Aconteceu na semana passada, entre 26 e 28 de maio, o Seminário “Você sabe a cor de Deus? – Diálogos entre religiosidade e ciência”, patrocinado pela Escola Olodum com o apoio da Petrobrás. Durante três dias, especialistas de diversas áreas se reuniram para trocar idéias sobre multiculturalismo, religiosidade e ciência, desfrutando da hospitalidade baiana. O Nalanda esteve presente na pessoa do prof. de dharma Ricardo Sasaki.

No dia 26, o especialista em sociologia da religião, Reginaldo Prandi, apresentou “A Origem do Universo, da Terra e do homem sob a ótica da ciência e da religiosidade. O prof. Marcelo Gentil, diretor de projetos do Olodum foi o moderador. No dia 27, o painel “Multiculturalismo na perspectiva da ciência e da espiritualidade: budismo, protestantismo e indigianismo”, contou com a presença do psicólogo clínico e diretor do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, Ricardo Sasaki, do mestre em Educação e pastor da Igreja Presbiteriana, João Batista Soares Valença, e da escritora e conselheira do Instituto Indígena de Propriedade Intelectual, Eliane Potiguara. O painel foi moderado pelo prof. Carlos Alberto Santos de Paulo, mestre em políticas sociais e coordenador do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Católica de Brasília. Uma descrição informal desse dia se encontra aqui.

No dia 28, ocorreu o painel “Multiculturalismo na perspectiva da espiritualidade: candomblé e catolicismo”, com a participação de Jaime Sodré, xicarongoma ogan do candomblé e doutor em história da cultura negra; padre Clóvis, jesuíta, teólogo e pesquisador da Un. Católica de Pernambuco; e Veronica Gomes, mestre em sociologia e equede do Ilê Axé Opã Oxagum Ladê de Sergipe, como moderadora. Todos os dias foram encerrados com uma degustação afro e perguntas animadas e interessantes da platéia composta de docentes das escolas de Salvador. Todo o evento foi muito eficientemente coordenado pela Mara Felipe, coordenadora pedagógica da Escola Olodum.