~ Panyananda Bhikkhu ~

Caros pais,

Por favor, emprestem-me seus ouvidos. Ouçam a voz dos melhores votos de mim. Ouçam e aceitem; essa é a única maneira. Vou lhes dizer tudo o que sei agora. Estou lhes chamando, pais e mães, porque vocês deram à luz meninos e meninas. Vocês os amam e têm orgulho de, finalmente, ter seus próprios filhos. Todos os pais amam seus filhos. Eles querem que eles sejam famosos. Ninguém faria coisas ruins para seus filhos intencionalmente. Isso é simplesmente um fato. Mas o amor dos pais é como uma faca de dois gumes. Ele pode ser útil ou ele pode ser prejudicial. Se o amor é correto, então é útil aos filhos. Se o amor é incorreto, então é prejudicial a eles, sem dúvida. Muitos pais têm destruído seus filhos em nome do amor.

Esse tipo de destruição é feito sem o conhecimento. Tal como no caso dos pais, que amam e protegem seus filhos demais, dando-lhes liberdade demais ao ponto deles não saberem como cuidar de si mesmos. Tudo parece depender dos seus pais. O que quer que as crianças queiram ou que as crianças façam, elas são permitidas, sem uma palavra de contradição. Eles têm medo de ferir os sentimentos de seus filhos. Quando as crianças estão autorizadas a fazer qualquer coisa, do modo que quiserem, tornam-se os chefes dos pais. Os pais acabam por ter medo de seus filhos mais do que qualquer outra coisa. Eles não têm coragem de contrariar seus filhos em nada. As crianças também sabem que os pais farão a vontade delas.

Em geral, as crianças seguem seus desejos ao fazer qualquer coisa. Elas não param e pensam sobre as consequências. Se querem alguma coisa, elas pensam que devem obtê-la ou que deveriam poder fazer tal coisa. Elas se tornam compulsivas e facilmente irritadas. Elas expressam sua birra atirando ou quebrando coisas. Os pais sentem-se compelidos a fazer o que elas querem, seja qual for sua vontade. Quando elas conseguem uma vitória usando uma tática, elas farão isso de novo, e sempre vão ter os mesmos resultados. Quem na verdade está errando em tais casos? Os pais estão errando por serem muito permissivos, deixando que as crianças façam o tanto quanto tiverem vontade. É claro que isso é por amor. Eu não estou dizendo isso para proibi-los de amar seus filhos, mas o que estou dizendo é que devem amá-los da maneira correta.

As pessoas antigamente tinham um ditado que dizia: “Ame o seu gado, amarre-os; ame seus filhos, espanque-os”. (traduzindo: Poupe a vara, estrague a criança). É algo que devemos ouvir e refletir. Uma pessoa que cria gado ama-os e permite que eles andem por aí. Eles certamente comerão os legumes e outras coisas no jardim de outras pessoas. Em seguida, o proprietário do gado tem que pagar. Assim, o gado deve ser amarrado em postes impedindo-os de causar prejuízos. A mesma coisa é válida para as nossas crianças. Precisamos delas, mas também precisamos puni-las. Não quer dizer que vamos batê-las à morte ou machucá-las, mas apenas para fazê-las pensar duas vezes antes de cometer o mesmo erro novamente. Um fabricante de panela de barro usa uma tábua de madeira para bater nela, a fim de torná-la bonita. Bater serve para endireitar, e não para quebrar a panela. O mesmo vale quando punir uma criança.

Existem dois tipos de palmadas. A primeira é através de palavras ou verbalmente, e a segunda com surra. Suas palavras devem ser usadas para ensinar a seus filhos. Ensiná-los e ensiná-los novamente. Por natureza, as crianças são ativas e sempre fazem coisas. Elas ainda não sabem se as suas ações são certas ou erradas. Elas só sabem fazer isso. Às vezes é certo. Às vezes é errado. Suponham que façam algo e que era errado. Se os pais não as impedirem, não as alertarem, elas acharão que não há problema. Se os pais não as repreenderem por fazê-lo, elas iriam fazer isso de novo e de novo até tornar-se um hábito. Depois que o habito é formado, é muito difícil mudá-lo. A maioria dos pais está errada nesse sentido. Porque acham que é de pouca importância e não causaria nenhum mal. Essas pequenas coisas realmente criam grandes acontecimentos. Uma pessoa sábia e cuidadosa sempre está atenta às pequenas coisas. Se pequenas coisas são tomadas com cuidado, então, os principais acontecimentos serão levados em consideração também. Essa é a verdade. O dever dos pais deve incluir sempre prestar atenção nas atitudes dos seus filhos. Quando perceberem que os filhos estão fazendo alguma coisa errada, certifique-se de lhes dizer imediatamente.

