Minicurso online em 11 encontros

Conteúdo

Descrição

O “Buddhismo crítico” é uma corrente de pensamento que representa um momento bastante avançado da reflexão buddhista no pós-guerra japonês. Ele inclui tanto preocupações de ordem social quanto uma reflexão filosófica calcada nos resultados da pesquisa buddhista de vanguarda, e proporciona uma perspectiva ética de grande relevância. Suas temáticas se dividem nos quatro domínios da filosofia, dos estudos buddhistas, dos estudos sectários e da crítica social, representando um conjunto de questionamentos profundos, e por vezes inesperados, sobre como o buddhismo se desenvolveu no decorrer dos séculos. Seu estudo é particularmente relevante na atual situação de um buddhismo brasileiro que busca pensar os parâmetros de sua inserção na sociedade contemporânea.

O minicurso

As aulas ocorrerão às terças-feiras e em algumas quintas, segundo o calendário abaixo, a partir das 17h30. Os encontros de terça terão aproximadamente 1h15 de duração e as de quinta cerca de meia hora.

A gravação em áudio das aulas fica disponível na plataforma de EAD por quatro meses, juntamente com demais materiais de estudo. Discussões ocorrem ao longo da semana em grupo exclusivo.

Programa

JUNHO

25 (quinta): Todos têm Natureza de Buddha? (Ricardo Sasaki)

JULHO

07 (terça): O que é o Buddhismo Crítico (Joaquim Monteiro)

14 (terça): O domínio filosófico no “Buddhismo Crítico”(Joaquim Monteiro)

21 (terça): Originação Dependente específica direta e reversa (Ricardo Sasaki)

23 (quinta): Originação Dependente universal (Ricardo Sasaki)

28 (terça): O domínio dos estudos buddhistas no “Buddhismo Crítico” (Joaquim Monteiro)

AGOSTO

04 (terça): O domínio dos estudos sectários no “Buddhismo Crítico” (Joaquim Monteiro)

11 (terça): Um problema “crítico” no buddhismo antigo (Ricardo Sasaki)

13 (quinta): Um problema “crítico” para o Ch´an/Zen (Ricardo Sasaki)

18 (terça): O domínio da crítica social no “Buddhismo Crítico” (Joaquim Monteiro)

25 (terça): Resumo e conclusão (Joaquim Monteiro & Ricardo Sasaki)

Requisitos

  • Não há pré-requisitos para este curso, mas o aluno deve estar disposto a estar aberto a questionamentos profundos a respeito da tradição buddhista, caminho meditativo e mesmo à ética social das tradições.

Quem ministra

Joaquim Monteiro (Shaku Shoshin): Formado em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, o Professor Monteiro continuou sua carreira acadêmica no Japão e em Taiwan, países onde lecionou em instituições de Ensino Superior. No Japão permaneceu 18 anos, entre 1985 e 2003, onde se formou no Seminário Buddhista de Shinshu Otani-ha da Tradição Terra Pura, em Kyoto, em junho de 1987. Em 1997 transferiu-se do Higashi Honganji para o Honpa Honganji sendo sacerdote nessa escola. Posteriormente cursou o mestrado e o doutorado na Universidade Soto Zen Buddhista de Komazawa, em Tóquio, onde se especializou no estudo do Buddhismo Chinês, e recebeu o título de Doutor, em março de 2000. 

Ricardo Sasaki (Dhanapala): é o Diretor-Fundador do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda. Dedicado ao buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores buddhistas, como Ajahn Buddhadasa e Anagarika Munindra. Além de seu trabalho como psicólogo clínico, ele desenvolve também um trabalho de escrita e tradução, com livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem ensinado filosofia buddhista e meditação no Brasil e Europa como também participado de numerosos congressos internacionais. É um dos professores do Numi – Núcleo de Mindfulness de Minas Gerais. Recebeu sua certificação como dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária‘ : Dhamma/skr.Dharma = ensinamento do Buddha  : Acariya = professor/mestre) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, e posteriormente o título de “Mahāsadhammajotikadhaja” em Myanmar/Birmânia. É também um professor de Dharma (Sensei) e ministro de Dharma na linhagem do Rev. Gyomay Kubose na tradição Mahāyāna.

Participação

R$ 200,00 participação online para não-membros

R$ 120,00 participação online para membros apoiadores

Gratuito para membros-patronos

Para participar deste minicurso é essencial a inscrição.

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO 👈

Quer mais informações antes de se inscrever? Clique neste link para nos enviar mensagens no WhatsApp: https://wa.me/553135824644 ou inclua o telefone: +553135824644 (exclusivamente para WhatsApp). Você pode também enviar email para nós por meio do formulário abaixo.