Brahmaviharas

Introdução aos Estados Celestiais (Brahma Viharas)

Desenvolvendo as energias do amor, compaixão, alegria e equanimidade

Essas meditações são originárias do Buddhismo Theravada, a mais antiga ordem buddhista no mundo, aquela presente no Sri Lanka, Thailândia e Birmânia. O Buddha ensinou que todos os seres deveriam praticar amizade amorosa (metta), compaixão (karuna), alegria (mudita) e equanimidade (upekkha).

Nas palavras do ven. Sujiva: “Brahma pode ser traduzido como divino ou nobre. A palavra, tal como qualificada no caminho de purificação, tem o sentido de ‘o melhor’ e imaculado. Isso é devido ao fato de ser a melhor atitude com relação aos seres e porque aqueles que praticam os brahmaviharas possuem mentes imaculadas como a dos deuses. Vihara significa moradia e vida. Aquele que assim praticam são ditos como estando morando ou vivendo de uma forma divina ou nobre. Essas quatro são atitudes em relação aos outros seres. São também relacionamentos favoráveis e podem ser expandidas para uma quantidade imensurável de seres, daí sere chamadas também de imensuráveis“.

Porém, geralmente pensamos que se trata apenas de ter um entendimento básico de tais virtudes e praticá-las em nosso dia a dia a partir desse entendimento. O ensinamento buddhista entretanto vai muito além disso. Não basta um exercício das qualidades naturais, mas o Buddha nos diz que é preciso “desenvolvê-las” com método e dedicação. Aqueles que são bem sucedidos, o Buddha diz que vivem como os seres celestiais, daí tais estados desenvolvidos serem conhecidos como Brahma-viharas, moradas divinas.

Neste programa fazemos as perguntas: O que significam exatamente? Como praticá-las com método? Como transformar nossa vida diária em moradas celestiais? E tentamos desenvolver essas atitudes ideais no relacionamento humano compreendendo a natureza da mente.