Vocês devem falar com eles suavemente e com o coração sereno. Não falem com raiva porque ensinar alguém quando vocês estão com raiva nunca vai produzir bom resultado. Pelo contrário, isto vai deixar as crianças predispostas à raiva. Falar com amor e compaixão vai produzir melhores resultados. No início, digam a elas o que é ruim e o que é bom. Digam-lhes que pai e mãe amam uma boa pessoa e não gostam de uma pessoa má. Se elas querem o amor de seus pais, eles devem ser pessoas boas. Digam isso repetidamente e não sejam indolentes sobre isso.

Quando falamos com alguém, devemos falar até que entendam. Elas devem saber as razões. Elas devem entender o que é o quê, para fazê-lo corretamente. Depois de ter ensinado qualquer coisa, vocês também devem ficar atento a isso. Não deixem as crianças repetirem o erro novamente. Se virem as crianças cometerem um erro sobre coisas que já lhes foram ditas, peçam para que tomem mais cuidado com aquilo. As crianças não são assim tão difíceis de dobrar, exceto nos casos em que os adultos já as endureceram de alguma forma. Um mau hábito se firma por não ser apontado, por não se falar dele. Depois de serem ensinados sobre qualquer assunto, se cometerem o mesmo erro, então é o momento da punição. No entanto, lembrem-se de que não se castiga fisicamente se não for absolutamente necessário. Se tiverem que fazer isso de novo e de novo, as crianças vão se acostumando e ficam ‘casca-grossa’ para as varadas.

Eles não terão mais medo disso. Os pais precisam usar de sabedoria para dar uma palmada nos filhos. Nunca batam quando vocês estiverem com raiva. Alguns pais batem na mesma hora em que se zangam e eles batem aleatoriamente e sem razões. Isso se torna crueldade para com as crianças. Quando a palmada é devida, vocês devem falar com seus filhos. Deve-se construir o entendimento de que as ações deles estão erradas, que elas são equívocos, sobre os quais vocês já falaram diversas vezes, mas seus filhos ainda os cometem. Falem com eles para que eles compreendam que estão errados e que o que fizeram não está certo. Vocês devem fazê-los perceber em suas próprias mentes que fizeram algo errado. Fazer as crianças perceberem que fizeram algo errado é muito valioso. Quando elas perceberem que estavam erradas uma punição é imposta para fazê-las se lembrar e, esperamos, não repetir o mesmo erro. Quando elas não fizerem coisas ruins elas acabarão por fazer coisas boas, ações saudáveis.

A fim de provar-lhes que, “Faça o bem, faça bem; faça o mal, faça mal,” quando eles cometeram um erro e foram punidos, eles viram que, “Faça o mal, faça mal”; é real. Quando eles fizeram boas ações, os pais devem ensiná-los a perceber o resultado de fazer isso também, dando-lhes uma recompensa por boas ações. Nunca ser um participante passivo de qualquer ação dos seus filhos. Boas ações devem ser elogiadas; más ações devem ser criticadas. Isso é um princípio importante. Ensiná-los novamente e novamente é a única forma de ajudar seus filhos a se tornarem pessoas boas. Eu peço que todos os pais prestem atenção a este fato.

Ao ensinarem seus filhos, não basta conversar. Tem de haver ação de sua parte para acompanhar sua conversa. Os pais devem sempre perceber que são um exemplo para os seus filhos. Cada criança numa família irá assimilar a ação dos seus pais. Se os filhos amarem o pai e houver proximidade entre ambos, irão imitar todos os comportamentos do pai. Se as crianças amarem a mãe, irão imitar todos os comportamentos da mãe. Esse tipo de assimilação, quando é recorrente, formará um padrão na mente das crianças e elas serão como os seus pais. Por essa razão, os pais devem ter uma cautela especial quando estão em frente à máquina de filmar, ou seja, dos seus filhos. Nunca pensem, digam ou produzam pensamentos ou coisas desagradáveis na presença de seus filhos. Eles apenas devem ver e ouvir coisas agradáveis. Para concretizar isso, pai e mãe, em qualquer lar, devem treinar-se no sentido de terem sempre disciplina.

Nunca faça nada de acordo com seu desejo. Se os líderes da família viverem adequadamente, os filhos certamente se lembrarão do bom exemplo. Não se esqueça de que o exemplo  dos pais sempre têm influência nas mentes das crianças. O exemplo das pessoas próximas a elas e do ambiente tem uma influência na mente das crianças até certo ponto. Os pais devem ter atenção cuidadosa com certos lugares, pessoas e coisas, que não são saudáveis, não permitindo que seus filhos tenham contato com eles. Não permitam que seus filhos se misturem com essas coisas nocivas.

