Para quem acompanha as Folhas no Caminho, creio que estao se divertindo e viajando junto com as ¨Aventuras da Pátchima no Oriente, nao? Enquanto isso, tenho tido pouco tempo para escrever. Além das palestras, reunioes, apresentaçoes, etc, há também os conhecidos e amigos que vao sendo encontrados. No primeiro dia da reuniao, conversamos um pouco sobre viagens a Cingapura e Butao (alguém interessado em ir?), cultura thailandesa e suas diferenças.

com dois mestres do Rinzai Zen do Japao

Já no segundo dia, muito proveitoso em termos de contatos. Uma das surpresas foi encontrar o presidente de uma importante associaçao australiana dizendo que uma das coisas em que estava mais interessado em vir à Conferencia era a de conhecer este que vos escreve, pois desde que havia lido um artigo apresentado no Vietnam queria falar em pessoa. Ok ok, quem conhece os lokadhammas nao se deixa influenciar pelos elogios e sabe que na esquina vem as criticas também, mas nao deixa de ser agradável alguém significativo do outro lado do mundo elogiar o que vc escreveu.

E para 2010 ou 2011 alguém muito significativo do Buddhismo engajado americano ¨pode¨ quem saber estar visitando o Brasil a nosso convite. Neste segundo dia conversamos sobre cooperaçao, networking, etc. Na parte formal, uma parte da manha foi passada no painel de traduçao, enquanto que a outra parte mais à tarde foi passada na reuniao privada da associaçao de instituiçoes educacionais buddhistas, com exceçao de uma saída para ver a excelente palestra de David Loy. Nossos queridos amigos da delegaçao indiana, incluindo Dr. Panth, estiveram presentes e mais alguns progressos foram feitos no sentido de avançar vertentes da ¨educaçao nalanda¨ no futuro. E, claro, presentinhos, entre eles coisas indianas da comitiva de lá e um tipo de abajour vietnamita dado por Ajahn Brahmavanso (Brahms).

assinando um acordo de cooperaçao com a Universidade Nalanda e o Instituto Somaiya, 2008

Já no terceiro dia estivemos presentes na sede das Naçoes Unidas, onde ocorreu várias declaraçoes em homenagem ao Vesak, incluíndo a do primeiro-ministro thailandes. Tres dias bem agradáveis, de muitos contatos, amizades e avanços para sempre trazer o melhor do Dhamma para o Brasil.

4 COMMENTS

  1. Olá, professor!
    Extraordinária a forma como as coisas estão a fluir por aí. Deve ser tal a diversidade de culturas, de saberes, de pessoas… Cá vos esperamos para aprender mais!
    Fiquem bem. Abraço, cristina.

  2. Agora ja sei como são feitos esses contatos para futuramente recebermos a visita de tão valiosos mestres. Se temos a internet hoje, o contato pessoal é tão importante quanto. Faremos o possivel para bem recebe-los qdo de suas estadas por aqui

    abçs

  3. Alegra-me a boa receptividade que lhe coube em Bangkok, Ricardo. Muitos méritos ao nosso professor! Que todos possam se beneficiar de tão bons contatos. O Brasil – e nós no Nalanda – só temos a agradecer.

Comments are closed.