por sua generosidade!

Curta a nossa comunidade no Facebook e veja algumas fotos

Visite também nosso álbum antigo de fotos

O Que é um Retiro de Meditação?

Um depoimento do prof. de Dharma Cláudio Miklos

Ou faça uma caminhada virtual!

 

O LOCAL:

O Centro de Retiros Nalandarama fica num tranquilo lugar a 40 minutos da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Situado próximo à Serra do Rola-Moça em Casabranca, o local é ideal para o desenvolvimento da calma e introspecção interior. Seu nome é Mosteiro da Generosidade Sem Fim (Nalandarama), e é o centro de prática intensiva e vivência do Dhamma (ensinamentos do Buddha) do Centro Buddhista Nalanda.

ACOMODAÇÕES:

 

Quartos

Quartos

As acomodações são básicas em quartos duplos ou triplos (alguns retiros ao longo do ano são em quarto individual). Fora dos retiros você contará com um quarto individual. Roupa de cama, travesseiro e cobertores devem ser trazidos pelo praticante.

 

acampando

acampando

Há também a possibilidade de participação com hospedagem em barracas (acampando) durante os retiros.

Não há, por enquanto, tantos banheiros como gostaríamos de ter. Portanto o praticante deverá saber cultivar a paciência caso haja um número grande de praticantes durante algum retiro.

Durante os retiros há também a possibilidade de custear parcialmente em troca de trabalhos. Se você sabe cozinhar ou tem outra habilidade ou recurso que acredita que possa ser útil para nós, fale conosco.

TRANSPORTE:

O vilarejo de Casa Branca conta com uma linha de ônibus indo e vindo de Belo Horizonte, três vezes ao dia. Se você preferir que um táxi pegue você no aeroporto ou outro local, entre em contato conosco. Durante os retiros, se não pudermos encaixar todos em carros de outros participantes, teremos uma van, um taxi ou micro onibus levando e trazendo as pessoas. O preço da van/taxi é dividido entre os que forem. Caso você precise de transporte, entre em contato antecipadamente.

DIA A DIA:

Fora dos eventos programados acontecendo no Nalandarama, nosso centro está também aberto para o visitante que deseja passar uns dias mais contemplativos, perto da natureza. Esta é uma boa oportunidade para contar com um apoio para sua prática pessoal, combinando meditação, contato com a natureza, estudo individual e grupal, orientação na meditação, etc. É esperado que ele participe das atividades fixas do centro e ajude na limpeza geral.

5h00: Acordar
5h30: meditação sentada na Sala de Meditação
6h15: vandana (cânticos)
7h30: café da manhã
18h00: refeição leve
19h00: palestra ou audição de áudio de palestra de Dhamma
20h00: meditação sentada na Sala de Meditação

Valor da diária: R$ 35,00
Incluído na diária: acomodação em quarto individual, acesso à Sala de Meditação, biblioteca, material meditativo, café da manhã e refeição leve da noite (o praticante pode almoçar seja no vilarejo perto do centro quanto preparar sua própria refeição)
O café da manhã inclui: café, leite, chá, pão, manteiga, mel ou geleia, queijo, bolacha ou bolo, 1 fruta.
A refeição leve da noite inclui uma sopa e pão.

OS RETIROS:

Um retiro é um período de esforço concentrado, onde o meditante se “retira” dos afazeres diários para concentrar na meditação. Em todos os retiros são dadas instruções de forma que tanto iniciantes como experientes podem participar. Acorda-se às 5h00 e dorme-se por volta das 21h30. Há três refeições, o café da manhã, o almoço e uma refeição leve à noite.  Os retiros são feitos em silêncio enquanto que os workshops contém apenas alguns períodos de silêncio. Há entretanto instruções, palestras e entrevistas individuais. É uma excelente oportunidade para você entrar em contato com a meditação de uma forma séria e responsável, nos moldes como é praticada no Oriente e em outras partes do mundo. Nosso centro está ligado a vários centros e mosteiros do mundo.

Nossos retiros têm um custo bem abaixo da média, pois não temos fins lucrativos. Os valores têm como objetivo pagar os custos operacionais dos retiros, passagem e sustento dos professores, manutenção e administração do espaço. Há também a possibilidade de acampar durante os retiros, o que diminui ainda mais os valores. Entretanto incentivamos enfaticamente que os participantes façam uma doação aos professores convidados ao final do retiro, os quais muitas vezes vêm de outros países para dirigir os retiros gratuitamente. Essa prática é chamada de Dana, a ação generosa, que ajuda a manter a divulgação do Dhamma pelo mundo. Uma doação também para nosso mosteiro para que possamos continuar construindo e mantendo suas despesas também é bem-vinda. Para ler mais sobre a prática de Dana.


Formulário de requisição para estágio residencial no Nalandarama – Centro de Retiros
[contact-form-7 id=”2968″ title=”pleitear residencia”]

12 Comments:

  1. Gostaria, e muito, muito de participar do retirona floresta de setembro no centro Nalanda:
    por favor, me digam como faço
    e o que preciso pra participar.
    Como é o passeio pré-retiro?

    aguardo ansiosa o contato de vcs,
    Cláudia – S.Simão-GO

  2. Diana Castilho

    Olá, gostaria de saber informações sobre o proximo retiro em Casa Branca! Dtas e preços pro favor!
    Obrigada

  3. Tenho interesse em participar do retiro de carnaval. Gostaria que me enviassem informações como valores, datas, serviço de van (não possuo carro). Obrigada, Camila.

  4. celme Maria de Figueiredo

    Ola, gostaria de saber informações sobre o proximo retiro em Casa Branca! Dtas e preços pro favor!

    Haverá algum workshop para o carnaval? Se houver retiro é possível participar como iniciante?

    Grata,

    Celme

  5. Prezados,
    Gostaria muito de participar de um retiro no período do carnaval, como iniciante.
    Por favor, disponibilizem informações.
    Obrigado.

  6. gostaria de ser informada dos retiros em casa branca.
    obrigada
    Rúbia

  7. Belissimo. Quero conhecer!

  8. Pingback: 14 de setembro ~ Sábado de Meditação em Minas Gerais - Centro de Estudos Buddhistas Nalanda

  9. Pingback: Palavra e Silêncio na Natureza | My great WordPress blog

  10. Pingback: A borboleta azul | My great WordPress blog

  11. Pingback: Wild Grasses | My great WordPress blog

  12. Pingback: Vesak na Thailândia – ainda no dia 2 | My great WordPress blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>