Por estar próximo de coisas ruins, aquelas más influências se estenderão para elas. Se as crianças veem ou encontram algo insalubre, sendo crianças, eles não sabem como é o mal. Portanto, é dever dos pais explicar-lhes orientando-os a observar e informando-os sobre o mal da pessoa ou coisa. Assim como mostrar o quão aversivo e etc., será à pessoa que o faz. Nunca permitam que as crianças descubram alguma coisa sem saber o que ela realmente é. Muito embora consista de algo bom, vocês devem fazê-las entender o objeto profundamente. Os pais não só concebem os filhos; eles também devem ser os professores dos filhos. O Buddha disse que os pais são os primeiros professores de uma criança, portanto vocês devem sempre cumprir também este dever.

As crianças geralmente insistirão em pedir isto e aquilo a vocês. Assim como quando elas veem balões no mercado e querem ter um balão. Vocês devem dá-lo a elas? Na verdade, vocês não devem, porque ele é inútil. Vocês devem fazer com que elas entendam que ele é inútil e isso é desperdício de dinheiro. Não satisfaçam seus desejos com coisas que não têm valor. Uma das razões pelas quais os pais são frequentemente incomodados pelas crianças neste assunto trivial, é porque cederam no passado. Andando pelo mercado, as crianças querem comer amendoins, sementes de melancia e cana-de-açúcar, postos à venda na calçada. Essas coisas estão sujas e impróprias para consumo. Devemos dizer às crianças que entendam o motivo pelo qual essas coisas não estão limpas. Elas contêm bactérias. Comendo-as, elas terão dor de estômago, os dentes ficarão estragados. Será preciso receber uma injeção, o que vai doer.

Tentem encontrar uma maneira de explicar para que eles entendam. E as crianças não irão incomodá-los novamente. O mesmo é verdade para outras situações. Tentem sempre um entendimento com eles. Vocês terão menos problemas com eles. Essa é uma forma de tratar os seus filhos. Os membros mais velhos de uma família, como os avós de ambos os lados, muitas vezes estragam os filhos mais do que os pais se estiverem equivocados sobre o assunto. As pessoas mais velhas amam muito as crianças. Já ouvi várias pessoas idosas dizendo que amam a seus filhos, mas que adoram os netos muito mais.

Os netos são pequenos, por isso os idosos gostam deles. Muito amor tende a ofuscar a sabedoria. Eles não vão diferenciar o certo do errado e vão fazer muitas das vontades das crianças. Qualquer coisa que os netos fazem é adorável e fofinho. Eles irão dar todos os tipos de desculpas pelos netos. Por sua vez, os netos ficam orgulhosos de que seus avós os amam. Eles não têm medo de ninguém. Toda vez que eles são repreendidos por seus pais, eles podem simplesmente se dirigir aos braços de seus avós e assim estão salvos. Eles recebem compaixão e acolhimento. Os netos tornam-se intocáveis. Quando estão errados e são repreendidos por seus pais, os avós intercedem e dizem que eles são jovens ainda.

Eles ainda não sabem nada. Não importa. Eles serão bons quando crescerem. Estas pessoas mais velhas são as que mimam as crianças. Peço perdão por dizer-lhes, a avó e o avô, que certamente vocês podem amar seus netos. Ninguém vai estar contra isso, mas devem fazê-lo da forma correta. Vocês devem ajudá-los a serem boas pessoas. Nunca façam dos seus netos más pessoas. Quando as crianças crescerem elas vão se queixar que ficaram más por causa do avô e da avó. É também um grande pecado. É um pecado que cometemos sem sabê-lo e realmente cria efeitos adversos nestes dias e época.

Lembrem-se de que as pessoas boas e as pessoas más que existem neste nosso mundo são, na maioria dos casos, o resultado do que os pais são. Os pais dão-lhes vida, criam-nos e podem fazer deles boas ou más pessoas. Se conhecermos uma má pessoa e formos investigar o seu passado, os seus ascendentes devem ter sido ruins.  Se conhecermos uma boa pessoa, isso indica certamente, que a pessoa teve bons pais. A analogia de que os frutos nunca são muito diferentes do estilo da árvore de onde provêm é uma boa analogia, porque se passa o mesmo com um filho de um ser humano. O filho de um alcoólatra se mantém próximo a pessoas que bebem demais. O filho de um jogador se mantém próximo a pessoas que jogam. O filho de um maníaco do sexo será “doido por sexo” como o seu pai. Todos nós colhemos o que existe nas nossas famílias, recebendo a heranças da nossa família. Peço-vos, a todos os pais, por favor, façam dos vossos filhos boas pessoas.

 


Traduzido pelo Grupo de Tradução do Centro Nalanda
com a permissão dos detentores do copyright

© 2013 Edições Nalanda


Nota: Ame Seus Filhos Do Jeito Certo” consiste de uma coletânea de ensinamentos dedicados à educação das crianças, dados por Panyananda Bhikkhu, um dos mais respeitados monges da Tailândia moderna.


* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.